27/07/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Estudar as propriedades das figuras geométricas para sua construção com régua e compasso.
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e acomode-os em duplas nos computadores. Peça a eles que assistam aos vídeos disponíveis em:
e registrem os tópicos interessantes. Após assistir ao vídeo, questione aos seus alunos:
Peça aos alunos que pesquisem na internet sobre os assuntos questionados e registrem os pontos principais em um editor de texto. Pesquisem também as formas de como construir um triângulo utilizando régua, compasso e transferidor. Professor, a pesquisa é livre, mas peça a eles que consultem também os sítios:
Professor, distribua uma folha de papel para cada aluno. Peça a eles que acessem o sítio http://www.scribd.com/doc/3353949/construcao-de-triangulos e construam os triângulos estabelecidos na atividade. Nos triângulos construídos, peça a eles que construam:
Professor, tire as dúvidas que surgirem.
Em seguida, peça para que cada aluno crie um problema com as situações descritas no sítio e depois troque o problema com o companheiro da dupla. Dê um tempo para que eles resolvam os problemas criados.
Agora vamos utilizar um software de geometria dinâmica. Nesta aula utilizaremos o Risko, trata-se de uma ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana. O software e documentação de sua utilização estão disponíveis em http://risko.pcc.usp.br/. Outras documentações de utilização do software estão disponíveis na seção recursos complementares. Professor, oriente seus alunos e, em seguida, peça a eles que resolvam os problemas utilizando a ferramenta.
Professor, peça aos alunos que resolvam os exercícios que estão disponíveis em:
Professor, elabore uma lista de atividades para eles possam praticar no software observando as principais características para construção de um quadrado, por exemplo:
Professor, uma das propriedades do triângulo é ser uma figura rígida. Sendo assim, proponha aos seus alunos a de uma miniatura de um portão, por exemplo, como da figura abaixo, mas utilizando palito de picolé e sem a fixação do palito na transversal.
Origem da imagem: http://farm1.static.flickr.com/169/455921915_40ad72fcdb_o.jpg
Sem o palito da transversal, peça aos alunos que movimentem a miniatura e peça a eles que observem a rigidez do portão. Questione: “Ele se deforma ?”. Em seguida, peça a eles que fixem o palito da transversal. Questione:
1) Parte teórica
2) Software de geometria dinâmica:
•Risko, ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana, disponível em http://risko.pcc.usp.br/.
Documentação:
Vídeos:
•Geogebra,
•Régua e compasso, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180. Documentação de como construir um quadrado utilizando este software estão disponíveis em http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x/car-tutorial-07-swf/car-tutorial-07-main-swf.html.
•Tutoriais de Softwares para o Ensino de Matemática, http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/tutoriais_softwares/index.html
3) Geometria,
4) Tutoriais:
a) Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88. Neste sítio, existem diversos tutoriais que ajudaram a trabalhar com ferramentas de informática, como WebQuestion; Wiki; Twitter; JClic, PaintNet e outros, que ajudaram no desenvolvimento de nossas aulas. Veja também:
b) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque:
5) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
• Atividades em sala.
• Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
• Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
• Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs, Fóruns e Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/) sobre o assunto.
• Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
• Seminários sobre as atividades indicadas na aula.
• Professor experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, livros e exercícios virtuais. “Inclusão digital nas escolas públicas”, http://www.escolabr.com/novo/, por exemplo, veja http://professorcarlos.ninehub.com, acesse como visitante. Acesse o "Curso de Moodle" dentro da categoria "Coordenação pedagógica".
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