14/03/2013
Alessandra Arce, Débora Alfaro S.M. Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Identificar os planetas que compõem o Sistema Solar;
Evidenciar a amplitude e complexidade do universo;
Desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação;
Aguçar os sentidos e expressões por meio das observações em relação ao Sistema Solar.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1: Descobrindo o que tem no Céu...
1. Para introduzir a temática sobre o Sistema Solar é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de conversa, nela faça alguns questionamentos às crianças, de modo a provocar a socialização de seus conhecimentos sobre a temática da aula. Sugere-se a seguinte questão:
- O que tem no céu?
2. Com base nesta primeira discussão, elenque todas as hipóteses das crianças e oriente as mesmas, a registrarem-nas em uma folha de papel, com o auxílio de: giz de cera; hidrocor; lápis de cor; tinta guache; etc.
3. Após o levantamento e registro das hipóteses, oriente os pais/responsáveis a enviarem bonés e óculos escuros para a realização da próxima atividade. Assim, caminhe com as crianças pela escola ou alguma praça próxima, procure um local que tenha um campo aberto, de modo que nada obstrua a visão das crianças. Desta forma, oriente-as a observarem o céu durante o dia e tudo o que encontram nele. Procure ir no horário em que o sol não esteja tão forte (antes das 10h e após às 15h).
4. Após a observação durante o dia, combine com os pais/responsáveis para levarem as crianças em um horário noturno no mesmo local. Realize com as crianças a mesma atividade. Oriente-as a observarem o céu à noite.
5. No próximo dia, após as duas observações feitas, em uma roda de conversa, discuta com as crianças as diferenças entre as observações feitas. Como sugestão apresentam-se as seguintes questões:
- Como estava o céu durante o dia?
- Como ele estava?
- O que aconteceu com este durante à noite?
- Como ele ficou?
6. Divida a turma em duplas, entregue uma cartolina dividida ao meio a cada uma. Com o auxílio de tinta guache e pincéis, oriente cada dupla a representar o que observou de um lado durante o dia, e o que observou, de outro lado, durante à noite.
7. A partir desta primeira apreensão dos alunos, em uma roda de leitura, faça a seguinte contação de história:
WINTERS, Pierre. Estrelas e Planetas. Editora: Brinque Book.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
8. Assim, após a leitura desta obra, aguce a curiosidade das crianças sobre o que temos além do que podemos ver a “olho nu”. Sugere-se, então uma nova roda de conversa, com os seguintes questionamentos:
- Quem nos ilumina de dia?
- Quem nos ilumina à noite?
- O que tem no céu?
- O que é uma estrela?
- O que é um planeta?
- Em qual planeta nós vivemos?
- Será que sem o sol, haveria vida em nosso planeta?
9. A fim de ajuda-las ainda mais na discussão sugere-se a apresentação do seguinte vídeo:
10. Com base nesta discussão preliminar, antes de explicar o sistema solar, leve as crianças até um Planetário próximo, para isso, peça a ajuda dos pais/responsáveis. Durante a visita, estimule as crianças a observarem pelo telescópio nosso céu e a registrarem tudo que foi visto.
* Lista de Planetários existentes no Brasil: http://planetarios.org.br/planetarios
11. Com o auxílio de massa de modelar, peça para que as crianças reproduzam tudo o que viram no Planetário.
Atividade 2: Astronautas por um dia...
1. Continuando a discussão da atividade anterior, a partir das observações e hipóteses das crianças, em uma nova roda de conversa, traga novos questionamentos sobre a como e quem se dedica a conhecer o sistema solar de pertinho. Para isso, sugere-se:
- Quem são as pessoas que trabalham viajando para conhecer o sistema solar e nos trazer as informações sobre ele?
- Como essas pessoas fazem este trabalho?
2. A partir do registro das hipóteses das crianças na lousa ou em um cartaz, realize a leitura da seguinte obra:
DK PUBLISHING. Astronauta por um dia. Editora: Caramelo.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
3. Após a leitura da história, converse com as crianças sobre as características dessa profissão, e assim, convide-as a se imaginarem “astronautas por um dia”. Para isso, confeccione com tecido de TNT e cartolinas diversas roupas de astronautas, uma para cada criança. Sugere-se que as crianças ajudem nesse processo. Após a confecção de suas roupas, com a ajuda de diversos materiais como: cartolinas, papel color set colorido; tinta guache; hidrocor; etc. construa com as crianças um foguete, o qual será o responsável “pela viagem no espaço”.
