Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Animais em extinção

 

10/07/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Interpretar e refletir os resultados das situações-problema; •Relacionar as atividades de adição e subtração como algo indissociável; •Comparar as relações entre tabelas e gráficos; •Ler e interpretar dados (tabelas e gráficos); •Adquirir noções básicas de adição, subtração; •Estimular contagem um a um e contagem por agrupamento; •Representar quantidades (com símbolos arbitrários e convencionais); •Registrar quantidades usando os símbolos numéricos; •Quantificar: mais, menos, igual, total; •Trabalhar com idéias de classificação, ordenação e seriação; •Relacionar entre número e quantidade.
Duração das atividades
cinco aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Realizar operações com números inteiros; •Saber orientar-se na resolução de problemas simples; •Compreender o que são números e numerais e saber relacioná-los; •Ter noção intuitiva de quantificação;
Estratégias e recursos da aula
Na sala de aula

               Professor, elabore uma tabela para que os alunos possam registrar aspectos importantes sobre o tema. Sugerimos o seguinte modelo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_01.jpg

 Motivação – Realizar a primeira abordagem através leitura coletiva do Poema “Animais em extinção”.

Sugestão: Escrever o Poema em uma cartolina e em seguida construir com massa de modelar ou desenhos dos animais para ser colado no cartaz.


Animais em extinção

Tem bicho em extinção
Que deveria ter de montão
Pandas araras e até gavião
Leopardo, golfinho e bisão
Todos esses ameaçados de extinção

Existem bichos em extinção
Que já foram muitos nesse mundão
Estão quase em extinção
Um bichinho e um bichão
O tigre-siberiano e o mico-leão

Existia um bicho grandalhão
Era o dinossauro, e bem grandão
Que bom seria se nesse mundão
Não existissem espécies em extinção
Tem homem que caça por emoção
Tem cientista que mata por informação
Nenhum desses tem noção
De que bichinho e bichão
Podem ficar em extinção...

Claudia Pehrsson Tambasco


               Após a leitura do poema e confecção do cartaz, fazer perguntas do tipo:

                    • O que é extinção?
                    • Onde acontece a extinção? 
                    • Porque acontece a extinção? 
                    • Onde fica a região Amazônica? 
                    • Quais são os animais da Amazônia que estão em processo de extinção?

               Professor, em seguida provoque um debate sobre as primeiras noções sobre o tema abordado no cenário; “Os animais em extinção”. Estimular e instigar a curiosidade das crianças sobre o tema. Parte dessa aula será em sala de aula e a outra parte no laboratório de informática. No laboratório os alunos devem fazer pesquisas sobre os animais abaixo: 
                    • Tamanduá – bandeira. 
                    • Macaco barrigudo. 
                    • Peixe boi.
                    • Onça pintada.

               Como sugestão de atividade, indicamos três sites: 
                    • Floresta Amazônica, http://www.canalkids.com.br/viagem/brasil/floresta.htm  
                    • Mundo dos Animais, http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/index.htm  
                    • Animais ameaçados de extinção, http://www.saudeanimal.com.br/extincao.htm

               Depois de discutir as questões e observar atentamente as repostas dos alunos, o Professor poderia, junto com eles, formar questionamentos através da construção um texto coletivo conduzindo-os a uma reflexão sobre o problema da extinção em nosso país.

Laboratório de informática

               Professor, depois de aula contextual sobre animal em extinção, sugerimos que em cada computador fiquem no máximo dois alunos. Peça aos alunos que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html. Procurar relembrar as atividades realizadas na sala de aula. Explicar como usar o objeto. Quais teclas devem ser usadas. Acompanhar e observar como os alunos estão resolvendo as situações propostas. Ao acessar o aplicativo, aparecerá a tela onde pedirá para informar o nome do aluno:


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_02.jpg

               O aplicativo contém quatro atividades, sugerimos que em cada aula resolva uma delas.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_03.jpg

Atividade peixe-boi

               A primeira é a do peixe-boi. Quando selecionada esta opção aparecerá uma tela com o tópico “Você sabia?” que contém informações do peixe-boi. Leia com os alunos e faça alguns comentários. Em seguida, peça a eles que cliquem com o mouse na opção “Atividade”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_04.jpg
 

               Nessa atividade os estudantes terão que fazer a classificação dos animais de acordo com sua espécie. Após, terão que fazer comparação e união dos elementos, trabalhando com soma e subtração. Por exemplo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_05.jpg

               Clicando na opção “Ajuda”, aparecerão todas as informações como proceder a atividade.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_06.jpg

               Nessa atividade os alunos terão que fazer a classificação dos animais de acordo com sua espécie.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_07.jpg

               Após, terão que fazer comparação e união dos elementos, trabalhando com soma e subtração. Por exemplo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_08.jpg

 
Atividade do Tamanduá Bandeira

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_09.jpg

               Nessa atividade o estudante vai utilizar as setas para levar o Tamanduá até o formigueiro. Após essa atividade, terá que classificar quantas vezes andou para baixo, para cima, para esquerda ou direita. Essa atividade tem o objetivo de fazer uma iniciação a analise de tabelas e gráficos.

