Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA

 

03/06/2010

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

• Conhecer e perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente;

• Identificar os produtos que podem ou não podem ser reciclados;

• Distinguir os produtos que podem ser reciclados e reaproveitados;

• Conscientizar a comunidade escolar da importância da coleta seletiva do lixo;

• Elaboração de panfletos para conscientização da comunidade;

• Desenvolver atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Assistir um documentário sobre reciclagem

1º Momento: O professor deverá inicialmente conversar com as crianças sobre a reciclagem, questionando-as:

  • O que é reciclagem?
  • O que é reutilizar?
  • Por que é importante reciclar e reutilizar?
  • Quem faz coleta seletiva de lixo em casa?
  • Quais são as consequências quando não se faz a coleta seletiva do lixo?

 Depois o professor exibe para as crianças um documentário sobre reciclagem. (As Sugestões se encontram nos recursos complementares).    

2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. (Sobre o conceito de reciclagem, sua importância e a diferença entre reciclagem e reutilização).

 3º Momento: O professor devera realizar com as crianças uma lista de coisas que podem ser recicladas ou não. Nesse momento o professor de questionar as crianças:

  • As garrafas pet podem ser recicladas?
  •  E as de vidro? Será que posso reciclar restos de comida?
  • E o papel posso reciclar?
  • Qual papel pode ser reciclado?

 O professor deve organizar a lista e colocá-la junto ao mural.

RECURSO DIDÁTICO: Exemplo de lista 

PODE SER RECICLADO...

  • -Garrafa e pote de vidro;
  • - Garrafa pet;
  • - Sacola de plástico;
  • - Papel e papelão seco;
  • - Latas de aço e de alumínio;
  • - Isopor;
  • - Lâmpadas incandescentes e fluorescentes;
  • - Papel alumínio, etc.

NÃO PODE SER RECICLADO...

  • - Lenço de papel, papel higiênico, fraldas descartáveis e absorventes
  •  - Esponja de aço;
  • - Aparelho de barbear;
  • - Espelho; - Clipe e grampo;
  • - Tomada, cabo de panela, etc.

Recurso Didático: Imagens do que pode e não pode ser reciclado

Pode ser Reciclado                                                                Pode ser transformado em adubo (lixo orgânico)

Não pode ser reciclado

Atividade 2– A Reciclagem começa na escola

1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a reciclagem.

  •  Vocês sabem o que significa coleta seletiva?
  •   Como podemos fazer coleta seletiva na escola?     
  •  O que podemos fazer para contribuir com a coleta seletiva na nossa escola?    

Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, o professor propõe as crianças fazerem inicialmente a coleta seletiva na sala de aula, separando o lixo dos materiais recicláveis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro.

2º Momento: O professor deverá explicar as criança que, para cada tipo de material reciclado existe uma cor.

Ex:   

Nesse momento o professor traz para a roda quatro caixas de papelão para as crianças pintarem cada uma de uma cor (azul, vermelho, amarelo e verde). Depois as crianças escreverão o nome em cada uma delas conforme o exemplo. O professor deverá explicar as crianças sobre a coleta que iremos realizar na sala de aula, que será realizada diariamente. Ao final de cada semana o professor poderá junto às crianças verificar a quantidade maior e menor de materiais recicláveis (se é plástico, papel, plástico ou vidro).

Atividade 3 - Interpretando a música "É preciso reciclar"

 1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre a reciclagem e sua importância.

2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “É preciso reciclar" da Turma da Mônica. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.

OBS: A letra da música já deve esta exposta no mural da sala.

 RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música    

MÚSICA: É preciso reciclar (CD Planeta Terra – Turma da Mônica)

Reciclar o lixo É a solução Pra acabar de vez Com a poluição.

O que é reciclado Logo se transforma E a gente reutiliza,

Mas de outra forma. Plástico vira bola. Papel vira sacola.

É só ter consciência Com o que se joga fora.

Na hora de jogar Separe o lixo direitinho

Assim você terá um mundo muito mais limpinho.

Reciclar, reciclar É preciso reciclar. Reciclar, reciclar

A gente tem que reciclar. E o lixo transformado Não será mais despejado

Nos campos, nos rios, Nas ruas e cidades.

Pra nossa felicidade Reciclar, reciclar É preciso reciclar. Reciclar, reciclar

 A gente tem que reciclar.   

As fotos abaixo ilustram o momento:

Atividade 4: A reciclagem começa na escola

1º Momento: A partir das reflexões das crianças referente à reciclagem e sua importância, construir com elas um panfleto para ser distribuído na escola. Inicialmente as crianças irão fazer um desenho sobre a coleta seletiva, pois é a partir da coleta seletiva que podemos separar os elementos que podem ser reciclados e reaproveitados.

 2º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que escrevam sobre a reciclagem (Qual a importância da reciclagem? O que devemos fazer para reciclar? O que podemos fazer para reutilizar? O que pode ser ou não reciclado? O que pode ser ou não reutilizado?). Em seguida o professor deverá fazer uma votação para serem escolhidos os cinco melhores desenhos com legendas,  para serem colocados no panfleto. Depois de escolhido, o professor deverá montar junto às crianças o panfleto que deverá ser xerocado para ser distribuído na escola. O professor pode sugerir as crianças que coloquem dicas de reciclagem nos panfletos, como no exemplo abaixo:

 DICAS DE RECICLAGEM

  • Separar o lixo para reciclagem;
  •  Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e de qualidade (economizam energia);
  •  Regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite;
  • Evitar deixar torneiras abertas ou pingando;
  • Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos;
  • Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé;
  • Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam. Estas são apenas algumas das dicas que vocês podem fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente.

3º Momento: O professor solicita às crianças que distribuam os panfletos sobre a importância da reciclagem por toda a escola. À medida que as crianças entregarem os panfletos deverá conversar com as pessoas sobre a importância da reciclagem.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram e percebeam a importância da reciclagem para o meio ambiente;
  • Desenvolveram atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente;
  • Participaram das atividades com envolvimento.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elisete Maria Betti, Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Ferrrugem , Rio Grande do Sul - dijo:
    elisete.betti@yahoo.com.br

    19/06/2012

    Cinco estrelas

    Projeto muito !!!!!!!!! Adorei, pois consegue dar uma visão geral de como reciclar e de como conscientiza-los no dia a dia.


  • ROSILENE SILVA , IHELK , Tocantins - dijo:
    rozilenesmorais2012@hotmail.com

    13/06/2012

    Cinco estrelas

    adorei,muito interesante a forma da abordagem do tema acredito que todas as crianças absorveram bastante o conteudo .


  • Luana, FACEAR , Paraná - dijo:
    luanna.ma@hotmail.com

    13/07/2011

    Quatro estrelas

    otima Essa sua Aula, além de criativa enfoca, de varias maneiras como abordar o tema da reciclagem.


  • Rosimeire Martins Régis, Uniderp , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rosimeireregis@bol.com.br

    10/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns à professora Uiliete e demais co-autores pela criatividade no planejamento da aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.