Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“Oralidade e o Recontar de histórias”.

 

13/08/2010

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Despertar nas crianças o gosto pela leitura;
  • Estimular a criatividade;
  • Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
1 aula de 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Hora da história – “Que planeta é esse?” – Regina Coeli Rennó, editora FTD.

Trata-se de um livro sem texto, histórias com este recurso são uma excelente estratégia para explorar a oralidade. Os livros de histórias sem texto constituem-se um exemplo de comunicação sem o uso de palavras, utilizando-se apenas de imagens para transmitir mensagens. Portanto, antes de apresentar as imagens converse com as crianças: “Hoje vamos ler um livro juntos que não tem palavras escritas, tem apenas os desenhos da cena”.Para esta aula, propõe-se uma leitura do livro, mostrando as imagens contidas no livro e as imagens abaixo:

 

http://www.brasilescola.com/upload/e/desmatamento%20e%20poluicao%20do%20ar.jpg 

http://robertobertholdo.jornale.com.br/wp-content/uploads/2010/04/engarrafamento.jpg 

http://blog.comunidades.net/galeria/blogshow164205015.jpg 

Consultas realizadas no dia 20 de Julho de 2010 às 16:48.

2. Mostre a primeira cena do livro e dialogue com as crianças sobre o que o personagem está fazendo, que objeto é aquele que ele está segurando, explique o que é uma luneta e para quê serve. A cada nova cena, explore a interpretação oral das imagens, explorando-a com perguntas dirigidas aos alunos;

3. Para explorar as imagens acima, inicie uma nova conversa com os alunos:

  • O que está acontecendo com o nosso planeta?
  • O que estamos fazendo para salvá-lo?
  • Na história de Regina Coeli, nosso amigo passarinho resolve fazer uma verdadeira limpeza no planeta. Como nós podemos ajudar nosso amigo passarinho?

4. Após a apresentação das imagens, sem a sua intervenção, solicite aos alunos um recontar da história através das ilustrações;

5. Conte agora a história com suas palavras e peça para que um grupo de dois alunos reconte apenas o final da história.

2º Momento: O recontar através de um pequeno debate               

Converse com as crianças sobre a história, levantando as seguintes questões:

  • “Tem alguma parte da história que alguém não entendeu”?
  • “Qual foi”? (Peça ajuda às outras crianças para esclarecer alguma dúvida da história);
  • “Alguém pode contar para os amigos como foi”? (Organize as crianças para que falem cada um de cada vez ou escolha apenas uma criança para que conte como foi);
  • “E agora, quem poderia contar como terminou a história”?

1. Peça às crianças que se coloquem no lugar do passarinho da história e proponham novas soluções para o problema (planeta está destruído, sem árvores);

2. Liste as soluções;

3. Solicite que façam um desenho sobre a história que acabaram de conhecer. Peça que mostrem o desenho que fizeram e recontem a história que ouviram para alguém de casa;

3º Momento: Que mundo queremos viver?

1. Leia as soluções listadas no momento anterior da aula. Proponha algumas ações para a proteção do meio ambiente;

2. Converse com as crianças sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Explore as cores das lixeiras e os objetos que cada uma delas coleta. Proponha a construção de lixeiras para escola. Reserve caixas de papelão e peça para as crianças pintarem as caixas com as cores da coleta seletiva;

3. Planeje um Dia “D”. Programe uma caminhada com as famílias em um parque da cidade e no final do mesmo proponha um plantio de mudas de árvores nativas.

Recursos Complementares

Para esta aula, não utilizou-se recursos complementares.

Avaliação

Esta atividade visa permitir a interação das crianças com uma prática de leitura diferente. É papel do professor, portanto, motivar as crianças para aumentarem sua curiosidade pelos livros e outros materiais escritos. Além disso, a história trabalhada visa conscientizar as crianças sobre a importância da proteção do meio ambiente. Para isso, o professor deverá se atentar para o interesse, curiosidade e reflexão do tema.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.