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O NÚMERO ORDINAL COMO ORGANIZADOR DE BRINCADEIRAS CORPORAIS

 

13/10/2010

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer uso da ordem para organizar ações em situações de brincadeira. 
  • Fazer numeração de fatos cotidianos pela ordem;
  • Fazer uso dos números ordinais para desenvolver o domínio desse conhecimento.
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contar fazendo  sequência e a ordem do numeral.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 - Diferenciar a função do ordinal e da quantidade

1º momento - Professor ajude seus alunos a construir o conceito de posição a partir de apresentação de figuras. Leve à roda uma série de figuras ou objetos com a finalidade de os alunos fazerem operações usando quantidades e ordens, verificando os símbolos que servem para quantificar e os que servem para ordenar. Como pode ser visto no exemplar abaixo: 

Ao mostrar as figuras, o professor vai colocando no chão uma carta de cada vez, para que as crianças percebam a ordem da disposição dos objetos.  Em seguida, faz algumas perguntas:

  • Qual foi a primeira figura colocada?             
  • Qual foi a segunda?          
  •  Qual foi a terceira?           
  •  Qual foi a quarta e última?

A partir desse contato inicial, o professor proporciona a possibilidade de trabalho, os alunos (organizados em duplas) preenchem o quadro abaixo:  

Nome da Carta     

Ordem da carta

Quantidade de pessoas

Atividade 2 -  Brincar com o corpo,  usando a ordem dos numerais

 1º momento – O professor explica às crianças  que elas ficarão sentados na roda para que possam iniciar a contagem numérica, seguindo algumas orientações:

  •  decidir o ponto largada (inicial) e o ponto de chegada (final) para a contagem (quem será o primeiro e último); ·
  •   Contar os  presentes na roda;     

O professor comunica a regra da brincadeira -  Uma criança inicia a contagem e quando o professor disser: “parou”, ela fala a posição do colega na roda; se errar,  os demais  ajudam e ele continua a contagem de onde parou. O professor faz outras intervenções, parando a contagem, para dinamizar o jogo.

Obs.: É importante que o professor escreva na lousa os números representando quantidade e ordem para que os alunos ampliem seu repertório e, percebam que o numeral serve para contar e indicar a posição que cada objeto ocupa, seguindo uma ordem estabelecida.  Para ampliar o vocabulário, os alunos fazem relações entre a fala e a forma de grafar e ainda podem consultar no momento da contagem, fazendo a relação entre o numeral e o número de ordem, como no exemplo abaixo:

Ordem na roda

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

10º

Primeiro

Segundo

Terceiro

Quarto

Quinto

Sexto

Setimo

Oitavo

Nono

Décimo

  Ordem na roda

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20

Décimo primeiro

Décimo segundo

Décimo terceiro

Décimo quarto

Décimo quinto

Décimo sexto

Décimo sétimo

Décimo oitavo

Décimo  nono

vigésimo

 2º Momento – Com a brincadeira, "corrida de saco", o professor forma várias equipes e em cada equipe as crianças deverão ficar dispostas em uma ordem. Assim o professor vai problematizando as situações para montar as equipes. Como no exemplo abaixo:

  •  hoje vieram 20 alunos e quero formar quatro equipes. Quantos ficarão em cada  equipe?
  •  Qual a ordem que cada aluno da equipe vai assumir?  A origem é o ponto de partida.

Em seguida, o professor entrega  o crachá indicando a ordem dos componentes de cada equipe e explica a brincadeira.Em cada equipe as crianças formam fila seguindo a ordem. O professor segue questionando quem é o primeiro da equipe amarela? Quem é o segundo? E assim, sucessivamente até chegar ao último. Depois orienta como os alunos farão a brincadeira, forma quatro equipes, em linha reta, na mesma direção, cada aluno fica em um ponto na sua posição esperando o colega chegar, pulando  saco, em cada ponto troca de jogador. Isso ainda pode ser desenhado para facilitar o jogo.

Observação -  Nesse momento, o professor orienta para que formem cinco grupos com a mesma quantidade de crianças. Elas vão se agrupando até  formar a quantidade de grupos com a mesma quantidade de pessoas. A cada erro, o professor questiona e desafia para resolver a situação.

3º momento – Professor inicie a brincadeira, dando uma distância “X”, entre o ponto de partida e o de chegada. Ao toque do apito, as crianças começam a corrida de saco, de forma que, ao chegar ao ponto de revezamento faz a troca do saco com o participante da ordem, até que o último tenha feito seu percurso. A equipe que chegar primeiro será a vencedora. Terminado a brincadeira,  as crianças sentam  na roda e relatam oralmente como a brincadeira foi planejada e executada e o professor faz algumas questões, usando a ordem para refletir sobre o resultado e a posição dos jogadores: ·     

  •  Qual foi a equipe que chegou primeiro? 
  •  Qual foi a segunda? E a terceira? A quinta?
  •   Na equipe amarela, quem ocupou a quinta posição?
  •  A terceira posição?  
  •  Na equipe amarela, quem estava entre a quinta e a terceira posição?      

  As mesmas perguntas serão feitas as outras equipes.

Atividade 3 – Relato da vivência  

 1º momento - Professor oriente seus alunos para registrar a brincadeira no papel, por meio da escrita e do desenho. Você deve orientá-los para considerar:

  • a posição de cada um na sua equipe;
  • a quantidade de linhas, com seus pontos de segmentos.
  • A direção e ordem dos jogadores;
  • A ordem de chegada  das equipes.  

 2º momento - As crianças escrevem e podem desenhar o jogo, registrando o resultado e considerando a posição dos jogadores e da sua equipe. Em seguida, fazem a exposição para a turma discutindo os elementos da orientação..  

 3º momento – Professor oriente os seus alunos, a partir da escrita e do desenho que apresentaram como resultado, a formular  problemas e compartilhar com a turma para ser lidos e modificados, quando for o caso.

Recursos Complementares

COOL, C. TEBEROSKY, A.  Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.  

Avaliação

Verificar se as crianças compreenderam a função do número ordinal; se no momento do registrar tinham propriedade da ordem numérica (a ordem dos colegas em cada grupo, a ordem de chegada e a ordem do resultado da brincadeira).  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • ANDREIA, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR DIVINO BERNARDO GOMES , Goiás - dijo:
    DREIAREG@HOTMAIL.COM

    08/02/2016

    Cinco estrelas

    ADOREI A DINÂMICA FAZ RACIOCINAR E REFLETIR A CADA AÇÃO.


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