22/06/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
As crianças precisam entender o conceito de habitat natural para melhor compreender esta aula.
A professora deve desencadear uma discussão para perceber se as crianças conseguem nomear locais onde vivem os pingüins. As crianças devem saber que existem diferentes espécies de pingüins que vivem em diferentes locais do mundo. Depois levá-las a assistir um vídeo que mostre o pingüim em seu habitat natural.
Vídeos sugeridos:
http://www.antarctica.ac.uk/images/video/player.php?id=55ea2ec3 http://www.youtube.com/watch?v=vNDc3-0gkew
2º Momento:
Depois de assistirem aos vídeos, a professora pode pedir para que as crianças falem como acham que é o clima onde vive os pingüins, como será que conseguem viver na neve e no gelo e comparar com as nossas condições de vida nos trópicos. Depois pedir que as crianças representem o habitat natural dos pingüins. Para esta atividade a professora deve oferecer papéis de cor azul claro e giz de cera branco que as crianças queimam na vela e fazem suas pinturas, dando relevo e volume a pintura, representando o gelo. O mesmo podem fazer com o giz de cera preto e de outras cores para pintar os pingüins e outros elementos e animais do seu habitat.
3º Momento:
Depois das descobertas feitas, a professora deve propor àss crianças a construção de uma tabela em que, numa entrada constaria a raça de pingüim e em outra, o local onde vive:
Espécie |
Local onde vive |
Pingüim Imperador |
Pólo Sul |
Pingüim Macarone |
Ilhas do Pacífico, Indico e Atlântico |
Pingüim Adelle ou Real |
Antártida |
Observação: o professor deve saber que existe cerca de 18 espécies de pingüins distribuidos pelo mundo.
4º Momento:
A professora deve discutir com as crianças os perigos e ameaças de extinção que sofrem os pingüins, bem como seus processos de migração. Identificar as causas dessas ameaças através de leitura de textos e de pesquisa na internet, depois produzir um texto que trate destas questões e das do processo de migração dos pingüins
Textos sugeridos para o professor se fundamentar
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=768&sid=2
http://www.ecoblogue.net/index.php?option=com_content&task=view&id=316&Itemid=6
http://dealmeida.net/journal/por-que-tantos-pingueins-estao-aparecendo-na-costa-do-brasil
Sobre pinguins:
http://naturezabiologica.blogspot.com/2010/05/pinguins-imperadores-e-outras-especies.html
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar características do habitat natural dos pingüins, bem como se nomeiam e identificam causas das ameaças de extinção dessas espécies e seus processos de migração.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!