18/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Saber somar, escrever, reconhecer as características de livros literários e reconher as distinções entre os diferentes gêneros de livros literários.
Atividade 1 - Problematizar e formular questões com os objetos da sala
1º Momento – Formar coleções. O professor problematiza uma situação-problema da sala de aula, tomando como exemplo os livros contidos na estante. Dessa forma, a situação com o cotidiano, vai ajudar as crianças a ter uma previsão. O professor traz para o centro da roda, vários livros de:
Estratégias - As crianças vão lendo o título, observando os desenhos e categorizando os tipos de livros. Elas organizadas em pequenos grupos fazem a identificação do gênero dos livros (as crianças já devem reconhecer as caracteristicas de um livro de literatura). Em seguida fazem a separação e agrupamentos, conforme a classificação acima, ou seja, quais as caracteristicas que tem em cada livro para ser incluido no genero literatura? quais as características de diferenciação para indicá-los como: lendas, contos de fadas e poesias?
2º momento – o professor discute com as crianças sobre os atributos que eles se orientaram para fazer a divisão dos livros e os agrupamentos. Nesse sentido, faz uma discussão das características de identificação e de classificação.
3º Momento- Problematização com as coleções. O professor pede que os alunos contem quantos exemplares tem de cada coleção: Contos de fada; Lendas; Poemas.Supondo que os respectivos números sejam 10, 8, 2, anota-se na lousa a quantidade de cada coleção. Em seguida, o professor constrói um gráfico com o grupo, de forma que, possam tomar como apoio para resolver as situações, bem como criarem outras.
Nesse momento, o professor problematiza com as seguintes questões: Se tem 10 livros de contos de fadas; 8 de lendas; 2 de poemas, quantos livros têm ao todo? Na sala têm 6 mesas e em cada mesa ficam quatro crianças. Quantos livros são necessários de modo que cada criança receba 1? Se a turma tem 20 alunos, quantas crianças receberão livros de poemas, de contos de fada e lendas? Em seguida, cada aluno registra no gráfico e socializa na turma.
Atividade 2 - Elaborar situações-problema
1º momento - O professor organiza as crianças em duplas para a construção de uma situação-problema com os livros (recurso didático da aula). Em seguida, as duplas trocam seus problemas com uma dupla parceira, que tem como tarefa solucionar o problema uma da outra.
2 º momento – cada dupla é informada pela dupla parceira se foi possível ou não de responder a sua situação problema. Nesse sentido, a resolução da atividade vai ajudar as crianças a verificar se sua construção é possível de obter resultado ou não. Caso não obtenha resposta, o professor ajudá na reorganização da situação problema.
COLL, C.,TEBEROSKY. A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciaispara o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: Editora Ática, 2000.
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06/07/2010
Cinco estrelasADOREI SUA SUGESTÃO,MUITO CRIATIVA,É UM TRABALHO QUE UNE AS DUAS DISCIPLINAS: MATEMÁTICA E A LÍNGUA PORTUGUESA.