Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como falamos espanhol

 

09/06/2010

Autor y Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Ter contato direto com a língua espanhola.

§  Conhecer os equivalentes dos nomes próprios em espanhol.

§  Perceber algumas diferenças entre o português e o espanhol.

§  Recompor o conhecimento  prévio sobre a língua.

Duração das atividades
um encontro de duas horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Localizar os países nos quais se fala espanhol, bem como conhecer algumas variações linguísticas, como: vocabulário, sotaque etc.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Como uma forma de sensibilizar os alunos para o estudo da língua espanhola, bem como de suscitar os conhecimentos prévios que eles já têm sobre o espanhol, inicie a aula com uma roda de conversa, na qual questionará o que sabem ou já ouviram sobre o idioma. Para isso, utilize perguntas do tipo:

a) Algum de vocês conhece alguém que fale espanhol ou já presenciou alguma pessoa falando esse idioma?

b) Em que países do mundo vocês acham que se fala o espanhol?

c) Vocês sabem alguma palavra em espanhol? Qual?

d) Alguém já assistiu a um filme em espanhol ou ouviu alguma música? Qual(is)?

e) Como seriam os nomes de vocês se tivessem nascido em um país de língua espanhola?

e) É importante se falar/aprender espanhol? Por quê?

f) Que interesse vocês têm nessa língua?

Organize as falas dos alunos por meio de novas provocações, que podem ser feitas em forma de comentários e novas perguntas sobre o tema em questão. Ao mesmo tempo, sintetize as informações com anotações na lousa ou em uma cartolina, para que sejam recuperadas em situações oportunas, durante essa aula ou mesmo no decorrer do ano letivo.

2º MOMENTO:

Como formar de (re)afirmar o conhecimento prévio dos alunos, assistam juntos a um vídeo que tenha conteúdo similar ao que foi recuperado no 1º momento. Sugerimos algum conto de fadas tradicional, como La Caperucita Roja (Cuentos de los Hermanos Grimm), mesmo que para as turmas maiores do Ensino Fundamental, por ser uma estória bastante conhecida universalmente, o que favorece o entendimento do enredo e o reconhecimento de boa parte do vocabulário. Esse material está disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QcFsAzYagkg>, segundo o acesso realizado em: 15 de maio de 2010.   

3º MOMENTO:

Ao fim da exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o que assistiram, o que acharam do vídeo, quais as dificuldades e facilidades encontradas na compreensão do material, quais as semelhanças e diferenças que eles puderam perceber entre o português e o espanhol etc. Após a rodada de falas, peça que registrem tais impressões no caderno, por meio da construção de um texto individual. Caso não haja tempo na aula para a realização dessa atividade, proponha que a mesma seja feita em casa e trazida na aula seguinte.

4º MOMENTO:

Com a ajuda dos alunos, faça uma lista dos nomes próprios equivalentes aos deles em espanhol, perguntando como seria a versão espanhola de cada nome da sala. Use a lousa, uma folha de cartolina ou de papel madeira para isso e, em seguida, solicite que copiem a lista no caderno. É importante deixar claro para os alunos que o objetivo desta atividade é fazer com que conheçam alguns nomes próprios utilizados tradicionalmente/comumente nos países de fala espanhola, lembrando que, mesmo que viagem ou morem em algum lugar destes, o nome próprio não será mudado, não será traduzido.

Recursos Complementares

--> La Caperucita Roja (Parte 2) - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=agtwbj1id0Y&feature=related>. Acesso em: 15 de maio de 2010. 

--> Para revisar e aprofundar os conhecimentos sobre a língua espanhola no mundo, ver:

Avaliação

Organizados em pequenos grupos, com quatro ou cinco componentes, os alunos discutirão, durante dez minutos, sobre os seguintes pontos:

a) O que gostaram na aula;

b) o que não gostaram;

c) o que gostariam de estudar e de que forma.

Em seguida, cada grupo apresentará a sua avaliação, quando o professor anotará as críticas e sugestões em seu caderno de planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.