02/06/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá apresentar para turma o tema da aula: miscigenação. O que significa, qual a origem e exemplos.
Durante a discussão, o professor poderá questionar os alunos sobre sua origem étnica, o país de origem de sua família, o motivo da mudança, as características físicas do lugar de origem, idioma, se ainda possui parentes no país de origem, etc.
Solicite que os alunos tragam para a aula/dia seguinte objetos ou fotos que identifiquem a sua origem étnica.
Estratégias da aula:
Aula 1:
Os alunos deverão apresentar o material coletado e contar para turma suas histórias, explicar o significado de cada objeto e demais curiosidades acerca do tema. Durante as apresentações o professor deverá anotar no quadro o país de origem de cada aluno.
Para aprofundar essa discussão, divida a turma em grupos conforme os países de origem de suas famílias. Os grupos deverão dividir as tarefas entre os integrantes para que todos participem da atividade. Sugerimos alguns pontos a serem abordados durante a pesquisa:
Sugerimos que os alunos utilizem o Google Docs para criar as apresentações. Em caso de dúvidas indicamos o tutorial: Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm Acesso em: 06.05.2010
Atenção professor! O Google Docs possibilita a realização de trabalhos colaborativos, ou seja, todo o grupo terá acesso ao documento e poderá editá-lo ao mesmo tempo. Dessa forma todos podem fazer suas contribuições. Reserve o laboratório de informática com acesso a internet, livros e revistas sobre o tema da pesquisa. Lembrando que a pesquisa deve começar na sala de aula, o professor deve auxiliar o grupo a definir as estratégias, o que cada um deve pesquisar, qual o objetivo da pesquisa, etc. Reserve mais uma aula para concluir a atividade.
Aula 03: Apresentação da pesquisa
Os grupos devem apresentar o resultado da pesquisa e o professor, em conjunto com os demais alunos, complementar as explicações. É importante traçar paralelos entre as diversas culturas e destacar as semelhanças e diferenças.
Cada aluno deve registrar no caderno o que aprendeu com todas as culturas e suas impressões (concorda, discorda, semelhanças e diferenças em relação à cultura de origem de sua família, etc.)
Aula 04:
Agora que os alunos já conhecem algumas das diversas culturas que originaram a identidade brasileira, chegou a hora de conhecer o contexto social e cultural da escola em que estudam. Eles deverão pesquisar sobre a origem da escola – as transformações ocorridas desde a sua inauguração até a atualidade; as origens das famílias e dos comércios em torno da escola; há quantos anos estão instalados na região; questionar os moradores sobre as mudanças ocorridas na sua cultura devido a convivência/influência dos vizinhos; etc.
Antes de iniciar os preparativos para pesquisa o professor poderá utilizar o áudio: Cruzeiro do Sol [Canta cantos] Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23034 Acesso em 06.05.2010
Cruzeiro do sol [Canta cantos]
Destacar no áudio a importância dos mapas antigos e como eles auxiliaram nas descobertas de novas culturas. E a cada povoado que conheciam trocavam experiências e consequentemente adaptavam para sua cultura.
O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo será responsável por pesquisar sobre um tema e sobre uma região. Os grupos deverão elaborar um questionário para entrevistar os moradores da região. É importante que todos os questionários sejam iguais, para posterior comparação dos dados, por isso sugerimos que esse questionário seja elaborado pela turma com o auxílio do professor em sala de aula.
Sugerimos que o andamento e resultado da pesquisa seja publicado em um blog. Dessa forma, toda a comunidade poderá acompanhar o resultado da pesquisa. Indicamos a ferramenta Blogger, disponível em: www.blogger.com Acesso em 06.05.2010
Em caso de dúvida os alunos podem utilizar o tutorial: Blogger – como criar? http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Nessa atividade é interessante a criação de apenas um blog, mas que todos os grupos possam alimentar a página. Para isso consulte o tutorial: Como adicionar outros autores em seu Blogger. Disponível em: http://julianagsouzadias.blogspot.com/2010/05/como-adicionar-outros-autores-em-seu.html Acesso em: 07.05.2010
É importante que o professor estimule os alunos a comentar as reportagens publicadas, a contar suas experiências, posicionar-se sobre o tema discutido. Dessa forma, o aluno torna-se ativo no processo de ensino e aprendizagem, desenvolve a escrita e reflete sobre o conteúdo de maneira crítica.
Atenção Professor! Providencie um mapa geográfico ampliado contendo a localização da escola. De posse do mapa, solicite aos alunos que delimitem o espaço da pesquisa e as divisões entre os grupos. Por exemplo: Grupo 1 irá investigar os moradores situados a frente do portão central da escola. Grupo 2 irá investigar os moradores situados a lateral esquerda do portão central da escola.
Aula 05:
Estratégias e questionários definidos, é hora de sair a campo. O professor deverá solicitar que outros professores também acompanhem a turma, de modo que cada grupo tenha um professor representante.
Aula 06:
Os grupos deverão retornar para sala de aula e compilar os dados da pesquisa para apresentar para turma. Inserir no blog os pontos mais importantes da pesquisa, as curiosidades e os resultados da pesquisa. O professor deverá retomar o mapa utilizado na aula 4 e solicitar que os alunos desenhem um novo mapa apontando a distribuição geográfica da comunidade e a diversidade cultural.
Catarse
Os alunos deverão escrever uma síntese abordando a influência de outras culturas na sua própria formação, na formação de sua comunidade e como ele se relaciona com essas outras culturas. O texto deve ser entregue ao professor no final da aula.
Prática social final do conteúdo:
Os alunos deverão apresentar para turma o resultado da pesquisa e o novo mapa. Os alunos deverão contar como foi a experiência, o que aprenderam, em quais situações eles se identificaram, qual situação foi mais chocante, quais as dificuldades encontradas na elaboração da atividade, suas considerações e conclusões sobre o tema.
Nome | Tipo |
---|---|
Cruzeiro do sol [Canta cantos] | Áudio |
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Sendo assim, ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos de cada equipe e entre as equipes.
A pesquisa deve ser encarada como uma construção do conhecimento e não apenas navegar pela internet. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/09/2013
Cinco estrelasO uso das tecnologias é a ferramenta disponível nas escolas/comunidades que tem acesso a internet é uma importante aliada a aprendizagem. O tema abordado neste projeto é trabalhado nas escolas, mas a forma como está aqui apresentado é inovador, estimula a criatividade e o espírito de pesquisa dos alunos. A participação dos pais também é estimulada.
26/03/2012
Cinco estrelasA atividade foi muito relevante para o meu trabalho!
24/09/2010
Cinco estrelasLegal a sua aula, pois nos leva a refletir sobre coisas e fatos relacionados ao nosso dia a dia que as vezes acabam se perdendo porque deixou-se de fazer registro. Podemos resgatar a origem do nome e formação do nosso bairro, escola, nome de ruas...
26/08/2010
Cinco estrelasLegal sua aula, vamos utilizá-la. Um abraço