4. Depois de todos estarem vestidos e o foguete pronto, sente as crianças em volta ao foguete e apresente a elas a seguintes animações:
E estimule-as a imaginarem que estão fazendo a viagem. Outros vídeos que podem ser apresentados a fim de fomentar ainda mais a discussão são:
- O sistema solar; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA
- Ônibus Mágico: Perdidos no Espaço; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FBsdrD166Qc
- A grande viagem ao espaço; disponível em: http:// http://: http://www.youtube.com/watch?v=CK5iq281COw
5. Após a “viagem ao espaço”, com as crianças sentadas em uma roda de conversa, questione:
- O que encontramos em “nossa viagem”?
- O que descobrimos sobre o espaço?
- Quantos planetas encontramos?
- Quais os nomes dos planetas que vimos?
- Como são estes planetas?
6. Entregue para as crianças os contornos de cada um dos planetas do sistema solar, para que com o auxílio de tinta guache e pincéis, elas possam colori-los. Se possível, imprima fotos desses planetas e exponha na sala para que as crianças os observem.
7. Após a pintura de cada um dos planetas cole-os em um papel mais firme, de preferência papel cartão, depois risque-os em formato de um quebra-cabeça e corte. Dependendo da faixa-etária das crianças elas mesmas podem riscar e cortar, porém atente-se sempre aos cuidados necessários com o manejo da tesoura.
Ao final, entregue os planetas para que as crianças brinquem de monta-los.
8. Sugere-se também, que seja construído com as crianças um Sistema Solar em miniatura, de maneira coletiva.
Para a construção do mesmo, sugere-se a consulta do seguinte endereço: Construa seu próprio sistema solar:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/um-sistema-solar-para-montar/
Outras ideias, podem ser encontradas:
*Durante a construção do Planetário para fixar ainda mais os planetas, sugere-se que sejam apresentadas as seguintes canções:
- Doki Descobre: Os planetas do Sistema; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg&feature=related
- Barbiruxa: Os Planetas; disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=d6qcwRbrLIE&feature=related
9. Ao final, em uma roda de conversa, questione às crianças sobre a experiência de ter sido um astronauta, e peça para que ilustrem esse momento. É importante que esses desenhos sejam expostos na escola, como forma de socializar o trabalho e aprendizagem das crianças. Sugere-se que, se possível, seja colocada uma moldura de papel cartão ou EVA, para deixar ainda mais colorido o desenho.
Atividade 3: Conhecendo o nosso Planeta
1. Após conhecer todos os planetas que formam o sistema solar, neste momento, procure focar no planeta em que vivemos – Terra. Assim, com as crianças dispostas em uma roda de conversa, apresente alguns questionamentos para elencar os conhecimentos prévios que as crianças tem sobre este tema. Sugere-se, então algumas questões:
- De todos os planetas que vimos, em qual deles nós vivemos?
- Como é o Planeta em que moramos?
- Em que lugar ele fica no Sistema Solar?
- Como chama nosso planeta?
2. A partir das respostas das crianças, entregue uma folha sulfite e com o auxílio de lápis de cor, hidrocor, giz de cera; oriente-as a desenharem como é o nosso planeta.
3. Após os desenhos das crianças, faça a seguinte contação de história:
ROCHA, Ruth. Azul e lindo Planeta Terra, Nossa Casa. Editora: Salamandra.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
Ou ainda:
CHAUVEL, Pascal. Meu primeiro Larousse: Nosso Planeta. Editora: Larousse.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
4. Com base na leitura, apresente as crianças um Mapa Mundi e um Globo. Discuta e apresente às crianças cada um dos continentes que formam nosso planeta e alguns dos países. Procure ir aguçando a curiosidade das crianças, de modo que estas demonstrem seus interesses diante dos países que já ouviram falar, e que gostariam de saber onde ficam. Destaque o Brasil, o Estado em que se encontram e, se possível procure demonstrar a cidade onde estão.
Pode-se utilizar como recurso o Google Maps, disponível em:
http://maps.google.com.br/maps
http://maps.google.com.br/?hl=pt-BR
5. Para dinamizar ainda mais a aula, apresente o seguinte clipe musical:
Fonte: http://www.palavracantada.com.br
ORA BOLAS |
Oi, oi, oi... olha aquela bola |
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/286862/
Clipe musical disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AewiIY5jHy0
* Procure dinamizar, fazer com as crianças interajam com a música.
6. Após a apresentação da música, divida as crianças em grupos de três ou quatro alunos, com isso, entregue uma bola de isopor de preferência grande, e com o auxílio de tinta guache, peça para que os grupos reproduzam o planeta Terra. Para ajudar neste processo, apresente uma foto do mesmo.
