01/12/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
O aluno poderá aprender o que é e como funciona o magnetismo que existe no Planeta.
Vocês sabiam que o nosso planeta se comporta como um grande imã?? Essa pode ser uma questão introdutória para essa aula. Inicialmente pode parecer curioso para os alunos que o nosso planeta se comporte como um imã e isso pode despertar interesse para continuidade do assunto.
E como funciona um imã?
**Uma dica: Nada mais fácil e claro que levar imãs para sala de aula. Demonstrar a ação dos imãs no momento da explicação deixará o assunto mais compreensível e interessante.
Independente da forma, todos os imãs têm dois extremos onde seu efeito magnético é mais forte, os pólos. Quando um imã é pendurado por um fio ele só pára de se mover quando um pólo estiver apontando no sentido norte da Terra e o outro no sentido sul (essa experiência deve ser repetida diversas vezes. * Não se esqueça de realizá-la longe de outros imãs e materiais magnéticos. O professor também pode utilizar uma bússola para comprovar os sentidos norte e sul). Depois de conhecer os pólos dos imãs, fica fácil reconhecer mais uma característica deles: os pólos iguais se repelem e os pólos opostos se atraem.
O Magnetismo da Terra
Professor, admitindo que já tenha trabalhado minimamente rotação da Terra, é possível levar pra sala de aula um globo terrestre. Evidencie o eixo imaginário de rotação e os pólos geográficos (pólo norte e pólo sul). Próximo a eles estão também os pólos magnéticos da Terra! Lembre – se que estão próximos e não exatamente no mesmo local, além disso, a localização dos pólos magnéticos se altera com o tempo. O globo terrestre poderá facilitar o entendimento dessas questões.
Pois bem, são nos pólos , assim como nas extremidades de um imã em que a atração magnética é maior.
E de onde vem esse magnetismo??O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes elétricas que circulam no núcleo do planeta, que é constituído de ferro e níquel no estado líquido, devido às altas temperaturas (a circulação gera correntes elétricas).
**Professor, uma hipótese sobre como os animais detectam o campo magnético é a presença de um mineral magnético chamado magnetita no cérebro de algumas espécies. Essas partículas provavelmente reagem ao campo magnético e ativam nervos, enviando informações direcionais ao cérebro do animal.
Avalie seus alunos sempre que possível durante a aula, através de perguntas e da participação deles em sala. Além disso, ao final da aula uma questão que englobe o geral da aula pode ser dada: Você a concorda que a Terra pode ser um grande imã? Como observamos isso nos seres vivos? Justifique.
* A questão deverá ser entregue para que o professor tenha condições de avaliar o seu trabalho e se necessário recuperar conceitos eventualmente não compreendidos, numa próxima aula.
Cinco estrelas 3 calificaciones
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08/09/2014
Cinco estrelaslegal
23/04/2013
Cinco estrelasgostei muito desse site vou até indicar aos meus colegas e professores de estudo beijão yasmn
09/11/2012
Cinco estrelasótima