24/04/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
O professor deverá auxiliar os alunos na criação de um blog. Para isso, o professor poderá acessar o site a seguir para obter informações sobre como criar um blog: http://www.criarumblog.com/.
Inicie a aula no laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Pegue um pedaço de giz e pergunte aos alunos até que ponto eu posso dividir esse giz? Os alunos poderão responder que é possível dividir em partes muito pequenas. Explique aos alunos que não só o giz, mas toda a matéria é formada por átomos. Em seguida faça as seguintes perguntas aos alunos:
1 – O que é um átomo?
2 – Todos os átomos são iguais?
A partir das respostas dos alunos, explique que os átomos são os constituintes da matéria e que cada átomo com uma característica específica é um elemento químico. Peça para que os alunos abram a simulação a seguir:
Na minha casa tem elementos químicos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12263/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_naminhacasatemelementosquimicos.htm
Na minha casa tem elementos químicos
Após a simulação peça para que os alunos retomem a essa página:
Auxilie os alunos a responder corretamente. Em seguida peça para os alunos pesquisarem na internet outras aplicações desses quatro elementos químicos. Veja os resultados dos alunos e peça para que eles salvem em um documento de texto para entregar mais a frente para o professor. Peça para que eles coloquem essas informações no blog.
Após isso, peça para que os alunos vejam a tabela periódica presente no site:
http://educar.sc.usp.br/quimica/tabela.html
Diga aos alunos que agora eles serão um elemento químico e pesquisarão tudo sobre a origem desse elemento: descobridor, nome, símbolo, aplicações das substâncias que contém o elemento. Para isso, informe aos alunos que os seus números da chamada serão os números dos elementos químicos que eles deverão pesquisar, por exemplo, o número 1 (um) da chamada pesquisará sobre o elemento químico cujo número atômico é 1 (um), e assim por diante.
Após a pesquisa, peça para os alunos colocarem as informações pesquisadas no blog e no documento de texto. Em seguida, peça para que cada aluno apresente as informações do seu elemento químico para a turma. Para isso, o professor deverá chamar os alunos na frente da seguinte forma: “agora com vocês, o elemento químico de número atômico 1”.
Em seguida coloque no blog os seguintes exercícios para os alunos resolverem:
Nome | Tipo |
---|---|
Na minha casa tem elementos químicos | Animação/simulação |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/08/2014
Quatro estrelasMuito boa esta aula! Trabalhei no 1° ano de forma similar a esta. Agora vou utilizar os dados d quadro acima, p concluir o estudo.
24/03/2010
Cinco estrelasa pesquisa esta realizada com Assunto bem adequado