18/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno aprenderá através da música "Smile" da banda U2, o uso e forma do Present Continuous.
O aluno deverá saber o Verb To Be.
Inicie a aula mostrando as seguintes figuras:
Figura 1. Pessoas correndo.
Fonte: http://www.utrecsports.org/_images/running-pumpking-run.jpg
Acesso: 17 de Julho de 2010
Figura 2. Pessoa cantando.
Fonte: http://files.nireblog.com/blogs1/ste/files/chistopher-cantando-no-shoow.jpg
Acesso em: 17 de Julho de 2010.
Figura 3: Mulher comendo.
Fonte: http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/img/Image/MulheresPossveis/2008/Maio/mae%20comendo.jpg
Acesso em: 17 de Julho de 2010.
Logo após, questione aos alunos:
What are these people doing?
Os alunos deverão salientar quais as atividades realizadas nas figuras.
Sugestão: Se achar necessário aumente o número e/ou diversifique as figuras.
Neste momento, os alunos responderão em português. Anote todas as respostas dadas pelos alunos no quadro, porém, escreva-as em inglês.
ESCREVA DESSA MANEIRA AS RESPOSTAS DAS FIGURAS OFERECIDAS:
They are run.
He is sing.
She is eat.
Mencione aos alunos que como as atividades mostradas estão ocorrendo, devemos acrescentar a partícula –ING no final dos verbos. Esclareça que dessa forma, a sentença terá sentido de ações que estão acontecendo.
RESPOSTA DAS FIGURAS APRESENTADAS: 1. They are running. 2. He is singing. 3. She is eating.
Apresente a estrutura do Present Continuous. Vá ao endereço: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/present-continuous
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Utilize o handout postado no endereço acima e faça cópias para os alunos.
Faça considerações sobre a escrita dos verbos ao acrescentar -ING.
Depois, divida a sala em grupos e peça aos alunos que procurem em revistas e jornais, figuras de pessoas fazendo atividades (comer, andar, correr, falar, etc).
Eles deverão produzir sentenças que descrevam as atividades em questão em cartolinas. Exponha todos os trabalhos pela escola.
Observação: Encoraje os aprendizes a detalharem as atividades a serem descritas. Por exemplo: Se encontrarem uma mulher comendo uvas, não deixe que os alunos escrevam apenas: She is eating... Peça que escrevam: She is eating grapes.
Inicie esta aula perguntando aos alunos:
What are you doing now?
Dessa vez, eles deverão responder usando ao máximo a língua alvo. Aproveite o momento e esclareça possíveis dúvidas sobre o Present Continuous.
Logo após, apresente em tiras, algumas frases presentes na música "Smile" do U2.
Exemplos:
"I'm praying"
"Gravity is not pulling me"
"I'm breaking it"
Peça aos aprendizes que apontem a forma usada no Present Continuous. Eles deverão realçar a presença do sujeito, do verbo to be e do verbo principal da frase com a partícula -ing.
Depois apresente a letra da canção para os alunos. A mesma deverá ser distribuída da seguinte forma:
Smile
U2
Composição: U2
Gravity is not ________
I won't be a picture with no sign
Decaying _______________
You are my abbot
I need the ground to kneel upon
And love can't be your song
I don't want to see you smile
___________________ it taking it
I'm breaking it slowly in mind
I'm seeing it freeing it
I know love is in this soul of mine
It's not in your eyes
I don't want
I don't want to see you smile
I started light-hearted
It won't be easy like you said
_____________ flowing
______________on the day of the dead
I will never get you will never get
I don't want to see you smile
God knows it knows it
Knows it knows it
You sing
Hear me love
Sing it again
Going out blind
The smoke machine is yours not mine
I don't want to see you smile
ooh ooh oohooh ooh ooh
I will live again
You will live again
I just don't want to see you smile
Passe o áudio da música pelo menos três vezes. Os alunos deverão completar a música com as frases que faltam. Realce que todas estão no Present Continuous.
Observe a letra da música completa:
Smile
U2
Composição: U2
Gravity is not pulling me
I won't be a picture with no sign
Decaying I'm praying
You are my abbot
I need the ground to kneel upon
And love can't be your song
I don't want to see you smile
I'm breaking it taking it
I'm breaking it slowly in mind
I'm seeing it freeing it
I know love is in this soul of mine
It's not in your eyes
I don't want
I don't want to see you smile
I started light-hearted
It won't be easy like you said
I'm going flowing
I'm leaving on the day of the dead
I will never get you will never get
I don't want to see you smile
God knows it knows it
Knows it knows it
You sing
Hear me love
Sing it again
Going out blind
The smoke machine is yours not mine
I don't want to see you smile
ooh ooh oohooh ooh ooh
I will live again
You will live again
I just don't want to see you smile
Por último, repasse o áudio. Corrija a letra com os estudantes.
Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
Acesso em 17 de Julho de 2010.
Para mais informações sobre a -ing form, acesse:
http://www.englishgrammarsecrets.com/ingform/menu.php
http://www.cursoanglo.com.br/WebStander/disciplinas/index.asp?Cod=118
http://www.eclecticenglish.com/grammar/PresentContinuous1G.html
Sites acessados em 17 de Julho de 2010.
Utilize a brincadeira da mímica para avaliar a aprendizagem dos alunos. Recorte figuras de jornais e revistas que mostrem algum tipo de atividade, ou, então, produza sentenças usando o Present Continuous.
Os alunos deverão ser divididos em dois grupos. Cada aluno participará uma vez, sorteando a figura ou a sentença. Eles deverão imitar a atividade mostrada na figura. O outro grupo deverá dizer, usando a língua alvo, qual seria essa atividade.
Alterne a vez de cada grupo para sortear as figuras e frases.
Ganha o grupo que não errar as atividades.
Observe atentamente o uso de sentenças com o Present Continuous.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/04/2012
Cinco estrelasexcelente
22/10/2011
Quatro estrelasThanks for your help. I´m looking for a music with present continuous. Then I found it. Your activity(class) is very cool. Thanks again and good luck for you. Kisses Sol
28/10/2010
Cinco estrelasThanks. Very good . Congratulations!!