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Nunca 10, essa é a regra: jogando e aprendendo o agrupamento de 10 em 10

 

21/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   organizar agrupamentos de 10 em 10;
  •   relacionar unidades e dezenas;
  •   construir o pensamento lógico-matemático.

  

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de conhecer os números e as quantidades até 20. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento, suas hipóteses, dizer o que sabe, o que tem mais dificuldade, o que pensa sobre a atividade em questão.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade –60 minutos

   Professor para o primeiro momento converse com os alunos sobre a relação de números e quantidades, bem como sobre o agrupamento das quantidades de dez em dez. Leve os alunos para o laboratório de matemática e apresente o material dourado. Disponibilize pelo menos um material para cada grupo, a fim de que as crianças o manuseiem e conheçam melhor essa ferramenta.

 Em seguida, peça que montem alguma figura com o material dourado e representem essa figura através de um desenho no caderno quadriculado. Quando terminar essa atividade, apresente algumas perguntas sobre a figura.

1-  Qual figura você montou? ______________________

2 – Quais peças você utilizou para fazer a montagem da figura?_________________________

3 – Quantos cubinhos gastou?_____________________________

4 - Você gastou mais ou menos de uma dezena de cubinhos? __________________

5 - Quantas barrinhas você precisou?___________________________________

6 - Se você fosse substituir os cubinhos da sua figura por barrinhas, quantas seriam necessárias? __________________________  

Professor nesse momento é fundamental que você circule na sala auxiliando as dificuldades e avanços de cada criança.

2ª Atividade –60 minutos

Professor indague as crianças sobre a ordem dos números, levando-os a compreensão que o sucessor é o que tem 1 a mais na sequência numérica. Depois da socialização do pensamento das crianças, explique que farão uma atividade para entenderem melhor essa questão. Para a realização da atividade é necessário o material dourado. Professor na organização da sala deve atentar para que um aluno possa olhar para o outro, o que indica talvez, que a sala poderá ficar em forma quadrangular. Professor fale com as crianças que vocês irão montar uma centopéia numérica. Explique que utilizarão as peças do material dourado para montá-la, cada criança precisará de 180 cubinhos e 3 barrinhas. Diga que o primeiro “pezinho” será representado por um cubinho. O pezinho seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O décimo pezinho será representado por uma barrinha e o último pezinho será formado por duas barrinhas.

Veja:

Fonte: Arquivo da autora.

Professor quando as crianças terminarem de montar a centopéia, peça que registrem a atividade na folha do seguinte modo:

Atividade: Montando a centopéia numérica

Escrevam de forma clara e organizada o código de cada número/pezinho.

Fonte: Arquivo da autora.

3ª Atividade- 60 minutos

 Professor para jogar o nunca 10, organize a sala em grupos de três. Cada grupo utiliza dois dados e peças do material dourado. Um aluno de cada grupo faz o papel de caixa ou juiz. Os outros jogam os dados e, conforme o resultado recebem as peças do caixa. Sempre que um jogador soma dez unidades (cubinhos), troca por uma dezena (barrinha). Quem junta dez dezenas primeiro troca pela centena (placa) e ganha o jogo. A brincadeira prossegue por três rodadas para revezar o caixa. O mínimo de material necessário são 18 unidades, 18 barrinhas e uma placa para cada grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor possibilite que os participantes relatem sua opinião e sentimentos sobre a atividade. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos. Por meio da observação, você verificará se os alunos estão tendo dificuldades ou facilidades com relação ao agrupamento das unidades e dezenas trabalhadas nas atividades, nesse sentido você também poderá registrar o que verificou, no intuito de acompanhar o desenvolvimento do aluno na construção do pensamento lógico-matemático, uma vez que este se realiza no processo, é uma construção.    

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