24/06/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Junto com os alunos crie um blog que será utilizado para o compartilhamento das informações coletadas ao longo da aula. Coloque o seguinte título no blog: Radioatividade e energia nuclear: é possível o uso pacífico?
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Esse site permite criar um blog gratuitamente.
Em seguida peça para que cada grupo pesquise na internet as aplicações da energia nuclear. Após a pesquisa peça para os alunos classificarem essas aplicações em aplicações pacíficas e aplicações não pacíficas. Solicite aos alunos que coloquem o resultado dessa classificação no blog. Cada grupo deverá ler as informações postadas (colocadas) pelos outros grupos e verificar as semelhanças e diferenças entre as informações pesquisadas pelos outros grupos e a sua classificação.
Obs.: A partir de agora essa aula será dividida em duas partes: a primeira parte falará do uso não pacífico da energia nuclear e a segunda parte falará do uso pacífico da energia nuclear. Essa é a parte 2.
Após a pesquisa e a classificação, solicite aos alunos que leiam em voz baixa as aplicações da energia nuclear consideradas pacíficas. Em seguida informe aos alunos que no período pós-guerra, o crescimento populacional, associado ao desenvolvimento tecnológico, levou a um constante aumento de consumo de energia. Alguns países, como o Brasil, possuem diversas fontes para a obtenção de energia elétrica. Entretanto, na maioria dos países não há tanta diversidade de recursos disponíveis.
Peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Usina nuclear:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9572/atividade4/atividade4.htm
Usina nuclear
Depois da simulação, pergunte quais são as formas de gerar energia elétrica? Após isso, os alunos deverão pesquisar as formas alternativas de obtenção de energia elétrica. Essas informações dever&ati lde;o se colocadas no blog. Provavelmente os alunos encontrarão como forma alternativa a energia nuclear.
O professor deverá fazer a seguinte pergunta aos alunos: será que a energia nuclear já está sendo usada no mundo? Os alunos responderão que sim (pois durante a pesquisa eles encontrarão essa informação). Em seguida pergunte: Muitos países utilizam energia nuclear para gerar energia elétrica estão instaladas em todo o mundo? Após isso, peça para que os alunos acessem o link abaixo:
http://www.iaea.org/OurWork/ST/NE/Pess/RDS1_flash_charts.shtml
Neste site eles encontrarão a porcentagem de energia elétrica que é gerada através de energia nuclear. Peça para que os alunos vejam qual a porcentagem de geração de energia elétrica através da energia nuclear no Brasil. Informe aos alunos que essa porcentagem diz respeito as usinas termonucleares Angra 1 e Angra 2.
Link da imagem: http://www.eletronuclear.gov.br/imagens/uploads/Image/0216p.jpg
Para finalizar a aula os alunos deverão responder a pergunta: o Brasil apresenta um enorme potencial hidroelétrico e também utiliza a energia elétrica geradas pelas usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2. Para evitar falta de energia no futuro, o país deve investir em qual das duas formas de geração? As respostas dos alunos deverão ser colocadas no blog.
Nome | Tipo |
---|---|
Usina nuclear | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasOtima ! irá me ajudar muito com meu trabalhor sobre as usinas termonucleares !