Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O USO DE MÁSCARAS NA CULTURA AFRICANA

 

18/06/2010

Autor y Coautor(es)

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Contextualizar a história das máscaras na cultura africana.

Confeccionar máscaras.

Desenvolver a sensibilidade artística.

Vivenciar uma dança.

 Confeccionar máscaras.

Duração das atividades
Uma semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade - 1  

A professora deverá ler alguns poemas da cultura africana para os alunos. Sugerimos o seguinte livro: Seis pequenos contos africanos e a criação do mundo e do homem do escritor Raul Lody publicado pela editora  Pallas. Após a leitura, iniciar uma conversa sobre os poemas lidos.

 Atividade - 2

A professora deverá selecionar imagens de máscaras africanas e gravar em CD/DVD  ou colar as imagens em cartolina.Ao mostrar as imagens é importante orientar as crianças para observarem: o estilo das máscaras, formato, cores que predominam, material utilizado na confecção.   A professora deverá contextualizar em quias situaçõesos povos africanos usam as máscaras, por exemplo: em  diferentes situações religiosas, rituais de comemorações, danças.  Sugestão de perguntas: 

 Qual a origem do uso de máscaras? 

 Em quais momentos as pessoas usam máscaras ?   

Qual o significado das máscaras ?

 Quais os materiais usados na produção das máscaras? 

  

Fonte:http://blog.educacional.com.br/blogdeartes/2009/05/17/p88943/   

Fonte: http://aartemoderna.blogspot.com/2006/04/arte-africana.html  

 Após o término da conversa a professora deverá registrar as respostas da turma em um painel com o título  – O que sabemos sobre o uso de máscara na cultura africana. 

Atividade - 3

Dividir a turma em grupo de 4 ou 5 crianças.Cada grupo deverá desenhar suas máscaras. Após esse momento encaminhar a atividade de pintura. A professora deverá preparar a sala antes, forrando as mesas com jornais, providenciando pincéis de várias espessuras, depósito com água, retalhos de tecidos para enxugar os pincéis.Quando os trabalhos ficarem prontos, deixar secar e organizar uma exposição.   

 

http://ec01doportorico.blogspot.com/2009/11/mascaras-africanas.html      

http://negromostraatuaface-atividades.blogspot.com/  

Outra sugestão

A professora poderá propor a colagem de máscaras com sobras de papel. Em grupo as crianças irão fazer o esboço de sua máscara, listar os matriais que irão usar. Depois, a professora distribue  cola, tesoura, penas coloridas, lã., contas, e papel colorido. 

Fonte: Aquivo da Autora.

Atividade - 4

A professora pode propor um baile para os alunos usarem as máscaras. Conversar com os alunos sobre a influência da cultura africana em nossas vidas. Citar por exemplo a música e  a dança: o samba, coco de roda etc.

 Dicas de organização!

  • Levar para sala músicas  próprias da cultura africana  para as crianças ouvirem . Realizar um levantamento das músicas que mais gostaram e votação de uma música.   
  • Colocar a música para a turma dançar livremente. Em seguida solicitar que a metade da turma dance e a outra assista,  depois ao contrário em seguida juntar os grupos para a escolha de 05 passos  para a coreografia.
  • Organizar com as crianças a ordem dos passos e depois o desenho dos mesmos (cada grupo escolhe e desenha um passo ) a professora selecionará  os cinco da coreografia e afixará de modo visível na sala.  
  • Realizar ensaios para aprenderem a coreografia. Ao encerrar cada ensaio sentar com o grupo para avaliar o que deu certo, e o que precisa melhorar - Combinar figurino.
  • Para a apresentação,  enviar bilhete para aos pais solicitando biquini para as meninas e sunga para os meninos.
  •  No dia da apresentação a professora deverá organizar com as crianças o espaço,  utilizar algumas máscaras para decorar.                               

 

Recursos Complementares

LIVRO

Contos Africanos Para Crianças Brasileiras. Rogerio Andrade Barbosa. PAULINAS.

Museu Afrobrasil

Avaliação

Observar se oa alunos conseguem:

Contextualizar a história das máscaras na cultura africana.

Participaram da confecção de máscaras e da dança.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/8 - 62,5%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 1/8 - 12,5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • henrique de souza andrade, cef 11 , Distrito Federal - dijo:
    henrique2macedogato@hotmail.com

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    achei legal


  • Marcilene, CEMEI-Benedicta Sthal Sodré , São Paulo - dijo:
    cilene.gf@gmail.com

    13/11/2012

    Três estrelas

    Gostei da ideia, pois é simples e fácil de trabalhar até com alunos na educação infantil.


  • MARIA SUELY QUEIROZ BORGES, COL EST JUSCELINO K DE OLIVEIRA , Tocantins - dijo:
    suellen_suely@hotmail.com

    20/10/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão sobre as máscaras em diferentes culturas. Bem interessante para desenvolver em sala.


  • Ana Paula, CEEBJA ARUACArIA , Paraná - dijo:
    anamartans@gmail.com

    22/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei essa atividade, além de criativa também é contextualizada.


  • Adeildo, PMES , Espírito Santo - dijo:
    pedagogia.vital@gmail.com

    26/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa, obtive otimos resultados com esta sugestão. Obrigado.


  • Tatiane Aaparecida Cerqueira, José Carlos da Silva , São Paulo - dijo:
    tatia.neap@hotimail.com

    07/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das mascaras acredito que irá me ajudar nas aulas para trabalhar o preconceito entre a sociedade


  • Zanandrea Renzi, E M Chiquinha Gonzaga , São Paulo - dijo:
    zanarenzi@yahoo.com.br

    07/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei das mascaras e acredito que a aula pode ser adaptada para a creche tambem.


  • Suzana, SMEC , Rio Grande do Norte - dijo:
    suzanamagalybf@hotmail.com

    05/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Essa atividade também pode ser realizada com as crianças da educação infantil adaptando as várias faias etárias, conteúdos e realidades das turmas. Valeu!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.