Atividade da Onça pintada

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_10.jpg


               Nessa atividade os alunos são convidados a ajudar a limpar o rio para que a onça pintada possa se alimentar. Para isso, eles terão que pegar os objetos que estão no rio e separá-lo na tabela que se encontra à esquerda da tela. Após separar todo o material, eles vão responder alguns desafios sobre essa atividade. As perguntas dessa atividade são: 
                     • Quantos pneus e latas você retirou no total? 
                     • Ao todo, você retirou quantos objetos do rio?
                     • Quantas latas você retirou a mais que garrafas?

               Essas perguntas têm o objetivo de trabalhar a classificação e reações todo-parte. Nessa atividade são trabalhadas as operações de adição e subtração. O professor ainda pode, na sala de aula, trabalhar com classificação do outros objetos, como por exemplo, objetos redondos, quadrados, etc.

Atividade do macaco barrigudo


               A atividade do macaco barrigudo possui dois níveis com o intuito de trabalhar com adição e subtração das partes. No nível um, os alunos precisam equilibrar um dos lados da árvore montando a estrutura da adição. Para isso terá que escolher duas quantidades de macacos para compor a quantidade total do outro galho. Na atividade abaixo, o galho direito possui oito macacos, sendo assim, terá que apertar nos numerais 06 (seis) e 02 (dois) para que eles sejam somados para formar a quantidade total de macacos para ser completado no galho da esquerda.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_11.jpg

                No outro nível, o estudante tem que comparar as duas quantidades de macacos para retirar a quantidade de macacos do galho com maior quantidade para ficar igual ao outro galho. Na situação abaixo, o galho esquerdo tem nove macacos e o galho direito tem dois. O estudante terá que retirar uma quantidade de macacos para a quantidade dos dois galhos ficarem iguais. Para isso, o estudante terá que apertar no número sete para efetuar a subtração.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2083/imagens/Aula2009_64_Fig_12.jpg
 

Avaliação
Professor, peça aos alunos que pesquisem em revistas, livros e ou jornais informações sobre a extinção dos animais. Em seguida responda as questões abaixo: a) O que significa a expressão “animais em extinção”? Explique com suas palavras. b) Porque acontece a extinção dos animais? Justifique as principais causas. c) Quais são os principais animais da Amazônia que estão em processo de extinção. Depois de os alunos terem feito as atividades de casa e no laboratório, sugerimos que eles completem as informações na tabela de anotações como avaliação final do trabalho.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 2/5 - 40%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Raimunda Nonata Menezes, Centro de Estudos Jonh Knox , Pará - dijo:
    rai.desouza@hotmail.com

    24/10/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante este plano de aula e as atividades bastantes criativas. Muito obrigada!


  • joceli porfírio bezerra de pontes, colégio monsenhor júlio maria , Pernambuco - dijo:
    joceliporfirio@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da sua aula, porem concordo com a professora Rosineide quanto ao nº de atividades. Acho que o tempo e a falta de conhecimento dos alunos para trabalhar na sala de informática vai dificultar bastante a cumprir com todas essas atividades.No meu caso porque a maioria dos alunos não tem computadores nem acesso a aula de infomática. Amei as outras sugestões de sites.


  • Isabel Ferreira, IEE Olavo Bilac , Rio Grande do Sul - dijo:
    isabelferreira13@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito de tua aula, parabéns! Precisamos incluir atividades com a informática urgentemente e a maneira mais prazeroza é através do lúdico.


  • rosa de fatima, educacional , Rio de Janeiro - dijo:
    rosafat2004@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muto da aula por fazer a ligação com o laborotório de informatica.


  • Rozineide Maria dos Santos, prefeitura do Recife , Pernambuco - dijo:
    loredanabr@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá. Interessante esta proposta de trabalho, mas penso que é meio complicado preencher o tempo da aula com tantos jogos. Senti falta do momento de sistematização do conhecimento e da verificação da aprendizagem. No mais, é excelente a indicação de sites ou de jogos que podem ser utilizados para desenvolver tais conteúdos. abraços!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.