21/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- despertar o interesse pela fase da adolescência;
- perceber diferenças e semelhanças entre esta fase e a fase de criança;
- trabalhar a compreensão de que a vida humana passa por diferentes fases ao longo do crescimento;
- explorar noções temporais;
- desenvolver a linguagem oral.
É imprescindível que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem referentes à fase humana de criança.
Trabalhar as diferentes fases da vida, marcando-as quanto suas características é um importante trabalho a ser realizado na Educação Infantil. A partir desse enfoque as crianças podem aos poucos ir apreendendo a dinâmica da vida humana e convivendo com as mudanças de maneira natural e sadia.
1º Momento: Ouvir a música Quando eu era... do CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi; Convidar as crianças a dançarem a música, representando comportamentos e características próprios à adolescência. Realizar uma rodinha de conversa com as crianças para saber como elas percebem os adolescentes (mocinhos/ mocinhas); questionar as crianças sobre a existência de irmãos mais velhos (na fase da adolescência) e pedir para que falem como são. É importante neste momento destacar as mudanças biológicas que o corpo sofre, assim como, os novos gostos e preferências que surgem.
2° Momento: Em rodinha, conversar com as crianças sobre a possibilidade de um irmão, primo ou amigo adolescente participar de uma entrevista na escola. Para isso, o grupo deverá pensar no que gostariam de perguntar para um/a adolescente. O/a professor/a vai anotando as questões destacadas pelas crianças e para a entrevista organiza um instrumento com as perguntas. (Algumas dicas de curiosidades: nome; apelido; o que gosta de fazer em casa e na escola; etc.)
3° Momento: Em rodinha, socializar o resultado da entrevista destacando as curiosidades descobertas. As crianças podem construir um painel com colagens destacando as informações coletadas.
4º Momento: Para finalizar os trabalhos referentes às fases da adolescência, o/a professor/a deverá estimular as crianças a imaginarem como serão quando forem adolescentes. O registro será realizado em um instrumento que diz: “Quando eu for mocinho/a serei assim...” Esta atividade será feita com o uso de revistas, nas quais as crianças irão procurar figuras de pessoas em idade adolescente que possam representá-las quando estiverem nesta fase. Questionar as crianças se já foram, são ou serão com o passar de alguns anos adolescentes. É um ótimo exercício para trabalhar as noções temporais. É importante chamar a atenção das crianças para que observem as características da figura escolhida no sentido de respeitar as suas próprias características, uma vez que estão representando elas no futuro.
Recursos: - CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;
- Revistas;
- Tesouras;
- Cola;
- Instrumento de entrevista.
Não há necessidade de recursos complementares
O/a professor/a realiza as seguintes observações:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- a criança foi capaz de identificar semelhanças e diferenças ao comparar-se como criança com um adolescente;
- a criança foi capaz de identificar figuras de pessoas na fase da adolescência;
- a criança demonstrou compreensão no que se refere à evolução das fases da vida humana.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!