31/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
- Conhecerá a função do gênero textual sinopse, por meio da produção e da revisão dos textos e da exploração dos usos que fazemos da sinopse;
- Iniciará o aprendizado da escrita de sinopses;
- Iniciará o aprendizado da interpretação/ leitura de sinopses a partir das pistas contidas no seu portador (capa do DVD; curta metragem).
Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética; leitura e interpretação.
A partir de filmes e curta metragens, vamos trabalhar o gênero textual sinopse, priorizando experiências de interpretação, produção e revisão de texto. Como conclusão das atividades, sugerimos e orientamos a produção de um catálogo.
Atividade 1
Procure, neste primeiro momento, identificar um filme conhecido por toda turma. A partir da sinopse deste vamos propor a observação, bem como o levantamento de conhecimentos prévios relativos ao gênero a ser trabalhado.
No caso de ser, por exemplo, o filme Rei Leão leia com o grupo duas vezes a sinopse, em seguida trabalhe oralmente as questões sugeridas:
SINOPSE
Rei leão
“A história conta as aventuras de Simba, um filhote de leão que está ansioso para se tornar rei. A inesperada morte de seu pai e as armadilhas de Scar, seu tio, levam Simba a uma jornada heróica em busca do autoconhecimento. Ele conhece Timão e Pumba e aprende a levar uma vida mais livre e divertida. Durante este período, Simba amadurece e decide seguir o seu destino: voltar para a Terra do Rei e enfrentar os desafios que o esperam.”
(Texto retirado do site - http://www.disneypedia.com.br/wiki/o-rei-leao/ acesso em 10 de maio de 2010).
a – Alguém sabe dizer onde podemos encontrar este tipo de texto?
b – Para que pode servir um texto como este?
c- Ele é importante? Porque?
d – Sobre o que fala o texto?
e – Que cuidados o autor(a) do texto teve?
f – Este texto traz alguma informação, sobre o filme ser bom ou ruim?
g- Este tipo de texto, possui um nome. Alguém sabe dizer, qual é?
a) Deve-se orientar a conversa de modo que os alunos percebam que a sinopse é um texto que conta o enredo, de forma resumida, destacando os aspectos importantes do começo, meio e fim do filme. Assim, é um texto que apresenta informações importantes ao leitor sobre o filme, livro, peça teatral, de modo a oferecer uma noção do conteúdo da obra apresentada e não a obra completa.
É importante destacar que o autor de uma sinopse sempre tem o cuidado para que o texto não revele os “segredos” da obra, ou seja, esse texto não pode contar o enredo de forma completa. Ele serve para estimular as pessoas a assistir ao filme, ler o livro etc., e que, além disso não expressa a opinião ou juízos de valor do autor da sinopse.
b) Convide os alunos a levarem para sala de aulas os filmes que possuem em casa. Destaque que, o mais importante, neste período, será conhecer e trabalhar com a capa do material (onde encontramos a sinopse). Reforce que para escrever uma sinopse é essencial conhecer bem o material.
De posse dos materiais escolha alguns filmes e, a partir da sinopse que apresentam, prepare atividades de interpretação de texto. Priorize os materiais que o grupo conheça melhor, mas apresente também novos materiais.
Veja exemplo I:
Sinopse: A Bela e a Fera
“Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.”
(texto retirado do site http://www.interfilmes.com/filme_12745_A.Bela.e.a.Fera-(Beauty.and.the.Beast).html acesso em 10 de maio de 2010).
a – Leia atentamente a sinopse.
b – Qual o nome do pai de Belle?
____________________________________________________________________
c- O que acontece com o pai de Belle, quando ele vai a uma feira mostrar sua nova invenção?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
d – O que transformou o príncipe em fera?
____________________________________________________________________
e – Em que e como Belle poderá ajudar a fera e todos os moradores da casa que foram transformados em objetos falantes?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
f- O que acontece se a última pétala da rosa encantada cair?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
g – Agora, você é o autor de uma sinopse. Crie uma sinopse do seu filme preferido.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Exemplo II:
Sinopse: Filme Kiriku e a feiticeira
“Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia.
