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DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO

 

21/05/2010

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Valorizar a importância da comunicação verbal e não-verbal nas relações humanas.
  2. Identificar e analisar as diferentes formas de comunicação e suas consequências na relação com o outro, na sala de aula e em outros espaços escolares.
  3. Respeitar as diferenças culturais relativas às formas de comunicação.   

 

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá dialogar com os alunos, buscando investigar os conhecimentos que possuem acerca dos termos comunicação verbal e não verbal. A partir das falas dos alunos, poderá exemplificar cada uma das formas de comunicação, com o intuito de diferenciá-las. Em seguida, solicitará aos mesmos que realizem a proposta da 1ª atividade.    

 

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

Segundo Fagali (2001), a comunicação pode ser entendida como um movimento comunicativo, um encontro com o outro, um movimento dialógico entre significados que geram novos significados. Neste sentido, comunicação não é mera transmissão de informações, mas um movimento de interlocutores que, simultaneamente, se interrogam sobre a própria linguagem e seus sentidos. A linguagem não representa o mundo, mas constrói este mundo, num movimento dialógico entre pessoas e contextos. No ato de nos expressarmos ou narrarmos com e para o outro, estamos atribuindo significados ao mundo. Também, é importante considerar a dimensão da linguagem tanto no seu aspecto subjetivo, vivencial e imaginário como no formal. Assim, a autora destaca que a linguagem não implica apenas na comunicação verbal, apesar de vivermos imersos em atividades sociais em que a linguagem verbal ocupa um lugar importante. Mas a não verbal também exerce uma função extremamente significativa neste processo de comunicação, intervindo também nas relações intersubjetivas. O não verbal não é explícito e nem pode ser objeto de uma descrição completa e exaustiva. É um saber que implica numa compreensão mais global, como por exemplo: para que se possa entender a expressão facial de um aluno, que comunica seus sentimentos, é preciso que essa expressão seja compreendida através do sentir, sintonizando-se, assim, com o universo comunicacional que está sendo compartilhado. Na comunicação não verbal destacam-se os comportamentos, as atitudes, os gestos e também as imagens visuais. Desse modo, é importante ressaltar que qualquer uma delas, seja verbal ou não verbal, pode nos levar para o universo do conhecido e do ordenado, bem como para um mundo desconhecido e não submetido a esta ordem que dominamos. A concepção que reduz a linguagem verbal ao lógico linear e ordenado e a não verbal ao irracional e emotivo, expressa a dicotomia da nossa cultura ocidental, em relação a essas duas dimensões da experiência. Cada uma delas tem suas especificidades e oferece possibilidades para aqueles que delas se utilizam. Com base nos múltiplos processos de comunicação, nas experiências de conversação, se torna necessário considerar todas as expressões: a lúdica, a verbal e a não verbal, o que amplia as nossas possibilidades de expressão e de criação.

(Referência Bibliográfica: FAGALI, Eloísa Quadros (Org.). As múltiplas faces do aprender – novos paradigmas da pós-modernidade. São Paulo: Editoras Unidas Ltda, 2001, p. 125-129).

1ª ATIVIDADE: Jogos de comunicação:

Os alunos deverão se organizar em duplas. Distribuídas pela sala de aula, as duplas deverão permanecer em pé. No primeiro momento, o professor solicita que cada dupla estabeleça um diálogo por 2 a 3 minutos, sendo que um deverá ficar de costas para o outro, sem se virar. No segundo momento, ainda em duplas, deverão virar de frente um para o outro. Um deles deverá contar um fato (por exemplo: como foi o seu final de semana) por 2 a 3 minutos. O parceiro só poderá escutar, sem intervir, ou seja, uma pessoa fala e a outra só escuta. Terminado o monólogo, a pessoa que ouviu deverá relatar o que escutou como se fosse uma secretária eletrônica.

Em seguida, sentados em círculo, as duplas deverão socializar o que sentiram, perceberam durante os dois momentos em relação à comunicação estabelecida entre eles (O professor poderá enriquecer as discussões destacando os seguintes aspectos: a necessidade do olhar, da escuta atenta, dos movimentos corporais ao se comunicar com o outro; a importância da troca de idéias e de informações, da interação entre as pessoas para que se estabeleça o diálogo e amplie a possibilidade de uma comunicação mais fluida, dinâmica...).    

Na sequência, o professor deverá problematizar o tema, com as seguintes perguntas: Podemos nos comunicar sem usar palavras? Como? Quais as semelhanças e diferenças entre a comunicação verbal e não verbal? Podemos dizer que o corpo fala? Por quê? Pode acontecer de dizermos uma coisa e o corpo “falar” outra?

O professor deverá abrir espaço para que os alunos expressem o que pensam, troquem idéias e confrontem opiniões, de forma crítica e respeitosa.

2ª ATIVIDADE: Para ampliar o debate, o professor deverá convidar os alunos para assistir ao vídeo: “Linguagem verbal e não verbal”, acessando o sítio

http://www.youtube.com/watch?v=7SXjlRVpLws&feature=related 

Ao término do vídeo, incentivar a discussão a respeito das informações sobre comunicação verbal e não verbal e solicitar aos alunos que estabeleçam relações com as opiniões dadas por eles, anteriormente, acerca do tema.  Em seguida, ressaltar também a importância da linguagem corporal na comunicação entre as pessoas. Nesse sentido, como forma de enriquecer o debate, o professor poderá também apresentar o vídeo “A Turma da Mônica – o corpo fala”, acessando o sítio

http://www.youtube.com/watch?v=4SaZSeZ0knE&feature=related   

3ª ATIVIDADE: Prosseguindo, o professor deverá organizar os alunos em roda. Apresentar e colocar no centro do círculo fichas com algumas formas de se comunicar verbalmente, presentes em qualquer tipo de relacionamento interpessoal, tais como: dar ordens; ameaçar; dar sugestões; criticar e ofender; ridicularizar e apelidar; elogiar; fazer perguntas; fugir do problema. Em seguida, deverá ler situações comunicacionais, uma de cada vez, para que os alunos façam a identificação das situações lidas com as fichas dispostas no círculo.  A cada correspondência feita, os alunos deverão analisar as conseqüências destas formas de comunicação na relação com os outros.

