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As células do nosso corpo

 

30/04/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender que o corpo humano é constituído por células. Conceituar célula e caracterizá-la. Reconhecer determinados tipos de células existentes no corpo humano. Comparação de características de vários tipos celulares do corpo.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1961/imagens/labinformatica.png
Professor, apresente o tema células a seus alunos, levando-os ao laboratório de informática.
Os recursos sugeridos mostrarão a diversidade de células e suas características.

Diferenciação celular: mostra como uma célula indiferenciada (célula-tronco) consegue se modificar em diversos tipos celulares. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10213/diferenciacao.swf

Diferenciação celular


Necessidades nutricionais das células: cada tipo de célula necessita de nutrientes diferentes, a animação ilustrativa sobre este tema.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10176/dieta_celula.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1961/imagens/necessida_celula.jpg
Organelas citoplasmáticas:
Apresenta as organelas em ilustrações e em respectivas fotografias de microscopia eletrônica.
Peça que os alunos busquem informações sobre a função de cada uma das organelas apresentadas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10873/membranas_organelas.swf  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1961/imagens/organ_citoplas.jpg



Visualização de células sanguíneas: mostra a preparação para ver as células constituintes do sangue.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11015/sangue_mo.swf

Observação de células sangüíneas


Imagens em microscopia eletrônica: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11131/imagens_met.swf

Imagens de microscopia eletrônica

Professor, componha um mapa conceitual sobre células, tipos celulares e as organelas que os constituem. Recorte cada conceito e coloque em uma caixa. Divida a turma em pequenas equipes, de 2 a 3 integrantes. Cada equipe retirará um conceito de dentro da caixa e terá 1 minuto (ou o tempo que o professor achar adequado) para junto com sua equipe encontrar nos sites já visitados e recursos vistos uma imagem ou animação referente ao conteúdo do papel sorteado.
O professor poderá determinar turnos individuais onde cada equipe escolhe o papel e encontra no computador a imagem, para que o próprio professor possa averiguar o trabalho daqueles alunos, ou poderá determinar que um membro de cada equipe fique responsável por averiguar o trabalho da equipe adversária.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1961/imagens/labquimica.png
Caso a escola disponha de laboratório equipado com lupas e microscópios, o professor poderá encaminhar atividades de visualização de tipos celulares “in natura”. Um exemplo é a raspagem de células do bacon (toucinho) com palito de sorvete descartável. O material obtido no palito é passado para uma lâmina de vidro. Com um conta-gotas colocar uma a quatro gotas de água sobre o material na lâmina e cobrir com uma lamínula de vidro. Levar ao microscópio.
Outros exemplos possíveis são: folhas de elódea (planta ornamental de aquários) e células da epiderme da cebola.
Discuta com os alunos o que eles esperavam visualizar no microscópio. O que eles viram é igual às imagens dos livros e recursos previamente vistos? Explique aos alunos o porquê destas diferenças.
Atividade: Após visualizar os recursos sugeridos, peça aos alunos que componham um mapa conceitual sobre as células e as organelas que as constituem.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1961/imagens/atividadecomplementar.gif
A CÉLULA GIGANTE
Sugerimos uma representação de papéis, em que um dos participantes assume a postura de mediador (professor), que irá propor situações, perguntas ou enigmas que exijam o raciocínio e tomada de atitude dos alunos com o conhecimento e reflexão em grupo, sobre os temas abordados anteriormente nesta aula.
A idéia desta atividade é transformar a sala de aula em uma célula gigante. Os espaços da sala serão divididos para acomodar as diversas organelas que constituem uma célula animal eucarionte. Os alunos serão divididos em equipes responsáveis por uma determinada célula. Os alunos deverão estudar o máximo possível sobre sua organela, desde como ela é constituída, seu aspecto visual como também suas funções celulares. Após o estudo, os alunos deverão confeccionar a organela, para localizá-la na célula. Sugerimos que os alunos trabalhem com sucatas para fazer as organelas e que usem do tempo de contra-turno para a confecção.
A seguir faça uma planta baixa da sala e distribua as equipes tal qual estariam dispostas as organelas dentro da célula. Uma idéia é sobrepor a planta baixa da sala sobre uma imagem de célula eucarionte e por esta sobreposição determinar os espaços que cada equipe vai ocupar.
O professor deverá marcar um dia para que todas as equipes tragam seus modelos tridimensionais de organelas. Procede então a montagem da célula na sala de aula. Agora o professor vai informar aos alunos que eles fazem parte de um organismo vivo, e como tal deverão desempenhar as funções fisiológicas de sua organela para manter a célula viva.
Para isto, deverão estar atentos às informações que o professor dará. Na verdade serão situações que mobilizarão uma ou mais organelas celulares. Os alunos, cujas organelas que de alguma forma se relacionam com o evento mencionado pelo professor, deverão ficar de prontidão. Após terminar de discorrer sobre o evento, o professor deverá perguntar: qual a estrutura celular que imediatamente atua nessa situação? As equipes envolvidas se apresentam, falando de sua organela e como ela atua nessa situação. Finda a participação desta estrutura, outras equipes poderão se apresentar (na ordem correta de eventos celulares) e discorrer sobre a ação de sua organela.
Terminado as participações para o primeiro evento, o professor poderá propor novas situações, de modo que todas as equipes participem ao menos uma vez.

