08/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Saber somar, saber multiplicar.
Atividade 1 - Estratégia de divisão, utilizando o cálculo mental.
1º Momento – O professor problematiza por meio da oralidade, dizendo: imagine um número que dividido por 5 , obtemos o número inteiro 4. O professor nesse momento deixa as crianças resolverem esse cálculo sem interferir, um modo de conhecer a habilidade mental das crianças fazerem cálculos.
Obs:. É interessante o professor indicar os valores de forma que o resultado obtido seja um número inteiro, pois nas séries iniciais do ensino fundamental os alunos ainda estão em fase inicial de aprendizagem.
2 º momento – O professor propõe uma situação-problema às crianças. A que consiste nos seguintes passos:
Numa fazenda João criava 20 vaquinhas. Durante o dia as vaquinhas ficavam pastando pela fazenda e, no período da noite, João recolhia as vaquinhas no curral. Se João criava 20 vaquinhas e tinha 4 currais. Então, quantas vaquinhas vão ficar em cada curral?
A situação-problema foi proposta em de forma de texto, de forma que os alunos pudessem pensar e estruturar seu pensamento, por meio da escrita e do desenho. Como segue o exemplar abaixo:
3º momento - O professor apresenta ao grupo uma maquete ou um desenho plano de uma pequena fazenda apontando os quatros currais contidos no desenho, deve trazer como recurso réplicas de vaquinhas de plásticos, para que as crianças possam manipular as peças e efetuar a divisão dos animais entre os currais.
4º momento - O professor discute com os alunos as estratégias que criaram para efetuar a divisão, analisar com eles os mecanismos para obter o resultado. Os alunos podem fazer a divisão, utilizando relação um a um ou agrupamentos, mas o que devem estar atentos é a regularidade das estratégias utilizadas.
Obs. O professor questiona, chamando a atenção para criar estratégias a fim de ter uma operação adequada. Como segue abaixo:
Atividade 2 – Distribuir os alunos nas mesas da sala de aula
1º momento – o professor faz uma grade roda e diz para os alunos: hoje faltaram 5 crianças e estão presentes 25. Nós temos quatro mesas, quantas crianças ficarão em cada mesa? Depois da questão divide a turma em grupos e cada grupo pensará na resposta, em seguida anunciam o que pensaram e combinaram.
2º momento – cada grupo vai até a mesa para verificar a sua hipótese. As demais crianças analisam e discutem a viabilidade da suposição de cada grupo.
3º momento – as crianças desenham o problema e organizam em linguagem matemática.
Atividade 3 - Resolver problemas de divisão
1º momento – O professor propõe aos alunos uma atividade individual, o que fizeram com orientação e junto com os outros, agora farão sozinhos. Antes precisavam de recursos materiais para resolver a situação, nessa etapa, resolverão os problemas de divisão sem apoio externo (de materiais), sem auxilio (dos colegas e do professor). Os alunos recebem o problema, lápis e papel e tentam resolver.
Problema Na sala de aula tem 10 meninas, a diretora resolveu presenteá-las e comprou 50 bonecas para distribuir com elas. Quantas bonecas cada menina receberá?
2º momento – Cada criança apresenta a resolução do problema:, o caminho que percorreu e o resultado.
INSTITUT NATIONAL DE RECHERCHE PÉDAGOGIQUE. À descoberta dos números: Contar, cantar e calcular. Lisboa: Colecção perspectivas actuais. Edições Asa, 1995.
· Verificar as estratégias utilizadas pelas crianças para chegar ao resultado; Observar se necessitaram do objeto concreto como apoio para resolver a problematizaçao ou se resolveram por meio das estratégias mentais para obter o resultado
Cinco estrelas 1 calificaciones
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19/09/2010
Cinco estrelasadorei que vou utilizar esta aula no meu planejamento