23/11/2010
Elizabet Rezende de Faria, Ana Paula Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Conceituar qualidade de vida;
Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano;
Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana.
Nenhum conhecimento prévio será necessário para realizar essa aula.
Reunir os alunos na sala de aula e apresentar o tema que será estudado. Instigue-os a falar sobre o que conhece sobre o termo Qualidade de Vida.
Proponha que respondam as seguintes questões:
No momento em que os alunos estão socializando suas respostas, o professor construirá, em cartolinas, dois quadros. No primeiro registrará o conceito de qualidade de vida e no segundo, quais fatores interferem na sua Qualidade de Vida.
Discutir e definir com todos os alunos o conceito provisório de Qualidade de Vida e quais são os fatores que, nesse momento, entendem que interferem em sua Qualidade de Vida.
Para a próxima aula, solicitar aos alunos que tragam uma pesquisa sobre como outros autores conceituam a Qualidade de Vida e quais são os fatores que, para eles, interferem na qualidade de vida das pessoas. Para realizar esta pesquisa deve consultar livros, internet ou perguntar à pessoas de sua família.
Reunir os alunos para assistirem um filme sobre qualidade de vida. Solicitar que identifiquem o conceito e quais são os fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas evidenciados no filme apresentado.
Sugestões de vídeos:
Motivação para a Viver - Qualidade de Vida. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vNGYjCEqin4. Acesso em 18 jul. 2010.
Filtro Solar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-wTbW0hEQTk&feature=related. Acesso em 18 jul. 2010.
Organizar os alunos em grupos de trabalho com quatro participantes e:
Durante a apresentação dos grupos, o professor deverá intervir e sintetizar o debate, explicitando ao final:
Sugestão de texto e site para o professor:
BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1. Acesso em 18 de jul. 2010.
Informar aos alunos que, na próxima aula, irão preencher um diagrama e responder um questionário para avaliação e reflexão sobre a qualidade de suas vidas.
Convidar o aluno, a preencher o diagrama e, após refletir sobre o mesmo, responder um questionário que será entregue pelo professor.
Sugestão de roteiro de trabalho (ALVES, 2004): Preencher o diagrama a baixo, respeitando as seguintes orientações:
A) De segunda a sexta-feira, escolha um dia da semana para preencher este diagrama: ________________
B) Utilize lápis de cor para colorir as atividades que você desenvolveu neste dia e, logo após, marque a quantidade de horas na legenda abaixo. Para isso, respeite as orientações abaixo:
Fonte: ALVES, V. de F. N. A. A construção dos sentidos de corpo na sociedade ocidental. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 1 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.27.
Transcreva, para a legenda abaixo, o total de horas em cada atividade presente em seu diagrama:
COR |
ATIVIDADE |
Nº DE HORAS |
Preto |
Alimentação |
|
Laranja |
Atividade Doméstica |
|
Roxo |
Atividade Religiosa |
|
Vermelho Escuro |
Atividades Físicas |
|
Cinza |
Atividades Políticas |
|
Azul Claro |
Descanso |
|
Amarelo Ouro |
Doença / Médico / Dentista / Psicólogo / Fisioterapeuta |
|
Verde Escuro |
Estudos complementares: Computação, Música etc. |
|
Rosa |
Estudos: escola e tarefas escolares |
|
Verde Bandeira |
Ficou mal humorado, nervoso, desesperado, ansioso etc. |
|
Amarelo |
Higienização |
|
Vermelho |
Lazer / Ócio / Fazer o que quiser |
|
Sépia |
Passear / Visitas / Reunir com amigos, parentes etc. |
|
Azul Escuro |
Dormir |
|
Marrom |
Trabalho Remunerado |
|
Verde Claro |
Trabalho Voluntário |
|
Branco |
Transporte / Locomoção |
|
Após preencher a legenda acima, responda o questionário abaixo:
A) Como anda sua qualidade de vida? Existe algum aspecto, que você está sentindo necessidade de mudar? Qual?
B) Durante o preenchimento desse diagrama:
C) Na última semana:
Solicitar a cada o aluno que, após analisar o seu diagrama, o apresente aos demais colegas e o entregue ao professor, juntamente com o questionário respondido.
Durante a apresentação dos diagramas e respostas das questões presentes no questionário, o professor deverá intervir para fomentar a reflexão sobre os dados e/ou características em comuns, com relação ao tempo destinado a satisfação:
Sugerir que o aluno reflita e faça uma autoavaliação de sua qualidade de vida, propondo ações que propiciem um novo planejamento de suas atividades, com vistas a melhorar sua qualidade de vida.
Comparar esse novo planejamento com o diagrama construído anteriormente e avaliar em que aspectos esse planejamento, contribui para melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Sugestões de textos:
MARCELLINO, N. C. Lazer e qualidade de vida. MOREIRA, W. W. Qualidade de vida: complexidade e educação. Campinas: Ed. Papirus, 2001, p. 45-59.
MOREIRA, W. W. Qualidade de vida: complexidade e educação. Campinas: Ed. Papirus, 2001.
ALVES, V. de F. N. A. A construção dos sentidos de corpo na sociedade ocidental. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 1 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.21-52.
Sugestões de sites sobre Qualidade de Vida:
Qualidade de Vida. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida. Acesso em: 18 jul. 2010.
Qualidade de vida - QV: O que é qualidade de vida? Revisado em Ago. 2007. Disponível em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/21620. Acesso em 18 de jul. 2010.
Desafio da qualidade de vida. Disponível em: http://www.pime.org.br/missaojovem/mjecologiavida.htm. Acesso em 18 jul. 2010.
Sobre os instrumentos de avaliação da qualidade de vida segundo a OMS:
DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998: WHOQOL – 100 (OMSQDV-100). Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol-100.html. Acesso em: 18 jul. 2010.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998: WHOQOL – abreviado. Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol84.html. Acesso em 18 jul. 2010.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998: Steps for checking and cleaning data and computing facet and domain scores. Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol86.html. Acesso em 18 jul. 2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos colegas e respeitando as definições aprovadas coletivamente;
Avaliar se o aluno conseguiu perceber como anda sua qualidade de vida, se as atividades que realiza interferem nesse quesito e, como ele pode reorganizá-las, com vistas a uma melhora.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/05/2012
Cinco estrelasQUALIDADE DE VIDA...aula super legal, usei todas as ideias sugeridas e realmente ficou muito interessante,a diversidade de conhecimentos e opinioes fizeram a diferença,sendo os alunos de uma comunidade muito carente e outros de uma comunidade com poder aquisitivo melhor,a questao ser humano se destacou no sentido, atitudes referentes aos relacionamentos E PRINCIPALMENTE a questao de tolerancia e segurança que se sobressairam e que nao estavam em tanta evidencia, os videos do you tube foram super