14/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Sequência numérica; cardinalidade e o ordinalidade.
1º momento - O professor propõe aos alunos a construção de um supermercado em sala de aula, mas para fazer essa brincadeira é necessário de algumas orientações, como, cada criança deve procurar, com ajuda de um adulto:
2º Momento - O professor organiza a turma em pequenos grupos e em seguida faz a orientação para que estabeleçam a relação entre o nome do produto e o preço e atribuam valores aos produtos. A tarefa é dividida, uma criança lê o nome do produto e o preço, outra procura a embalagem e a terceira fixa o preço.
Fonte: Relatório do NEI- Turma 1º ano - manhã
Obs: Nesse momento, as crianças atribuem valores aos produtos, o professor vai ajudando e auxiliando, verificando se os preços são compatíveis. No caso de não conseguirem atribuir o valor de mercado, o professor solicita que olhem na tabela de preço e ajuda as crianças a fazer a leitura dos valores.
1º momento - O professor orienta as crianças a levar um lápis grafite e papel para fazer anotações durante as compras. Explica ao grupo que todas as crianças deverão escolher três itens do supermercado, de modo que, a somatória dos produtos não ultrapasse de R$ 10,00. (dez reais). Em seguida, as crianças se dirigem ao caixa para pagar pelos produtos.
Comprador |
Gastos |
Ana maria |
R$ 4,00 |
Luis |
R$ 9,00 |
Luiza |
R$ 8,00 |
Maria |
R$ 7,00 |
2º momento - O professor discute os valores da tabela relacionados com o gasto dos compradores.
3º momento - As crianças organizam uma tabela individualmente, indicando o primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugar, tomando como referencia os valores do maior para o menor. Em seguida, o professor e as crianças fazem uma elaboração conjunta, a partir dos resultados individuais.
Nome das crianças |
Ordem dos gastos |
Luis |
R$ 9,00 |
Luiza |
R$ 8,00 |
Maria |
R$ 7,00 |
Felipe |
R$ 5,00 |
Ana Maria |
R$ 4,00 |
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.
Analisar se as crianças conseguiram realizar atividade de comparação de valores; se conseguiram representar as situações indicando o primeiro, segundo e terceiro e o último lugar.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!