Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Terra, um grande imã

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender o que é e como funciona o magnetismo que existe no Planeta.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula
           

A TERRA, UM GRANDE IMÃ

Vocês sabiam que o nosso planeta se comporta como um grande imã?? Essa pode ser uma questão introdutória para essa aula. Inicialmente pode parecer curioso para os alunos que o nosso planeta se comporte como um imã e isso pode despertar interesse para continuidade do assunto.
E como funciona um imã?

**Uma dica: Nada mais fácil e claro que levar imãs para sala de aula. Demonstrar a ação dos imãs no momento da explicação deixará o assunto mais compreensível e interessante.
Independente da forma, todos os imãs têm dois extremos onde seu efeito magnético é mais forte, os pólos. Quando um imã é pendurado por um fio ele só pára de se mover quando um pólo estiver apontando no sentido norte da Terra e o outro no sentido sul (essa experiência deve ser repetida diversas vezes. * Não se esqueça de realizá-la longe de outros imãs e materiais magnéticos. O professor também pode utilizar uma bússola para comprovar os sentidos norte e sul). Depois de conhecer os pólos dos imãs, fica fácil reconhecer mais uma característica deles: os pólos iguais se repelem e os pólos opostos se atraem.

                                                               magnetismo

O Magnetismo da Terra

Professor, admitindo que já tenha trabalhado minimamente rotação da Terra, é possível levar pra sala de aula um globo terrestre. Evidencie o eixo imaginário de rotação e os pólos geográficos (pólo norte e pólo sul). Próximo a eles estão também os pólos magnéticos da Terra! Lembre – se que estão próximos e não exatamente no mesmo local, além disso, a localização dos pólos magnéticos se altera com o tempo. O globo terrestre poderá facilitar o entendimento dessas questões.
Pois bem, são nos pólos , assim como nas extremidades de um imã em que a atração magnética é maior.
E de onde vem esse magnetismo??O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes elétricas que circulam no núcleo do planeta, que é constituído de ferro e níquel no estado líquido, devido às altas temperaturas (a circulação gera correntes elétricas).

Esse magnetismo é importante?
CURIOSIDADE - Devido à ação do campo magnético da Terra, alguns animais parecem ter um radar natural de orientação. Aves migratórias e tartarugas marinhas, por exemplo, utilizam informações magnéticas para encontrar seu caminho.

**Professor, uma hipótese sobre como os animais detectam o campo magnético é a presença de um mineral magnético chamado magnetita no cérebro de algumas espécies. Essas partículas provavelmente reagem ao campo magnético e ativam nervos, enviando informações direcionais ao cérebro do animal.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie seus alunos sempre que possível durante a aula, através de perguntas e da participação deles em sala. Além disso, ao final da aula uma questão que englobe o geral da aula pode ser dada: Você a concorda que a Terra pode ser um grande imã? Como observamos isso nos seres vivos? Justifique.

* A questão deverá ser entregue para que o professor tenha condições de avaliar o seu trabalho e se necessário recuperar conceitos eventualmente não compreendidos, numa próxima aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.