Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DIÁRIO DE BORDO: HOJE SOU UM ASTRÔNOMO

 

30/07/2010

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Conhecer através da observação do céu, as constelações, as fases da lua.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, sugerimos que o professor ministre  a aula “CONSTRUINDO O CONCEITO DE BIG BANG, UNIVERSO, GALÁXIA, ESTRELA, PLANETAS E SISTEMA SOLAR” apresentada neste portal, no seguinte endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18700 .

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Conversando com as crianças. 

Nesse momento o professor questiona as crianças sobre o que podemos observar no céu? As informações apresentadas pelas mesmas deverão ser registradas em um cartaz. Depois desse momento o docente questiona se as crianças já pararam para observar o céu e as suas características.  Diante das respostas o professor poderá sugerir que as crianças observem o céu durante a noite em alguns dias.

2° MOMENTO – Construindo o diário de bordo e orientando a observação. 

Depois de apresentar a sugestão o professor poderá construir coletivamente uma ficha que servirá para guiar e registrar as observações realizadas pelas crianças. No momento dessa construção o professor poderá indicar alguns elementos que poderão ser observados, tais como: formato da lua no momento da observação e a sua posição;  quais os outros astros que se pode observar; quais as constelações que também pode ser observadas.

Depois dessa construção é importante que o professor oriente que as crianças realizem a observação todas em um mesmo horário.

3º MOMENTO – Discutindo os resultados das observações. 

Ao trazerem os registros, as crianças precisam apresentar para toda a turma. À medida que as informações forem sendo apresentadas, o professor irá traduzindo as informações, como também, questionando o grupo. Será que se essa mesma observação for realizada em um outro dia a lua teria o mesmo formato? E se essa observação for realizada no mesmo dia em horário diferentes o que você pode observar de diferente?

À medida que as informações forem surgindo o professor poderá sugerir outros momentos de observações dias diferentes como também duas ou três observações em um mesmo dia.

4º MOMENTO -  Construindo o conceito de fases da lua e constelações. 

Diante das várias observações trazidas pelas crianças o professor poderá apresentar ,através de uma aula expositiva, as fases da lua. Essa aula também poderá contemplar o que são constelações e quais são as principais constelações que podemos observar.

Recursos Complementares

Sugerimos para fundamentação dessa aula os seguintes links:

Sobre as fases da lua:

http://www.zenite.nu/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua    

Sobre constelações:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Constela%C3%A7%C3%A3o  

Sobre astronomia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Astronomia 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram das observações, realizando os registros;
  • Participaram das discussões em sala sobre as observações realizadas;
  • Participaram da construção do conceito de fases da lua;
  • Participaram da construção do conceito de constelações.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.