Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA

 

03/08/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens natural e construída.
  • Diferenciar paisagem natural de paisagem construída.
  • Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor para introduzir o conceito de paisagem natural e construída com crianças do Ensino Fundamental Inicial – 1º ciclo, é importante resgatar os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema.  Os conceitos ou (pré) conceitos dos alunos têm como origem à vivência de cada um, pois a Geografia tem estreita ligação com a realidade e o lugar em que vivemos, assim a região em que você trabalha, se é um grande centro urbano, uma pequena cidade ou uma zona rural, implicará nos conceitos de paisagem natural e construída, por isso é fundamental que você possa partir dos conhecimentos trazidos por eles.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nossa aula está estruturada em três atividades e propõe alcançar os objetivos a partir das seguintes atividades:

 - Desenho de uma paisagem em que a natureza esteja presente.

- Debate e registro sobre os desenhos elaborados.

- Recorte e colagem de paisagens construídas.

- Análises e registros relativos às imagens coladas.  

 Professor, você vai precisar dos seguintes materiais:

- Caderno.

- Lápis preto e coloridos.

- Revistas, jornais ou livros usados com imagens de paisagens: natural e construída (para recorte).   

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

 Professor, pergunte aos seus alunos quem já foi em uma chácara ou fazenda? Peça que descrevam a paisagem. Questione os alunos que nunca foram a uma zona rural se já viram na televisão, em filmes, no telejornal ou em imagens (livros, revistas ). Solicite que façam um desenho da paisagem que viram ou imaginaram, em uma folha de papel ou no caderno. Para isso, peça que  façam uma moldura na folha, ou seja, um quadro do tamanho da página do caderno com lápis de cor e régua. Veja a sugestão do registro:  

Imagine um passeio em uma chácara, sítio ou fazenda. Faça uma moldura e desenhe no caderno a paisagem que você imaginou. Utilize a folha toda do caderno:

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

Depois que todos fizerem o desenho, solicite que mostrem para os colegas e façam um comentário sobre o que representaram.

Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06   

Professor  estimule os alunos  a ler e comentar suas respostas.   

CONFECCIONANDO UM MURAL COLETIVO   

Professor,  leve para sala um papel de 1 m de largura por 1,5 m de comprimento.

Cada aluno deverá desenhar no mural um elemento da sua paisagem rural que imaginou e desenhou anteriormente.    

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor resgate a paisagem que os alunos fizeram no mural. Explore o desenho e solicite que escrevam no caderno um pequeno texto contendo os seguintes itens:   

- Classificação da paisagem representada (natural ou construída).

- Nome dos elementos naturais, construídos ou humanizados representados na paisagem.   

Em seguida solicite que preencham o quadro abaixo com os nomes dos elementos desenhados no mural de acordo com as suas características.

NATURAL

CONSTRUÍDA

ATIVIDADE DE CASA

  Professor, solicite que os alunos façam em casa:

  1.  Pesquisem em livros, jornais ou revistas usadas,  recortem e colem no caderno duas gravuras de paisagens: uma natural e uma construída (transformada).         
  2.  Observem as gravuras que foram coladas e  listem o nome de tudo que vê nas mesmas.
  3.  Observem novamente as paisagens e escrevam o que têm de natural, de construído e que é comum a elas.

NATURAL

CONSTRUÍDA

 COMUM

Professor, se considerar que os alunos podem ter dificuldade em realizar esta atividade em casa, solicite que tragam as duas gravuras para a sala de aula e façam a atividade sob sua orientação.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, verifique se seus alunos conseguiram representar, por meio dos desenhos, os elementos que compõem as  paisagens natural e construída, para isso acompanhe de perto o trabalho. Para avaliar se eles conseguem diferenciar paisagem natural de paisagem construída  observe o quadro que eles fizeram.

Professor, ao longo desta atividade  observe se seus alunos conseguem conceituar o que  é paisagem, para isso questione-os sobre os elementos que caracterizam cada paisagem trabalhada, observe as atividades realizadas por eles (quadros e desenhos), pois ao longo do trabalho eles estarão construindo este conceito.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.