Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Miscigenação: a formação da cultura brasileira

 

02/06/2010

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira
  • Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira
  • Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer a sua origem étnica e da sua família
  • conhecer a história do bairro onde a escola está situada
  • conhecer os pontos cardeais
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá apresentar para turma o tema da aula: miscigenação. O que significa, qual a origem e exemplos.

Durante a discussão, o professor poderá questionar os alunos sobre sua origem étnica, o país de origem de sua família, o motivo da mudança, as características físicas do lugar de origem, idioma, se ainda possui parentes no país de origem, etc.

Solicite que os alunos tragam para a aula/dia seguinte objetos ou fotos que identifiquem a sua origem étnica.  

Estratégias da aula:

Aula 1:

Os alunos deverão apresentar o material coletado e contar para turma suas histórias, explicar o significado de cada objeto e demais curiosidades acerca do tema. Durante as apresentações o professor deverá anotar no quadro o país de origem de cada aluno.

Para aprofundar essa discussão, divida a turma em grupos conforme os países de origem de suas famílias. Os grupos deverão dividir as tarefas entre os integrantes para que todos participem da atividade. Sugerimos alguns pontos a serem abordados durante a pesquisa:

  • idioma
  • características físicas do país
  • costumes/tradições
  • culinária
  • música
  • teatro
  • literatura
  • artes visuais
  • moda (vestuário)
  • economia
  • produção agrícola
  • moeda local
  • riquezas

Sugerimos que os alunos utilizem o Google Docs para criar as apresentações. Em caso de dúvidas indicamos o tutorial: Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm Acesso em: 06.05.2010   

Atenção professor! O Google Docs possibilita a realização de trabalhos colaborativos, ou seja, todo o grupo terá acesso ao documento e poderá editá-lo ao mesmo tempo. Dessa forma todos podem fazer suas contribuições. Reserve o laboratório de informática com acesso a internet, livros e revistas sobre o tema da pesquisa. Lembrando que a pesquisa deve começar na sala de aula, o professor deve auxiliar o grupo a definir as estratégias, o que cada um deve pesquisar, qual o objetivo da pesquisa, etc. Reserve mais uma aula para concluir a atividade.   

Aula 03: Apresentação da pesquisa

Os grupos devem apresentar o resultado da pesquisa e o professor, em conjunto com os demais alunos, complementar as explicações. É importante traçar paralelos entre as diversas culturas e destacar as semelhanças e diferenças.

Cada aluno deve registrar no caderno o que aprendeu com todas as culturas e suas impressões (concorda, discorda, semelhanças e diferenças em relação à cultura de origem de sua família, etc.)

Aula 04:

Agora que os alunos já conhecem algumas das diversas culturas que originaram a identidade brasileira, chegou a hora de conhecer o contexto social e cultural da escola em que estudam. Eles deverão pesquisar sobre a origem da escola – as transformações ocorridas desde a sua inauguração até a atualidade; as origens das famílias e dos comércios em torno da escola; há quantos anos estão instalados na região; questionar os moradores sobre as mudanças ocorridas na sua cultura devido a convivência/influência dos vizinhos; etc.

Antes de iniciar os preparativos para pesquisa o professor poderá utilizar o áudio: Cruzeiro do Sol [Canta cantos] Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23034 Acesso em 06.05.2010

Cruzeiro do sol [Canta cantos] 

Destacar no áudio a importância dos mapas antigos e como eles auxiliaram nas descobertas de novas culturas. E a cada povoado que conheciam trocavam experiências e consequentemente adaptavam para sua cultura.   

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos, cada grupo será responsável por pesquisar sobre um tema e sobre uma região. Os grupos deverão elaborar um questionário para entrevistar os moradores da região. É importante que todos os questionários sejam iguais, para posterior comparação dos dados, por isso sugerimos que esse questionário seja elaborado pela turma com o auxílio do professor em sala de aula.