A cruel feiticeira Karaba secou a fonte do lugar onde Kiriku mora com amigos e parentes e, possivelmente, comeu o pai e os tios do menino.
Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku vai resolver a situação. História baseada em uma lenda da África Ocidental.”
(texto retirado do site http://www.interfilmes.com/filme_17901_Kiriku.e.a.Feiticeira-(Kirikou.et.la.sorciere).html acesso em 10 de maio de 2010).
a – Leia a sinopse do filme Kiriku e a Feiticeira.
____________________________________________________________________
b – Lendo a sinopse encontramos os nomes dos personagens principais. Quais são?
____________________________________________________________________
c – De acordo com as informações da sinopse, Kiriku nasceu com uma missão. Qual é a missão deste garoto pequeno?
____________________________________________________________________
d - O que a feiticeira karaba fez?
e – A partir das informações contidas na sinopse, como você imagina ser esta história? Escreva um pequeno texto contando o que você imaginou.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
Após a realização desta atividade relacionada ao filme Kiriku e a Feiticeira, passe este filme para as crianças. Assim, espera-se que, possam fazer uma reflexão, que visa estabelecer um paralelo (uma “comprovação”) quanto a importância e sentido da sinopse, trabalhada antecipadamente, articulada ao que foi observado no filme. Com esta experiência o grupo poderá fazer uso e compreender mais a função social deste texto.
Professor(a), caso não tenha acesso a este filme, pesquise outro que não seja conhecido do grupo, ou pelo menos da maioria. Isso colaborará para a observação quanto à importância da sinopse como um texto de caráter informativo, que possibilita a orientação de uma escolha.
3- Organize, em sua rotina semanal, um momento para que o grupo possa ver um curta metragem, a ser escolhido por você no Porta Curtas Petrobras no endereço http://www.portacurtas.com.br/pop_result.asp?tipo=gen&Exib=3022&cod=2038 (acesso em 10 de maio de 2010). Neste endereço há diversos curtas com durações variadas de 1 a 20 minutos, destinados ao público infantil.
Retome as orientações, para a produção deste texto, de modo que após a apreciação do curta o grupo produza individualmente ou em duplas a sinopse. Solicite uma primeira versão, então recolha e corrija. Em outra aula, da mesma semana, devolva para que possam passar a limpo com as devidas correções.
Produza de 5 a 10 sinopses de modo que possam montar um catálogo. Adicione a cada título o endereço eletrônico, para que possam rever o curta, se desejarem. Este material pode ser produzido também com a finalidade de presentear alguma turma da escola, de modo que o grupo presenteado possa conhecer o site de curtas, bem como os vídeos apreciados.
DICA_ poderá completar os registros do catálogo com algumas informações técnicas do filme ou curta, como, por exemplo, o tempo de duração, ano etc.
Conheça o texto de José Teixeira, intitulado “Os gêneros textuais e a língua materna: a sinopse no ensino da leitura e da produção textual”. Este material de estudo pode ser consultado no endereço http://www.paratexto.com.br/document.php?id=2533 (acesso em 10 de maio de 2010).
Ao final dessa seqüência didática os aprendizes deverão reconhecer, trabalhar e caracterizar as especificidades do gênero, além de produzir e revisar sinopse.
Sugestões de atividade avaliativas:
Solicite que produzam, a partir da percepção do filme (Kiriku, por exemplo) uma sinopse;
Organize uma atividade que contenha a exposição de variados gêneros textuais (anúncio, propaganda, poesia, legenda etc.) e entre eles coloque uma sinopse solicitando que marquem com um X o texto que é uma sinopse. Ainda nesta atividade, peça que registrem como identificaram que o texto marcado é uma sinopse.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/03/2011
Cinco estrelasExcelente atividade. Principalmente, porque leva em conta o contexto social do uso da escrita , dos diversos gêneros e põe o educando em contato direto com a própria produção. Parabéns!
04/10/2010
Cinco estrelasAcho q vcs deveriam colocar uma aula exclusiva com o resumo do filme de kiriku hoje mesmo, mais a aula foi EXCELENTE!