13/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Contar fazendo sequência e a ordem do numeral.
1º momento - Professor ajude seus alunos a construir o conceito de posição a partir de apresentação de figuras. Leve à roda uma série de figuras ou objetos com a finalidade de os alunos fazerem operações usando quantidades e ordens, verificando os símbolos que servem para quantificar e os que servem para ordenar. Como pode ser visto no exemplar abaixo:
Ao mostrar as figuras, o professor vai colocando no chão uma carta de cada vez, para que as crianças percebam a ordem da disposição dos objetos. Em seguida, faz algumas perguntas:
A partir desse contato inicial, o professor proporciona a possibilidade de trabalho, os alunos (organizados em duplas) preenchem o quadro abaixo:
Nome da Carta |
Ordem da carta |
Quantidade de pessoas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade 2 - Brincar com o corpo, usando a ordem dos numerais
1º momento – O professor explica às crianças que elas ficarão sentados na roda para que possam iniciar a contagem numérica, seguindo algumas orientações:
O professor comunica a regra da brincadeira - Uma criança inicia a contagem e quando o professor disser: “parou”, ela fala a posição do colega na roda; se errar, os demais ajudam e ele continua a contagem de onde parou. O professor faz outras intervenções, parando a contagem, para dinamizar o jogo.
Obs.: É importante que o professor escreva na lousa os números representando quantidade e ordem para que os alunos ampliem seu repertório e, percebam que o numeral serve para contar e indicar a posição que cada objeto ocupa, seguindo uma ordem estabelecida. Para ampliar o vocabulário, os alunos fazem relações entre a fala e a forma de grafar e ainda podem consultar no momento da contagem, fazendo a relação entre o numeral e o número de ordem, como no exemplo abaixo:
Ordem na roda
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
Primeiro |
Segundo |
Terceiro |
Quarto |
Quinto |
Sexto |
Setimo |
Oitavo |
Nono |
Décimo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ordem na roda
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
11º |
12º |
13º |
14º |
15º |
16º |
17º |
18º |
19º |
20 |
Décimo primeiro |
Décimo segundo |
Décimo terceiro |
Décimo quarto |
Décimo quinto |
Décimo sexto |
Décimo sétimo |
Décimo oitavo |
Décimo nono |
vigésimo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2º Momento – Com a brincadeira, "corrida de saco", o professor forma várias equipes e em cada equipe as crianças deverão ficar dispostas em uma ordem. Assim o professor vai problematizando as situações para montar as equipes. Como no exemplo abaixo:
Em seguida, o professor entrega o crachá indicando a ordem dos componentes de cada equipe e explica a brincadeira.Em cada equipe as crianças formam fila seguindo a ordem. O professor segue questionando quem é o primeiro da equipe amarela? Quem é o segundo? E assim, sucessivamente até chegar ao último. Depois orienta como os alunos farão a brincadeira, forma quatro equipes, em linha reta, na mesma direção, cada aluno fica em um ponto na sua posição esperando o colega chegar, pulando saco, em cada ponto troca de jogador. Isso ainda pode ser desenhado para facilitar o jogo.
Observação - Nesse momento, o professor orienta para que formem cinco grupos com a mesma quantidade de crianças. Elas vão se agrupando até formar a quantidade de grupos com a mesma quantidade de pessoas. A cada erro, o professor questiona e desafia para resolver a situação.
3º momento – Professor inicie a brincadeira, dando uma distância “X”, entre o ponto de partida e o de chegada. Ao toque do apito, as crianças começam a corrida de saco, de forma que, ao chegar ao ponto de revezamento faz a troca do saco com o participante da ordem, até que o último tenha feito seu percurso. A equipe que chegar primeiro será a vencedora. Terminado a brincadeira, as crianças sentam na roda e relatam oralmente como a brincadeira foi planejada e executada e o professor faz algumas questões, usando a ordem para refletir sobre o resultado e a posição dos jogadores: ·
As mesmas perguntas serão feitas as outras equipes.
Atividade 3 – Relato da vivência
1º momento - Professor oriente seus alunos para registrar a brincadeira no papel, por meio da escrita e do desenho. Você deve orientá-los para considerar:
2º momento - As crianças escrevem e podem desenhar o jogo, registrando o resultado e considerando a posição dos jogadores e da sua equipe. Em seguida, fazem a exposição para a turma discutindo os elementos da orientação..
3º momento – Professor oriente os seus alunos, a partir da escrita e do desenho que apresentaram como resultado, a formular problemas e compartilhar com a turma para ser lidos e modificados, quando for o caso.
COOL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.
Verificar se as crianças compreenderam a função do número ordinal; se no momento do registrar tinham propriedade da ordem numérica (a ordem dos colegas em cada grupo, a ordem de chegada e a ordem do resultado da brincadeira).
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/02/2016
Cinco estrelasADOREI A DINÂMICA FAZ RACIOCINAR E REFLETIR A CADA AÇÃO.