Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como nascem os pingüins

 

06/07/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a forma de reprodução dos pingüins;
  • perceber a organização social e familiar dos pingüins;
  • identificar as relações entre o filhote, seu pai e sua mãe.
Duração das atividades
Quatro momentos de 30 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que as crianças compreendam o processo de reprodução dos animais.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Como nasce um pingüim?

A professora deve promover uma discussão na sala que conduza as crianças a pensar como nasce um pingüim. Deve ouvir as crianças e registrar suas respostas. Em seguida sugerir como tarefa de casa, uma pesquisa junto com os pais, para descobrir como nascem estes animais. 

 Fonte: http://pink.dornbeast.com/wp-content/uploads/2008/07/pinguim_f_024.jpg 

 2º Momento:

A professora deve retomar com as crianças o resultado da pesquisa que fizeram junto aos pais. Depois fazer perguntas do tipo: quantos ovos a fêmea do pingüim põe de uma vez? São muitos ou poucos? Quem cuida dos ovos até o nascimento dos pingüins? Se as crianças não conseguirem responder a estas questões, a professora pode assistir a vídeos com elas que apresentem estas informações.

Sugestão de vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=sA8gC056CaE&feature=related 

3º Momento:

Depois de assistirem aos vídeos, a professora pode retomar a discussão e pedir que as crianças representem com recorte e colagem, os novos conhecimentos adquiridos. Para a atividade de recorte e colagem, a professora deve disponibilizar materiais para que as crianças criem um cenário do espaço onde vivem os pingüins, depois recortar pingüins em revistas, recortar em cartolina branca, os ovos e montar painéis que podem ilustrar o mural da sala.

4º Momento:

A professora deve propor a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelas crianças, em forma de texto coletivo. Neste, as crianças farão um resgate de tudo que aprenderam sobre a forma de reprodução dos pingüins: tempo que leva para os ovos eclodirem, quem cuida dos ovos durante o processo de espera da eclosão, quem cuida dos filhotes, quem busca comida etc. As crianças podem convidar uma outra turma e socializar os novos conhecimentos acerca da reprodução dos pingüins.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre os pinguins:

http://www.webciencia.com/14_pinguim.htm 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar:

se as crianças conseguem reconhecer a forma de reprodução dos pingüins; se percebem a forma de organização social e familiar dos pingüins; se identificam as relações estabelecidas entre o filhote, seu pai e sua mãe.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Andrea, nei , Rio Grande do Norte - dijo:
    nataldiniz@yahoo.com.br

    18/08/2010

    Quatro estrelas

    Oi Ana, gostei muito do tema, até por que podemos também tratar das questões do aquecimento global. bjs Andrea


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.