23/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
· Desenvolver a atenção e a concentração;
· Entrosar-se com os colegas;
· Desenvolver a capacidade de observação.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Primeiro Momento:
Leve para a sala uma brincadeira que estimule a concentração e a atenção das crianças. Como brincar: Fale com voz firme, ritmada e, ao final, aponte de surpresa, uma criança que responderá de imediato o que se pede. A pergunta deve ser adequada à idade das crianças.
Por exemplo:
Você: _ Atenção!
Todos: Bater três palmas.
Você: _ Concentração!
Todos: Bater três palmas.
Educador:_ Diga o nome!!
Todos: Bater três palmas.
Educador:
_De um animal! (Pode ser fruta, alimento, cores, nomes de pessoas, marcas de carro, etc.)
Criança: _ Elefante!
As outras crianças não podem repetir as respostas que já foram dadas. Se você preferir substitua as palmas por bater os pés, estalar os dedos, estalar a língua etc. Ao final da brincadeira faça uma avaliação com as crianças sobre o que acharam. Ouça-as e reflita sobre as atitudes de cada uma. Há criança que não aceita errar e nesses momentos demonstram muita dificuldade quando não sabem a resposta. Torna-se então um momento de intervenção do professor que auxilia a criança na compreensão e (re)elaboração dos próprios sentimentos.
Segundo Momento:
Converse com as crianças sobre a importância de ter atenção e concentração durante as atividades desenvolvidas. Proponha a brincadeira “Telefone sem fio”. Com as crianças em roda diga uma mensagem ao ouvido da que está em um de seus lados. Oriente as crianças a passar a mensagem para o colega subseqüente e assim por diante até que chegue onde começou. Quando a mensagem chegar ao fim converse com as crianças sobre a diferença da mensagem inicial com a mensagem que chegou ao final. Explique a elas que isso ocorre porque muitas vezes não observamos direito o que o outro fala. A partir daí, debata com as crianças a questão da fofoca: como surge, quem é prejudicado, quais as suas conseqüências, como podemos compreender coisas erradas por não prestar atenção nelas. Converse ainda sobre a importância de prestar atenção ao que se escuta e de se ter cuidado com acusações feitas aos colegas, pois algumas vezes podemos estar sendo injustos.
Terceiro Momento:
Peça às crianças que façam um registro da brincadeira do “Telefone sem Fio” em forma de desenho. Deixe as atividades expostas na sala.
Quarto Momento:
Com as crianças em roda faça a brincadeira “Uni-duni-tê” buscando reforçar o trabalho com a atenção e a concentração. Recite o verso “Uni-duni-tê, Salamê míngüe, o sorvete colore, O escolhido foi você!” Uma criança deve recitar o verso, apontando ritmadamente cada colega. Quem for o último, será o escolhido e recomeçará. Esta brincadeira poderá ser utilizada para escolher quem vai comandar uma atividade ou quem será o pegador. Finalize a atividade com a confecção de um sorvete colorido feito com papel crepom.
Para fazer o Sorvete, você vai precisar de:
Papel crepom de várias cores; Cartolina; Cola e tesoura.
Como fazer: Faça um cone de cartolina; Corte o papel crepom colorido em quadrados; Dê os quadrados de papel crepom para as crianças amassarem fazendo bolas, como se fossem bolas de sorvete. Cada criança deve escolher três cores e colar as bolas no cone, formando o sorvete. Depois de seco deixe as crianças levarem o seu sorvete para casa.
Durante o desenvolvimento das atividades vá observando e intervindo sempre que preciso nas relações e aprendizagens das crianças.
Observe-as fazendo os seguintes questionamentos:
· As crianças estão mais atentas e com poder de concentração maior?
· Estão mais entrosadas e respeitando mais a vez do outro?
· Respeitam mais a vez do outro e as escolhas democráticas?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/09/2013
Cinco estrelasGostei da aula legal