07/06/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
1 - Compreender os diferentes caráteres expressivos na execução musical;
2 - Conhecer os termos utilizados para fazer referência a estes em música;
3 - Interpretar uma música, modificada em sua expressão com termos indicadores de caráter.
Não há necessidade de conhecimentos musicais formais prévios, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em Música.
Atividade 1
Inicie a aula colocando música para os alunos ouvirem. Escolha peças musicais que tenham duas interpretações diferentes. Usaremos aqui os exemplos a seguir, mas você pode usar outros que julgar mais apropriados.
Help (Lennon / McCartney) interpretada por The Beatles: http://www.youtube.com/watch?v=TU7JjJJZi1Q
Help interpretada por Caetano Veloso: http://www.youtube.com/watch?v=PIeZPyJaIwM
Tempo Rei (Gilberto Gil) interpretada por Gilberto Gil: http://www.youtube.com/watch?v=C-BADckQhP4
Tempo Rei interpretada por Lobão: http://www.musicasparascrap.com/ouvir.php?musica=Lobao-TempoRei
Após a audição, discuta o que aconteceu em cada exemplo, analisando com a turma o caráter expressivo dos diferentes arranjos para a mesma canção. Pergunte: são parecidos ou diferentes? Que indicações poderíamos dar para ajudar os músicos que viessem a tocar cada uma das músicas acima? Como descreveriam as semelhanças e diferenças? O que podemos dizer sobre as interpretações?
Converse sobre as muitas sensações que uma música pode provocar numa pessoa que a ouve. Podemos ser levados a nos sentir de diversas maneiras quando ouvimos música. Peça para eles darem exemplos de peças que os façam sentir de maneiras específicas. Que elementos estão presentes nessas músicas que poderiam facilitar essas sensações? Converse sobre expressão, intenção, sentimento e caráter na interpretação das músicas. Quais palavras podemos usar para descrever essas expressões?
Obs.: Muitos dos termos utilizados têm um valor subjetivo. No entanto, mostram as intenções expressivas do compositor/autor e servem de guia para uma interpretação mais próxima à concepção do compositor.
Atividade 2
Proponha o seguinte exercício. Escolha uma peça musical que transmita alegria e agitação. Usaremos como exemplo a canção “Tempos Modernos” de Lulu Santos, mas você pode utilizar outra que desejar – e escolha um trecho para todos cantarem juntos. Nesse caso, faremos a parte inicial: “Eu vejo a vida melhor no futuro / Eu vejo isso por cima de um muro / De hipocrisia que insiste em nos rodear”. Escreva a letra no quadro, se necessário.
Tempos Modernos de Lulu Santos:
http://www.youtube.com/watch?v=MucOziX1Jp8
Cante junto com eles, estimulando com gestual para que a interpretação fique vibrante e firme. Depois disso, pergunte se é possível uma interpretação diferente, menos vibrante e menos enérgica, que seja, ao contrário, sem ânimo e triste. O que seria necessário para tanto? Diminuir o andamento? Mudar a entonação da voz? A instrumentação utilizada pode influenciar? Cante de novo junto com eles, mas desta vez com o novo caráter.
Ao final, mostre o quanto a intenção interpretativa (expressão e caráter) é importante quando uma canção vai ser tocada/cantada e que, cientes disso, os compositores muitas vezes se utilizam de termos para informar os músicos sobre como interpretar uma música. Na Atividade 3 apresentamos alguns dos termos mais usuais em português. Porém, na escrita tradicional em música, encontramos os mesmos termos em outras línguas. Esses termos orientam o intérprete sobre as intenções expressivas do compositor (veja mais em Recursos Complementares).
Mesmo que os alunos não tenham conhecimento prévio sobre a escrita tradicional em música, distribua cópias das músicas para eles. Depois, execute as peças e mostre o momento em que o trecho a ser analisado começa. A seguir, disponibilizamos dois exemplos que você pode usar:
Hino Nacional Brasileiro (F.M. da Silva / J.O.D. Estrada)
partitura: http://www1.cml.pr.gov.br/nossoshinos/imagens/partitura_hnb.jpg
música: http://www.youtube.com/watch?v=HgJiOZXPJps ou http://www.osesp.art.br/podcast/?pagina=/2007/11/12/hino-nacional-brasileiro/
O termo "marcial" se encontra no início do Hino Nacional Brasileiro. Esta é uma indicação do caráter. Como seria uma expressão ou caráter "marcial"? O que o compositor quis dizer com isso?
Gnossienne no. 1 (E. Satie)
partitura: http://g.sheetmusicplus.com/Look-Inside/large/5096343_01.jpg
música: http://www.youtube.com/watch?v=PLFVGwGQcB0
No momento 0'46'' (acima da metade da terceira linha da partitura) há o termo francês très luisant, que significa brilhante, luminoso; no momento 1'05'' (acima da metade da quarta linha da partitura), há o termo francês questionnez que significa perguntar. O que o compositor quis dizer com essas indicações?
Pergunte aos alunos se os momentos indicados tiveram interpretação condizente com as orientações das partituras.
Atividade 3
Passe a uma atividade de performance e interpretação.
1 - Divida a turma em pequenos grupos com cerca de quatro alunos.
2 - Escolha algumas peças conhecidas dos alunos - canções que estejam fazendo sucesso na mídia - e escreva um trecho do texto em pedaços de papel.
3 - Distribua os papéis para os grupos e peça para eles escreverem um termo indicador de caráter interpretativo em algum ponto do texto. Por exemplo: doloroso, agitado, apaixonado, calmo, alegre, triste, jocoso, leve, ligeiro, dramático, melancólico, grandioso, sério, tempestuoso, pomposo, animado, decidido, marcial, vibrante etc.
4 - Troque os papéis entre os grupos. Peça para eles interpretarem a canção com a nova indicação escrita pelos colegas.
Peça para os alunos pesquisarem durante a semana sobre músicas que tenham indicações como as trabalhadas na sala de aula. Eles podem também pensar em termos que eles colocariam em trechos de músicas que estão acostumados a ouvir.
"Expressão em Música" na wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressão_(música)#Marcas_de_express.C3.A3o
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