7. Em outra roda de conversa, questione as crianças tudo o que tem em nosso planeta e como podemos cuidar deste. Para isto sugere-se:
- O que encontramos em nosso planeta?
- Como podemos cuidar de tudo que temos aqui?
- O que você tem feito para ajudar nosso planeta a ficar sempre lindo?
Para ajudar nesta discussão sugere-se o livro:
BROWN, Laurie Krasny. Dinossauros salvem a Terra.Editora: Salamandra
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
Ao final, construa um painel coletivo destacando as diversas ações que podemos ter para cuidar de nosso planeta. Para a construção do painel são necessários os seguintes materiais:
- Papel Craft;
- Giz de cera;
- Hidrocor;
- Algodão;
- Serragem;
- Tinta Guache colorida;
- Tiras de Tecido;
- Placas coloridas de EVA;
- Materiais reciclados;
- Etc.
Não se esqueça de expor o painel na escola.
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.
Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Astros | Animação/simulação |
Sistema solar | Animação/simulação |
Jogo do sistema solar do Cambito | Animação/simulação |
De onde vem o dia e a noite? | Vídeo |
a) Sugestões de livros:
- BRETONER, Paulo Sérgio. Os segredos do Sistema Solar. Editora: Atual
- COLE, Joanna; DEGEN, Bruce. Ônibus Mágico - Perdidos no Sistema Solar. Editora: Rocco
- GOLDSMITH, Mike. Descubra a Ciência - Sistema Solar. Editora: Ciranda Cultural.
- JEFFERS, Oliver. Como pegar uma estrela. Editora: Moderna
- MCDONALD, Megas. Chiclete- Super-Herói do Sistema Solar. Editora: Salamandra.
- MINI LAROUSSE. Universo. Editora: Larousse.
-OLIVEIRA, Marcelo R. L. A reunião dos Planetas. Editora: Companhia das Letrinhas.
- ZIRALDO. O planeta Lilás. Editora: Melhoramentos.
b) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
c) Sites de experimentos:
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma exposição sobre os principais conceitos dessa aula, podendo utilizar dos diversos trabalhos realizados, como: quadros; desenhos; painel; planetário. Peça para que os alunos, podendo utilizar-se das vestimentas de astronautas, expliquem essas questões e ao final, levem os demais colegas para conhecer mais de perto as características de nosso planeta.
Outra sugestão é a dramatização da canção “Ora Bolas”- do grupo Palavra Cantada, na qual algumas crianças podem encenar a música enquanto que as demais, podem ficar responsáveis pelo canto da mesma, utilizando diversos instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis (Algumas sugestões podem ser encontradas em: (http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html). Ao final, pode-se fazer uma apresentação a toda comunidade.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/04/2014
Quatro estrelasMuito bom, não sabia que existia esses recursos para nós professores. Adorei parabéns!!!
11/03/2014
Cinco estrelasQue aula maravilhosa!!! Sou professora do 3º ano e utilizarei muitas de suas ideias...
09/03/2014
Quatro estrelasDe grande ajuda para pode reconstruir conhecimentos métodos de ensino, assim podemos crescer mais no nosso dia dia. Parabéns!!
31/03/2013
Cinco estrelasAdorei a aula porem não posso usar as animais pois a minha escola não disponibiliza de internet para os professores,mas tenho muita esperança de um dia poder usar varias tecnologias na sala de aula para que a perendizagem seja significativa para os alunos.
22/03/2013
Cinco estrelasA aula é muito interessante, a animação dos vídeos estão perfeitas para entendimento dos alunos.
19/03/2013
Cinco estrelasParabéns ,excelente aula e estratégias e recursos dinâmicos, vou passar sempre por aqui .Profª Adriana 5º ano
15/03/2013
Cinco estrelasSIMPLESMENTE DEMAIS!!! É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO AQUI, MAIS, ESTOU ENCANTADA! NEM SEI POR ONDE COMEÇAR! ESTOU COM EDUCAÇÃO INFANTIL E É A PRIMEIRA VEZ QUE LECIONO ESSA MODALIDADE. EU ESTAVA MEIO QUE PERDIDA, MAS, AGORA, JÁ TENHO UMA REFERÊNCIA, UM EIXO NORTEADOR. AMEI! TRABALHO TAMBÉM COM HISTÓRIA NO 6º, 7º E 9º ANOS, E GEOGRAFIA NO 8º. ESSE PORTAL VAI ME AJUDAR BASTANTE MESMO. DEUS ABENÇOE AOS RESPONSÁVEIS POR ESSA MARAVILHOSA OBRA.