13/08/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Tenha sempre o hábito de cantar e brincar com as crianças.
Primeiro Momento:
Brinque com as crianças de uma brincadeira chamada “Onde está o meu par?”. Para brincar é preciso organizar as crianças em pares. Cada par deve combinar um som ou uma palavra como: au-au; miau-miau; Tum-tum; pipoca; amigo; piuiiii ou outro som para se identificarem. Depois que eles já tiverem combinado, separe os pares: um deve participar da roda e o outro, ficar no interior do circulo. Coloque uma venda nos olhos das crianças que estão dentro do círculo. Depois que as crianças que estão dentro do círculo já estiverem de olhos vendados, peça que as que estão formando o círculo mudem de lugar. A um sinal seu, as crianças que estão na roda sem os olhos vendados devem emitir os sons combinados com o colega, todos ao mesmo tempo. As crianças que estão com os olhos vendados devem caminhar em direção aos seus respectivos pares, orientando-se pelo som do seu par. Repita a brincadeira invertendo os pares.
Segundo Momento:
Depois que terminar a brincadeira faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a atividade. Como foi para elas encontrarem o som feito pelo colega? Foi fácil ou difícil? Gostaram da atividade? Proponha que façam um registro em forma de desenho retratando a brincadeira. Exponha as atividades no mural da sala.
Terceiro Momento:
Peça às crianças por meio de um bilhete à família que levem para a escola, copos de iogurte vazios em diferentes formatos, latinhas de refrigerantes vazias, caixa de fósforos, garrafas pets pequenas etc. Coloque todos esses objetos no centro da rodinha e peça às crianças que escolham apenas um dos objetos. Disponibilize diferentes materiais – arroz, milho, feijão, pedrinhas, sementes – para que as crianças coloquem dentro de seu recipiente. Novamente, cada criança deverá escolher apenas um dos materiais. Depois que todos já tiverem escolhido e colocado dentro dos recipientes o material, tampe ou lacre com fita adesiva. No caso dos copinhos de iogurte, serão necessários dois para se formar o instrumento. Depois de lacrado explore com as crianças o som que cada um consegue extrair de seu objeto. Converse sobre as diferenças produzidas e instigue as crianças a perceberem que, de acordo com o objeto/recipiente e com o material colocado dentro o som sai diferente. Depois de explorar bem em sala deixe que as crianças levem sua produção para casa. Você pode utilizar: copos de iogurtes vazios, garrafas de suco, garrafas de refrigerantes pequenos, latas de achocolatado ou de leite em pó, potes vazios de diferentes formatos, latas de refrigerantes, recipientes feitos de papel, plástico ou metal.
Fonte: http://aprendizagemcolorida.blogspot.com/2009/11/instrumentos-musicais-de-sucatas.html
Acesso em 09/08/2010.
O que é Percepção Auditiva?
A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, sendo assim parte do processamento auditivo que envolve a investigação do sinal acústico integrando a informação em modelos. Diferente dos nervos ópticos, a audição não suporta estímulos desagradáveis, ou seja, caso o ouvido for exposto a intervalos dissonantes tem-se a impressão de que esta errado, que não é belo ou em casos extremos uma peça dissonante pode causar irritabilidade ao ouvinte.
É importante propor atividades que contemplem a percepção auditiva pois é mais uma oportunidade de desenvolver juntamente com ela, o raciocínio lógico, a memória e a atenção. Professor, para compreender melhor a importância da percepção auditiva na aprendizagem das crianças, conheça o artigo que traz essa discussão no endereço abaixo: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=238
Visite o blog http://aprendizagemcolorida.blogspot.com/2009/11/instrumentos-musicais-de-sucatas.html
e aprenda mais sobre a construção de instrumentos musicais com sucatas.
Professor observe se seus alunos gostaram das atividades propostas.
Se conseguiram encontrar os pares na brincadeira? Observe ainda se tiveram atenção e mantiveram a concentração. Ampliaram a percepção auditiva que apresentavam antes desse trabalho?
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/02/2015
Cinco estrelasOlá Núbia e Rita, Estava procurando atividades para trabalhar a percepção oral, com alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais na Educação Especial e essa aula me ajudou muito, embora tivesse que fazer as adaptações. Valeu demais! Parabéns!!!! Maria da Silva Rodrigues
07/07/2012
Cinco estrelasNúbia, gostei bastante da sua aula. Atividade lúdica é a melhor maneira de trabalhar com a criança da ed. inf. e concordo com voce, a percepção auditiva é muito importante no desenvolvimento das estruturas mentais, juntamente com as outras áreas sensoriais. Parabéns!