Participação das equipes: Quando o evento envolver determinada equipe, os alunos desta deverão chamar a atenção do professor e demais alunos para si e discorrer sobre como a organela atua naquela situação, e qual o resultado final da ação deles (um produto a ser excretado da célula, uma proteína, formação de ATP, etc..)
DICA: Caso a atividade seja bem recebida pelos alunos, o professor poderá sugerir que ela ocorra novamente em um evento da escola, como uma feira de conhecimentos. Mas neste caso, os visitantes que entrarem na célula receberão um pequeno cartaz com o nome do evento (por exemplo, bactéria atacando, ou aporte de aminoácidos...). A professora anuncia o visitante e a dinâmica do jogo ocorre normalmente, mas agora as explicações do que acontece deverão ser para o visitante.
Em ambos os casos é interessante que o professor registre a atividade por meio de fotografias ou filmagem.
PARA O PROFESSOR USAR NO JOGO
Utilize do quadro de giz ou das paredes que não foram ocupadas pelos alunos para sinalizar algumas situações. Outra dica é produzir alguns elementos para interagir com os alunos. Em papel cartão colorido, fazer cartazes representando substâncias como ATP (muitas), aminoácidos, bactéria (interessante colocar uma ilustração), seqüência de RNA mensageiro, entre outras substâncias relativas às situações propostas pelo professor. Abaixo citamos algumas situações, o professor deve julgar quais são interessantes para o jogo e criar outras também.
Situações para o uso do jogo.
1. Há muita água do lado de fora da célula. Quem é a estrutura que atua primeiramente neste evento? O que acontece com a água? E a célula, o que ocorre com ela com a entrada de tanta água? Há outras organelas que participam desta ação?
2. Agora há do lado de fora um aporte de íons K+ (pode trocar por Ca2+, ou Na+). O que ocorre na célula? Quem está envolvido com esta situação?
3. A célula encontra-se em perigo. Uma bactéria se aproxima da membrana. Que ações serão iniciadas neste processo?
4. Imagine que esta célula é uma célula pancreática, que produz insulina. E está sendo requerido um lote de insulina. Todas as estruturas necessárias para isto deverão se apresentar em ordem, para que a insulina seja produzida e excretada de forma correta. Caso contrário, este organismo poderá adoecer.
Sugerimos apenas quatro situações para que o professor use de sua criatividade e busque outros eventos envolvendo diretamente as mitocôndrias, os retículos, os peroxissomos. A cada situação a identidade da célula poderá ser mudada. Ela pode ser uma célula pancreática, ou um monócito de defesa do corpo, uma célula do epitélio do intestino delgado, entre outras... O importante é demonstrar aos alunos que toda célula é dinâmica, que as organelas atuam em conjunto em diversas situações, para manter o equilíbrio do organismo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1961/imagens/sitios.gif
Sítios com recursos de animação sobre as células e suas organelas:
Membrana plasmática: http://www.susanahalpine.com/anim/Life/memb.htm
Bomba de sódio potássio: http://highered.mcgraw-hill.com/olcweb/cgi/pluginpop.cgi?it=swf::535::535::/sites/dl/free/0072437316/120068/bio03.swf
Movimento de cílios e flagelos: http://programs.northlandcollege.edu/biology/Biology1111/animations/flagellum.html
Lisossomos: http://highered.mcgraw-hill.com/olcweb/cgi/pluginpop.cgi?it=swf::535::535::/sites/dl/free/0072437316/120067/bio01.swf
Mitocôndrias: http://highered.mcgraw-hill.com/olcweb/cgi/pluginpop.cgi?it=swf::535::535::/sites/dl/free/0072437316/120071/bio11.swf

Transcrição: http://www.stolaf.edu/people/giannini/flashanimat/molgenetics/transcription.swf   
Jogo da transcrição e tradução: Muito bom e de fácil entendimento, apesar de estar na língua inglesa. http://learn.genetics.utah.edu/content/begin/dna/transcribe/ 
 

Página traduzida do Virtual Cell Biology:http://74.125.47.132/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.ibiblio.org/virtualcell/tour/cell/cell.htm&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-BR%26q%3Dc%25C3%25A9lulas%2Bwebquest%26tq%3DCell%2BWebQuest%26sl%3Dpt%26tl%3Den&usg=ALkJrhhUXQNsi4fHx4Ue7bWZsdrtfeGMVg Página original: http://www.ibiblio.org/virtualcell/tour/cell/cell.htm
 

Página traduzida Cells Alive: http://74.125.47.132/translate_c?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.cellsalive.com/cells/cell_model.htm&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-BR%26q%3Dc%25C3%25A9lulas%2Bwebquest%26tq%3DCell%2BWebQuest%26sl%3Dpt%26tl%3Den&usg=ALkJrhgTU3I0o3Z4p-A0e5Wk7t_fb8O8og
Página original: http://www.cellsalive.com/cells/cell_model.htm

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Organelas celulares Animação/simulação
Necessidades nutricionais das células Animação/simulação
Imagens de microscopia eletrônica Animação/simulação
Observação de células sanguíneas Animação/simulação
Diferenciação celular Animação/simulação
Avaliação
Um dos produtos dos alunos que poderá ser avaliado é a confecção dos mapas conceituais. Outra sugestão é avaliar a produção e participação dos alunos na atividade da Célula Gigante. Estimule os alunos a caracterizar sua organela e a representar bem seu papel (por exemplo, os alunos da membrana plasmática podem representar guardiões da célula, decidindo quem entra e quem sai de dentro dela). Instrua os alunos a registrar por fotos ou filmagens o processo de construção de suas estruturas celulares. Estes registros poderão compor um blog que será analisado pelo professor. Um recurso interessante para a avaliação é o uso de rubricas, pois neste trabalho várias habilidades e conhecimentos estão atuando. Uma maneira de avaliar estas produções é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente.
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