02/06/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Realizar a leitura de um texto poético.
Promover uma discussão sobre o tema da poesia e seus elementos.
Realizar uma produção de texto narrativo a partir de um texto poético.
Apresentar, em voz alta, as produções para a turma.
É necessário que o aluno tenha conhecimento sobre os gêneros textuais narrativa e poesia, bem como suas características.
1. Apresentar aos alunos o seguinte poema.
O papagaio
Papagaio em Belém
É "cangula", me disseste
em Minas é "Maranhão"
"Tapioca" no Nordeste.
No céu aqui do Recife
É "papagaio" a voar
No Rio já chamam "Pipa"
"Pandorga" no Paraná.
Mas qualquer um desses
nomes
não importa como for
Voam tão alto no céu
Bem mais alto do que vou.
Papel-seda, bambu, cola
Linha de náilon ou cordão
Criança, jovem, adulto
Brincam sem mais distinção.
As varetas amarradas
No papel estão coladas
A linha vem do cabresto
Pra bailar na alvorada.
Nos meses julho e agosto
Olhando no céu verá
Como bailam os papagaios
A dança que fazem lá
Parecem um bando de
pássaros
Na revoada poente
Indo com o Sol se esconder
Para surgir no Oriente.
Edmilson Lima
O baú de brinquedos. Editora Bagaço.
2. Pedir aos alunos que leiam o poema, silenciosamente, observando o seu ritmo, sua musicalidade.
3. Realizar a leitura oral do poema para os alunos.
4. Trabalhar o significado das palavras desconhecidas pelos alunos. Se julgar necessário, utilizar o dicionário.
5. A seguir, realizar as seguintes atividades.
- Responda:
a) Que texto é esse?
b) De que ele trata?
c) Como a pipa é chamada na região em que você mora?
d) Como é conhecida a pipa nas diferentes regiões do país?
* Professor: Explicar que, assim como a pipa, dependendo da região ou do lugar, uma mesma coisa pode ter nomes diferentes.
Exemplos: uma fruta: mexerica, mimosa, bergamota, tangerina, laranja-cravo.
uma raiz: mandioca, aipim, macaxeira.
um cômodo da casa: sala de visitas, sala de estar.
uma mobília: mesa de cabeceira, criado-mudo.
e) Quantas estrofes possui a poesia?
f) Quantos versos possui cada estrofe?
g) No total, quantos versos possui a poesia O papagaio?
h) Segundo o poeta, o nome dado ao brinquedo, nas diferentes regiões do país, interfere no seu modo de voar? Justifique a sua resposta copiando uma das estrofes do poema.
i) A que o poeta compara as pipas voando?
6. Produzir, coletivamente, um texto narrativo, a partir do poema O papagaio.
*A produção coletiva deverá ser registrada no quadro pelo professor, que irá orientando os alunos quanto a estrutura do texto narrativo.
* Exemplo: O papagaio
O papagaio é um brinquedo muito comum em todos os lugares do Brasil. Dependendo do lugar, ele possui um nome diferente.
Um menino que mora em Belém me falou que que lá em sua terra o papagaio é conhecido pelo nome de cangula...
* Professor: É muito importante a sua orientação na produção, pois, possivelmente, deverá ser inserido no texto elementos que o caracterize como um texto do gênero narrativo.
7. Pedir aos alunos para trazerem de casa uma poesia relacionada a alguma coisa de gostem muito. Ex: brinquedo, comida, lugares, animais ...
* O profesor deverá selecionar algumas poesias, caso algum aluno não possua ou esqueça de trazê-la.
* Modelos:
A casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
Vinícius de Moraes
A Cachorrinha
Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!
Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?
Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?
Vinícius de Moraes
8. Após a realização das atividades, dividir a turma em duplas por afinidades, em relação ao assunto da poesia. Dupla que trouxe poesias sobre brinquedos, outra dupla que trouxe poesias sobre animais e assim sucessivamente.
9. Pedir que cada dupla selecione uma poesia e produza, num rascunho, um texto narrativo. Se a dupla desejar, pode ser utilizado as duas poesias em um único texto narrativo.
Lembrar aos alunos as cacterísticas de um texto narrativo que, por sua vez, poderá ser registrado no quadro para consulta durante a produção.
Texto narrativo:
a) Fato (o quê?) o que se vai narrar
b) Tempo (quando?) quando o fato ocorreu
c) Lugar (onde?) onde o fato se deu
d) Personagens (Com quem ?) quem participou ou observou o ocorrido
e) Causa (Por quê ?) motivo que determinou a ocorrência
f) Modo - (Como ?) como se deu o fato
g) Consequências (Geralmente provoca determinado desfecho)
10. Após o término das produções escritas, o professor deverá recolher para fazer a correção e possíveis sugestões.
11. Posteriormente, entregar aos alunos para que passem a limpo a produção corrigida.
12. Organizar, através de sorteio, as apresentações dos textos narrativos produzidos pelas duplas na sala de aula.
Poesias para crianças:
Ao término das atividades o professor deverá avaliar se os alunos:
- realizaram a leitura de um texto poético;
- promoveram uma discussão sobre o tema da poesia e seus elementos;
- realizaram uma produção de texto narrativo a partir de um texto poético;
- apresentaram, em voz alta, as produções para a turma.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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03/11/2015
Cinco estrelasExcelente! Amei! Auxilia o professor.
18/03/2013
Quatro estrelasGostei muito das sugestões, são poesias que despertarão a atenção de alunos do ensino fundamental.
05/08/2010
Cinco estrelasEstou grato por ter sido quase, solucionado a minha questao que se baseava em relacionar o texto potico em narrativa...Abracos
21/06/2010
Quatro estrelasAdorei sua sujestão de aula,pois sou uma admiradora da poesia e acredito que ela nos dá inúmeras possibilidades de estratégias pedagógicas.