Situação comunicacional 1

Professora para o aluno: “_ Já te mandei terminar a atividade mais de 10 vezes! Pare de conversar agora mesmo”.

(Ficha correspondente: dar ordens)   

Situação comunicacional 2

Professora para o aluno: “_ Se não fizer os deveres, vai ficar uma semana sem ir para o pátio”.

Um colega para o outro: “ _ Se não fizer o que eu estou mandando, vou te pegar no final da aula...”

(Ficha correspondente: ameaçar)   

Situação comunicacional 3 

Aluno: “_ Bem que eu tenho vontade de me aproximar mais dos meus colegas, mas nem sei o que poderia conversar com eles”.

Professora: “_ Ora, é fácil. Você pode falar sobre futebol, músicas, viagens e até convidá-los para jogar bola. Por que você não tenta fazer isto?”

(Ficha correspondente: dar sugestões)   

Situação comunicacional 4 

Aluno: “_ Às vezes a Leninha me enche tanto que tenho vontade de dar uns tapas nela!”

Professora: “_ Não fale assim menino! Que covardia querer bater em uma menina! Que coisa mais feia sentir raiva da colega!”

(Ficha correspondente: criticar e ofender)   

Situação comunicacional 5

Aluno: “­_ Professora, o Ricardo me chamou de baleia!”

Professora: “_Ih, de novo não! Lá vem você parecendo um bebê chorão que não sabe se defender!”

(Ficha correspondente: ridicularizar e apelidar )  

Situação comunicacional 6 

Aluno: “_ Professora, fiz os deveres de casa e também o trabalho de Ciências”.

Professora: “_ Mas, isso é que é um bom aluno! Caprichoso, sempre cumprindo com as suas obrigações, entregando os trabalhos em dia. Parabéns!”

(Ficha correspondente: elogiar )   

Situação comunicacional 7 

Criança: “_ Mãe, hoje a professora quase me botou para fora de sala...”

Mãe: “_ Mas o que foi que você fez? Estava conversando com os colegas? Ou não estava prestando atenção na aula? Estava jogando bolinha de papel? Você fez todo o dever de casa? Deixa eu ver se a professora escreveu algum bilhete no seu caderno”.

 (Ficha correspondente: fazer perguntas )   

Situação comunicacional 8 

Aluno: “ _ Pedro, eu não estou sabendo bem a matéria da prova, acho que vou tirar nota baixa!”

Pedro (colega): “_ Ora, não fique pensando nisso, vem cá brincar com a bola nova que eu ganhei”.

(Ficha correspondente: fugir do problema)   

(Professor, para ampliar as discussões relativas às diferentes formas de comunicação descritas acima, você poderá ler o capítulo IV do livro de Maria Tereza Maldonado. Referência Bibliográfica: MALDONADO, Maria Tereza. Comunicação entre pais e filhos – a linguagem do sentir. Petrópolis: Vozes, 1991, p.44).  

 4ª ATIVIDADE: Neste momento, os alunos serão divididos em grupos. O professor solicitará que identifiquem e relatem para os componentes do grupo situações ocorridas em sala de aula e em outros espaços escolares, analisando quais formas de comunicação estão prevalecendo e se têm contribuído ou não para fortalecer o relacionamento professor-aluno e aluno-aluno (Professor, abrir espaço para que os alunos tragam outras formas de comunicação vivenciadas por eles, além das discutidas anteriormente, a fim de possibilitar também o respeito à diversidade cultural relativa ao processo de comunicação). Em seguida, cada grupo deverá escolher uma situação relatada, fazendo o registro e a ilustração da mesma, em forma de cartaz. Para isto, o professor deverá disponibilizar: papel pardo, canetinhas hidrocor, pincéis atômicos, lápis de cor, giz de cera. Posteriormente, estes cartazes poderão ser afixados no mural da escola, a fim de mobilizar as outras pessoas a refletir sobre a forma como têm se comunicado com o outro no espaço escolar e em outros contextos sociais.  

5ª ATIVIDADE: O professor deverá propor aos alunos a realização de uma pesquisa sobre as diferentes formas de comunicação não-verbal em diversos países, por exemplo, como o significado dos gestos em variadas culturas. Para esta investigação, poderá ser utilizado o texto “O significado dos gestos em diferentes culturas”, acessível no sítio:

http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2008/09/15/ult4385u82.jhtm  

Após a realização da pesquisa, os alunos poderão socializá-la com colegas de outras turmas da escola.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer as discussões e buscar maiores informações acerca do tema, você poderá assistir ao vídeo intitulado “Linguagem do corpo”, acessando o sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=o6AZgp5I1sM&feature=related"feature=related 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar ainda se os alunos conseguiram: reconhecer a importância da comunicação verbal e não verbal para o relacionamento entre as pessoas; identificar e analisar diferentes formas de comunicação e seus efeitos na relação com o outro; respeitar a diversidade cultural em relação às formas distintas de comunicação.

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