Sugerimos que o andamento e resultado da pesquisa seja publicado em um blog. Dessa forma, toda a comunidade poderá acompanhar o resultado da pesquisa. Indicamos a ferramenta Blogger, disponível em: www.blogger.com Acesso em 06.05.2010

Em caso de dúvida os alunos podem utilizar o tutorial: Blogger – como criar? http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  

Nessa atividade é interessante a criação de apenas um blog, mas que todos os grupos possam alimentar a página. Para isso consulte o tutorial: Como adicionar outros autores em seu Blogger. Disponível em: http://julianagsouzadias.blogspot.com/2010/05/como-adicionar-outros-autores-em-seu.html Acesso em: 07.05.2010 

É importante que o professor estimule os alunos a comentar as reportagens publicadas, a contar suas experiências, posicionar-se sobre o tema discutido. Dessa forma, o aluno torna-se ativo no processo de ensino e aprendizagem, desenvolve a escrita e reflete sobre o conteúdo de maneira crítica.

Atenção Professor! Providencie um mapa geográfico ampliado contendo a localização da escola. De posse do mapa, solicite aos alunos que delimitem o espaço da pesquisa e as divisões entre os grupos. Por exemplo: Grupo 1 irá investigar os moradores situados a frente do portão central da escola. Grupo 2 irá investigar os moradores situados a lateral esquerda do portão central da escola.   

Aula 05:

Estratégias e questionários definidos, é hora de sair a campo. O professor deverá solicitar que outros professores também acompanhem a turma, de modo que cada grupo tenha um professor representante.   

Aula 06:

Os grupos deverão retornar para sala de aula e compilar os dados da pesquisa para apresentar para turma. Inserir no blog os pontos mais importantes da pesquisa, as curiosidades e os resultados da pesquisa. O professor deverá retomar o mapa utilizado na aula 4 e solicitar que os alunos desenhem um novo mapa apontando a distribuição geográfica da comunidade e a diversidade cultural.

Catarse

Os alunos deverão escrever uma síntese abordando a influência de outras culturas na sua própria formação, na formação de sua comunidade e como ele se relaciona com essas outras culturas. O texto deve ser entregue ao professor no final da aula.

Prática social final do conteúdo:

Os alunos deverão apresentar para turma o resultado da pesquisa e o novo mapa. Os alunos deverão contar como foi a experiência, o que aprenderam, em quais situações eles se identificaram, qual situação foi mais chocante, quais as dificuldades encontradas na elaboração da atividade, suas considerações e conclusões sobre o tema.   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cruzeiro do sol [Canta cantos] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.

Sendo assim, ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos de cada equipe e entre as equipes.

A pesquisa deve ser encarada como uma construção do conhecimento e não apenas navegar pela internet. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jeni Jussara reck , Secretaria Municipal de Educação , Rio Grande do Sul - dijo:
    jenireck@hotmail.com

    19/09/2013

    Cinco estrelas

    O uso das tecnologias é a ferramenta disponível nas escolas/comunidades que tem acesso a internet é uma importante aliada a aprendizagem. O tema abordado neste projeto é trabalhado nas escolas, mas a forma como está aqui apresentado é inovador, estimula a criatividade e o espírito de pesquisa dos alunos. A participação dos pais também é estimulada.


  • Geisa Fialho, Escola Municipal Osvaldo Cruz , Mato Grosso do Sul - dijo:
    geisa_silvamartins@hotmail.com

    26/03/2012

    Cinco estrelas

    A atividade foi muito relevante para o meu trabalho!


  • Elizabeth Kemer Dornelles, E.E.E.F. João Goulart , Rio Grande do Sul - dijo:
    bethdornelles@bol.com.br

    24/09/2010

    Cinco estrelas

    Legal a sua aula, pois nos leva a refletir sobre coisas e fatos relacionados ao nosso dia a dia que as vezes acabam se perdendo porque deixou-se de fazer registro. Podemos resgatar a origem do nome e formação do nosso bairro, escola, nome de ruas...


  • rosangela menta mello, cewk , Paraná - dijo:
    rosangelamenta@gmail.com

    26/08/2010

    Cinco estrelas

    Legal sua aula, vamos utilizá-la. Um abraço


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.