03/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
-Professor é importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, porém mesmo as turmas que tenham alunos que ainda não estruturam pequenos textos, poderão propor esta atividade, pois o trabalho interdisciplinar possibilita ao aluno avançar não apenas na leitura e escrita, mas em outros conhecimentos que permeiam o trabalho.
Professor nossa aula está estruturada em 4 momentos que se integram. Ela tem como eixo o mistério da gaiola, fato que gerou uma série de atividades significativas, pois pressupõe a participação dos alunos nas diferentes etapas do trabalho. Veja a seguir:
1º momento- Aproximadamente – 60 minutos – uma (1) aulas de 60 minutos.
SENSIBILIZAÇÃO
-Professor para que os alunos tenham interesse em descobrir algo, é importante aguçar a sua curiosidade, para isso crie uma situação misteriosa....faça suspense...
-Combine com os outros professores que trabalham com as outras turmas uma surpresa para as crianças. Escolham um animalzinho (doméstico), que não faça muito barulho (não pode ser cachorro e nem gato, pois eles fazem barulho), como por exemplo: um coelho ou uma tartaruga.
-Leve-o para escola em uma gaiola coberta por um tecido.
O mistério...
-Divulgue para os alunos, crie suspense...
-Mostre-lhes a gaiola coberta e instigue-os a descobrirem o que tem nela. Questione-os
-Eles devem levantar várias hipóteses. Mas não dê muitas dicas para não facilitar a descoberta.
A revelação...
-Depois que todas as turmas visitarem a gaiola crie um momento para a grande revelação.
- Explore este momento.
-Atenção!!! O que será que tem na gaiola?
Cuidado! Será que ele é perigoso? Ou será que é mansinho?
Vamos ver!
-Quem acertou qual era o animalzinho?
Veja na foto 1, o momento em que a turma da professora Eliana Carleto descobriu qual era o animalzinho e na foto 2, o momento em que os alunos puderam ver de perto e tocar no coelhinho.
Arquivo da Autora: foto 1- da turma do 3º ano da professora Eliana Carleto-Escola de Educação Básica da UFU
Arquivo da Autora: foto da turma do 3º ano com a professora Denize C Rizzotto - Escola de Educação Básica da UFU
PRODUZINDO TEXTO
Solicite que escrevam um texto contado sobre o mistério da gaiola e qual seria o animalzinho que teria na gaiola.
Titulo: O mistério da gaiola
2º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma.
TRABALHANDO COM GRÁFICOS
Professor aproveite as informações e trabalhe com gráficos, eles são importantes recursos para organizarmos os dados coletados.
-Para propor a elaboração de gráficos, primeiro leve para sala diversos gráficos para os alunos entenderem o que são, como são construídos e para que serve.
-Se for possível leve-os para pesquisarem os sítios sobre gráficos, veja um sítio que apresenta diferentes modelos de gráficos com imagens. http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=exemplos+de+graficos&um=1&ie=UTF-8&ei=8ljGS-CyH4iQuAe7neAe&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCAQsAQwAw
-Outra opção é levar para sala várias revistas e jornais para eles pesquisarem (revista Veja, Exame, Jornais de grande circulação costumam sempre trazer em suas páginas diversos gráficos).
1. Faça o levantamento das respostas e tabule os dados. Se possível utilize uma tabela, veja um exemplo a seguir:
Tabela 1 – Animais que os alunos do____ ano sugeriram que poderiam estar na gaiola
ANIMAIS |
QUANTIDADE DE RESPOSTAS |
Gato |
05 |
Cachorro |
08 |
Cobra |
02 |
Tartaruga |
06 |
Coelho |
04 |
Total |
25 alunos |
ELABORANDO GRAFICO
-Professor para facilitar a construção do gráfico, leve folhas quadriculadas para os alunos utilizarem na construção do gráfico. Opte pelo gráfico de colunas, pois ele é mais fácil para ser elaborado e tem uma melhor visualização para as crianças.
-Alguns sítios oferecem folhas quadriculadas para que possamos imprimir como é o caso do sítio http://www.croche.tv/2009/08/graficos-e-croche.html outra opção é você comprar um caderno quadriculado, nele você terá em torno de 60 folhas quadriculadas que poderão ser distribuídas para os alunos.
-Com os dados tabulados, peça aos alunos que elaborem o gráfico ou se preferir faça coletivamente. Você desenha na lousa e os alunos vão fazendo concomitantemente nas folhas quadriculadas.
EXPLORANDO OS RESULTADOS
Aproveite o resultado do gráfico e trabalhe com os dados, crie diferentes situações problemas e verifique a forma como os alunos elaboram seu raciocínio:
3º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma.
PREPARANDO A ELEIÇÃO
-Este é um tema muito relevante. Prepare seus alunos; aproveite a situação e crie um fato.
- Discuta com os alunos sobre o nome do animalzinho, será que ele tem nome?
-Discuta com eles sobre o importante papel do cidadão em saber analisar bem suas escolhas e o respeito ao processo.
1 - A escolha dos nomes
- Cada sala deve apresentar no máximo 2 nomes para disputar na eleição.
2 - A campanha eleitoral
-Estabeleça coletivamente, entre as turmas que participarão da escolha, quais serão as regras para a campanha eleitoral, tenha a ÉTICA COMO PRINCÍPIO, veja alguns exemplos:
4º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma.
3 - A eleição
Professor no dia da eleição combine com os outros professores o local da urna.
- Confeccione a cédula com todos os nomes que estão concorrendo.
-Faça uma urna com uma caixinha de sapato e coloque-a em um lugar de fácil acesso.
- Combine com os professores das turmas que estão participando para indicarem 1 representante de cada sala para serem os mesários.
- Os alunos deverão ir organizados em fila e votar secretamente, em uma mesa separada, assinar dobrar a cédula e colocar na urna, pois ainda não temos a urna eletrônica.
4- Apuração dos votos -
Selecione 1 representante de cada turma para fazerem contagem dos votos. Todos devem assinar a ata com o resultado da contagem dos votos.
-Para encerrar faça uma avaliação por escrito com seus alunos sobre todo o processo: todos seguiram as normas estabelecidas? O que aprendemos sobre eleição? É importante participarmos? Por quê?
Proifessor no sitio abaixo você vai encontrar diferentes modelos de gráficos, mas existem outros disponíveis.
-Professor no decorrer das atividades verifique se seus alunos conseguiram interagir com os demais grupos da escola;
-Analise o texto e procure verificar se organizaram de forma coerente as idéias colocadas.
-Verifique se eles compreenderam a importância da utilização de gráficos como recurso para registrar e apresentar os dados coletados;
-No processo observe se seus alunos conseguiram reconhecer a eleição enquanto processo democrático de legitimação de escolhas coletivas, se perceber que não compreenderam, retome com eles em outras atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!