13/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das fábulas.
- Identificar a finalidade de tais textos.
Elementos da narrativa; ficção.
ATIVIDADE 1:
A seguir segue uma definição de fábula:
Fábula (lat. fari = falar e gr. pháo = dizer, contar algo) é a narrativa (de natureza simbólica) de uma situação vivida por animais, que alude a uma situação humana e tem objetivo transmitir certa moralidade. A exemplaridade desses textos espelha a moralidade social da época e o caráter pedagógico que encerram. Neles é oferecido um modelo de comportamento maniqueísta; em que o "certo" deve ser copiado e o "errado", evitado. |
Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Ática, 1997.
Como visto, a fábula encerra um ensinamento moral por meio de uma narrativa na qual os animais são os protagonistas. Como introdução ao assunto “fábula”, sugerimos promover um debate com os alunos, por meio de perguntas como: Animais falam? Vocês já ouviram algum animal falar? Já ouviram alguma história em que os animais falam? Quem gostaria de contar uma dessas histórias para a turma?
Permitir que os alunos contem as narrativas que conhecem, envolvendo animais. Após esse primeiro momento, o professor pode perguntar para eles qual é o nome dessas histórias curtas nas quais os animais são os personagens principais (fábula). É importante que o professor faça a distinção, entre as histórias contadas pelos alunos, aquelas que realmente são fábulas. Em seguida, o professor deve organizar os alunos em pequenos grupos e entregar, a cada grupo, várias fábulas e pedir que, após lerem-nas, escolham uma que queiram apresentar para os colegas.
Para obtenção de diferentes fábulas, pode consultar o seguinte endereço eletrônico:
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
ATIVIDADE 2:
Para a apresentação, pedir que os grupos escolham um aluno para representar cada animal e um outro para ser o narrador. Permitir que os alunos ensaiem a apresentação com seus grupos e, em seguida, que apresentem a fábula para os colegas.
ATIVIDADE 3:
Após o desenvolvimento das atividades anteriores, os alunos estarão mais familiarizados com as fábulas. Convide-os, então, para que, juntos, construam na lousa um quadro com as principais características das fábulas. À medida que os alunos forem apontando o que é recorrente/comum a todos os textos lidos e trabalhados em sala (retrata atitudes humanas; possui uma pequena narrativa, geralmente com diálogo; apresenta, ao final do texto, uma moral; o título geralmente apresenta o nome das personagens que participam da narrativa; presença de animais etc.), o professor pode anotar na lousa. Após isso, pedir que os alunos também registrem no caderno.
Para a realização da atividade, o professor podem consultar os seguintes endereços eletrônicos:
O professor que quiser se aprofundar na discussão sobre o assunto, pode acessar o seguinte endereço eletrônico:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=artigos/docs/confabulandovalores
ATIVIDADE 4: (avaliativa)
O professor deve pedir que os alunos, organizados nos mesmos grupos que fizeram as atividades anteriores, escrevam uma fábula. Para facilitar a escrita do texto, pode-se pedir que os alunos, previamente determinem qual moral será abordada e quais animais participarão da narrativa.
Após a escrita, solicitar que os grupos leiam a fábula para os colegas. Após a leitura de cada grupo, o professor pode propor que os alunos, com base nas anotações contidas no caderno sobre as características das fábulas (atividade desenvolvida anteriormente), avaliem se o texto escrito pelos colegas se trata de uma fábula ou não. À medida que os grupos forem apresentando e os colegas forem dizendo se se trata de uma fábula ou não, o professor pode verificar o quanto os alunos aprenderam sobre esse gênero textual.
Tal procedimento permite que o professor reflita sobre sua prática e que os alunos se auto avaliem, refletindo sobre o próprio desempenho e aprendam a identificar o que aprenderam e a corrigir erros e equívocos. É interessante que essa atividade avaliativa seja realizada após todas as aulas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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25/10/2011
Cinco estrelasEu achei muito interessante as aulas programadas aqui e de fácil acesso as informações que nos levam a aprofundar no assunto.