21/05/2010
Maria da Conceicao de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer os principais filósofos da mitologia grega.
Mitologia Grega
1ª atividade: Construção de um painel com desenhos das aventuras vividas por Ulisses.
O professor ler o livro: Odisséia. Adrian Mitchell .Editora: Campainha das letrinhas. Pode ser também o livro de Ruth Rocha sobre o mesmo tema. Simultaneamente aos diálogos sobre a violência, o professor poderá desenvolver o estudo sobre a mitologia grega através da leitura da Odisséia. Narrativa escrita por Homero sobre as aventuras e dificuldades vividas por Ulisses na volta da guerra de Tróia. A leitura deve ser feita durante vários dias. A cada aventura vivida pelo personagem se registra os deuses que aparecem na narrativa. Dessa forma, o professor vai apresentando os deuses gregos.
2ª atividade: Pintura e colagem dos deuses e heróis do Olimpo. Além dos textos escritos pelos alunos.
3ª atividade: Brincadeira simbólica
Durante o processo de leitura e conversas as crianças tem a possibilidade de ir se identificando com os personagens da narrativa da Odisséia. Para organizar a brincadeira simbólica é necessário negociar com as crianças os personagens e o nome do painel. Podendo ser proposto que cada um possa na brincadeira ser o herói ou deusas do Olimpo. combinar como seria a vestimenta dos personagens. Neste dia cada uma das crianças traz roupas de adultos de casa ou lençois. Antes de iniciar a brincadeira conversar como a sala pode se transformar no cenário da brincadeira. Delimitado os espaços inicia- se o jogo. As professoras são as narradoras da odisséia. É possível que durante o jogo as crianças fiquem paradas sem conseguir personificar as ações e falas dos personagens. Esta é uma atividade que pode ser complexa para elas se colocar como se fosse outro (essa é uma das características da representação dramática). Neste sentido, sugerimos o jogo sócio- dramático aconteça de forma mais espontânea em que as crianças possam criar as próprias regras, parecido como fazem enquanto brincam no faz de conta.
4ª atividade: Texto coletivo
Ápos a brincadeira escrever um texto coletivo em que as crianças contem como foi brincar de Deuses e Heróis. Depois solicitar que cada um desenhe a brincadeira e o personagem que encenou.
Livros sobre a Odisséia.
Adrian Mitchell. Odisséia.Editora: Campainha das letrinhas -
Ruth Rocha conta a odisseía. Companhia das Letras
Hardy Guedes. Fio de linha contra o monstro do Labirinto.
Observar como as crianças estabecem as regras da brincadeira e vivenciam simbolicamente os personagens da Odisséia.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/08/2010
Cinco estrelasExcelente, estou interessado em desenvolver esta atividade com crianças! Parabéns!