Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Atenção e concentração: você é bom de memória?

 

23/08/2010

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Desenvolver a atenção e a concentração;

 ·       Entrosar-se com os colegas;

 ·       Desenvolver a capacidade de observação.  

Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento: 

Leve para a sala uma brincadeira que estimule  a concentração  e  a  atenção das crianças.  Como brincar: Fale com voz firme, ritmada e, ao final, aponte de surpresa, uma criança que responderá de imediato o que se pede. A pergunta deve ser adequada à idade das crianças.

Por exemplo:

Você: _ Atenção!

Todos: Bater três palmas. 

Você: _ Concentração!

Todos: Bater três palmas.

Educador:_ Diga o nome!!

Todos: Bater três palmas.

Educador:

_De um animal! (Pode ser fruta, alimento, cores, nomes de pessoas, marcas de carro, etc.)

Criança: _ Elefante!  

 As outras crianças não podem repetir as respostas que já foram dadas. Se você preferir substitua as palmas por bater os pés, estalar os dedos, estalar a língua etc. Ao final da brincadeira faça uma avaliação com as crianças sobre o que acharam. Ouça-as e reflita sobre as atitudes de cada uma. Há criança que não aceita errar e nesses momentos demonstram muita dificuldade quando não sabem a resposta. Torna-se então um momento de intervenção do professor que auxilia a criança na compreensão e (re)elaboração dos próprios sentimentos.  

 Segundo Momento: 

Converse com as crianças sobre a importância de ter atenção e concentração durante as atividades desenvolvidas. Proponha a brincadeira “Telefone sem fio”. Com as crianças em roda diga uma mensagem ao ouvido da que está em um de seus lados. Oriente as crianças a passar a mensagem para o colega subseqüente e assim por diante até que chegue  onde começou. Quando a mensagem chegar ao fim converse com as crianças sobre a diferença da mensagem inicial com a mensagem que chegou ao final. Explique a elas que isso ocorre porque muitas vezes não observamos direito o que o outro fala. A partir daí, debata com as crianças a questão da fofoca: como surge, quem é prejudicado, quais as suas conseqüências, como podemos compreender coisas erradas por não prestar atenção nelas.  Converse ainda sobre a importância de prestar atenção ao que se escuta e de se ter cuidado com acusações feitas aos colegas, pois algumas vezes podemos estar sendo injustos.   

Terceiro Momento:

Peça às crianças que façam um registro da brincadeira do “Telefone sem Fio” em forma de desenho. Deixe as atividades expostas na sala.  

Quarto Momento:  

Com as crianças em roda faça a brincadeira “Uni-duni-tê” buscando reforçar o trabalho com a atenção e a concentração. Recite o verso “Uni-duni-tê, Salamê míngüe, o sorvete colore, O escolhido foi você!” Uma criança deve recitar o verso, apontando ritmadamente cada colega. Quem for o último, será o escolhido e recomeçará. Esta brincadeira poderá ser utilizada para escolher quem vai comandar uma atividade ou quem será o pegador. Finalize a atividade com a confecção de um sorvete colorido feito com papel crepom.

Recursos Complementares

Para fazer o Sorvete, você vai precisar de:

Papel crepom de várias cores; Cartolina; Cola e tesoura.  

Como fazer: Faça um cone de cartolina; Corte o papel crepom colorido em quadrados; Dê os quadrados de papel crepom para as crianças amassarem fazendo bolas, como se fossem bolas de sorvete. Cada criança deve escolher três cores e colar as bolas no cone, formando o sorvete. Depois de seco deixe as crianças levarem o seu sorvete para casa.

Avaliação

Durante o desenvolvimento das atividades vá observando e intervindo sempre que preciso nas relações e aprendizagens das crianças.

Observe-as fazendo os seguintes questionamentos:

·        As crianças estão mais atentas e com poder de concentração maior?

·        Estão mais entrosadas e respeitando mais a vez do outro?

·        Respeitam mais a vez do outro e as escolhas democráticas?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.