Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TEATRO DE MÁSCARAS

 

14/07/2010

Autor y Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Contextualizar a história do Teatro.

  Confeccionar máscaras.

  Ler e interpretar imagens.

Duração das atividades
1 semana - aulas com duração de 40 /50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Fonte:Crédito/Arquivo 94FM

O professor deve levar para sala de aula máscaras, imagens com cenas de teatro na qual os atores usem máscaras. A partir da exploração desses materiais o professor conta para os alunos a história do teatro na antiguidade, por exemplo, na Grécia. Após, essa atividade combinar com os alunos a encenação de um teatro de máscara. Para isso, deve-se orientar os alunos a produzirem um texto coletivo. O professor  organiza a turma em pequenos grupos. Cada grupo irá construir um texto teatral, depois os alunos irão escolher entre eles quem irá representar os personagens.

ATIVIDADE 2

 O professor deve tirar cópia do texto produzido e entregar para cada componente do grupo. Os alunos irão ler o texto entre eles e depois fazer a encenação do teatro. Após essa atividade, os alunos irão desenhar suas máscaras. Em seguida, o professor deve reunir os grupos  para  discutirem como irão fazer suas máscaras. As máscaras poderão ser confeccionadas com papel, material reciclável, gesso ou outros materiais.

ATIVIDADE 3

O professor distribui com o grupo o material solicitado para a confecção das máscaras. Uma sugestão, é o professor propor a  confecção das máscaras em dupla. O professor pode reutilizar folhas de papel ofício, A4, cola branca. As crianças cortam o papel em tiras, o professor deve ajudar as crianças a fazer o esboço do rosto. Uma das crianças senta numa cadeira e a outra irá colar tiras de papel, na testa, lateral, queixo, olhos e nariz, para fazer o esboço da face. As crianças irão passar cola  com um píncel e em seguida colam a tira de papel. Deve-se repetir essa colagem até formar a máscara. Retira do rosto da criança, coloca o seu nome no verso e deixa secar.Após, a secagem deve-se fazer a pintura da máscara com tinta guache ou acrilíca.

ATIVIDADE 4

Os grupos se apresentam em sala de aula ou em e outro espaço da escola. Enquanto um grupo se apresenta os demais grupos deverão observar e apreciar o espetáculo. Após a avaliação coletiva dessa atividade o professor deverá propror ao grupo uma apresentação das peças produzidas para as outras turmas da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar:

A participação e envolvimento dos alunos na produção da peça teatral.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.