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O papel do sexo na evolução

 

22/09/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o processo de seleção sexual e sua influência dentro da evolução biológica.

 Pesquisar qual a relação entre reprodução e evolução.

Investigar as vantagens evolutivas da reprodução sexuada.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Darwinismo.Seleção natural.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando aos alunos o vídeo Evolução - Sexo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iiAW_mJ-m-g&feature=related (acessado dia 29/07/10). Após a visualização do vídeo, questione os alunos acerca dos aspectos evolutivos do sexo.

Qual a desvantagem da reprodução assexuada? Podemos dizer que o sexo como reprodução é anterior a relação sexual? Por quê? As respostas a estas questões podem ser feitas oralmente, mas o professor deve alertar os alunos que estas reflexões serão importantes no decorrer das próximas atividades. 

Que mecanismos foram necessários para originar o sexo (reprodução sexuada)?

ATIVIDADE 1

Encomende aos alunos uma pesquisa direcionada sobre a reprodução sexuada (quais organismos que a realizam, de que forma ocorre - com ou sem contato sexual, dimorfismossexuais, comportamentossexuais - corte, etc...). O resultado da pesquisa deverá ser organizado em uma linha do tempo. Esta atividade pode ser realizada em grupos de 2 a 4 integrantes, o tempo de pesquisa não deve ultrapassar uma aula e deverá utilizar o laboratório de informática.

As informações obtidas na pesquisa devem ser sintetizadas em tópicos em um editor de textos. Depois eles poderão copiar estes tópicos para a linha do tempo (evolutivo) no sítio  XTimeline, indicado a seguir.

A pesquisa poderá ser dirigida para os sítios sugeridos nesta aula. Lembre os alunos de referenciar de quais sítios retiraram as informações.

Diferenças sexuais e seleção sexual,disponível em:  http://scienceblogs.com.br/marcoevolutivo/2008/10/diferencas-sexuais-e-a-selecao-sexual.php (acessado dia 29/07/10).   

Seleção sexual, disponível em: http://www.webartigos.com/articles/25686/1/SELECAO-SEXUAL/pagina1.html (acessado dia 29/07/10).  

Seleção sexual, disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/selecao-sexual.htm http://www.brasilescola.com/biologia/selecao-sexual.htm (acessado dia 29/07/10).      

Um sítio interessante para a construção da linha do tempo é o XTimeline, disponível em: http://www.xtimeline.com (acessado dia 29/07/10).

O professor e alunos devem se cadastrar para criar a linha do tempo. Clique em “Sign In” e preencha as informações solicitadas (nome, e-mail, senha). Depois quando voltar em outro dia nesta página, deve clicar em “Login” e preencher  e-mail e senha. A página inicial mostra uma barra verde horizontal com um botão chamado “Create time line”. Clique sobre ele. Abrirá uma nova página, onde devem preencher os dados referentes à linha do tempo a ser criada. Título, linguagem, nome da página da internet que a linha do tempo ficará exposta e descrição. Depois de completar estas informações, clique em “Create”. Agora os alunos devem ir adicionando os eventos que formarão esta linha do tempo. Para isto, devem clicar em “Add event”, colocar o título do evento, por exemplo, surgimento de peixes com cláspers, a data do evento (que neste caso será em aproximados milhões de anos atrás, 400.000.000 B.C.), a descrição deste evento (explicações) e se possível, a inserção de imagens pesquisadas pelos alunos e que tenham relação com o evento descrito. Clique em “Save” ou “Save and add next”. Os alunos devem ir adicionando os eventos que julgarem importantes na escala evolutiva dentro dos mecanismos de reprodução dos seres vivos. Ao finalizar, podem visualizar a linha do tempo elaborada. É interessante que o professor indique aos alunos visitar as linhas do tempo feitas pelas outras equipes a fim de comparar as linhas e ver o que podem melhorar em seus trabalhos (ou até mesmo dicas para melhorar as linhas do tempo dos outros colegas). 

Leve os alunos ao laboratório de informática para examinar alguns aspectos do sexo dentro da perspectiva evolutiva. Mostre aos alunos os recursos abaixo:

Meiose 3: animação 3D  disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17133 (acessado dia 29/07/10). 

Quais organismos realizam o processo de meiose? Qual o papel desempenhado pela meiose dentro do processo evolutivo (o que a meiose realiza que é importante dentro da história evolutiva das espécies)? As respostas deverão ser respondidas no caderno dos alunos.

ATIVIDADE 2

 Peça aos alunos que leiam (sozinhos ou em trios) a seguinte reportagem: “Love is in the… Water! Uma saga entre amor e sobrevivência “, disponível em:

http://divulgarciencia.com/categoria/selecao-sexual/   (acessado dia 02/08/10). Instrua os alunos a lerem mais de uma vez e ao longo da leitura, que eles marquem (ou transcrevam para o caderno) as palavras e conceitos que não compreendem. Também peça que eles marquem (ou transcrevam no caderno) os termos e conceitos referentes à reprodução, seleção sexual e evolução. De que forma estes termos estão correlacionados na reportagem? Instrua-os a elaborar um mapa conceitual sobre este tema. Ao final desta atividade, eles  deverão citar outros exemplos que se encaixem nos conceitos que apareceram no mapa conceitual. 

Para saber mais sobre mapas conceituais, acesse: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Mapas_Conceituais  (acessado dia 16/06/10). Após a realização dos mapas conceituais, o professor poderá apresentar um esquema de mapa conceitual (com erros propositais) e pedir aos alunos que analisem o mapa em questão. Quando os alunos identificarem o erro ou a confusão na ligação dos termos, o professor poderá pedir que eles se levantem e exemplifiquem (ou até representem) a situação a ser explicada.   

Exemplo de mapa conceitual:

imagem retirada de: http://proavirtualg50.pbworks.com/Segunda%20Vers%C3%A3o%20do%20Mapa (acessado dia 24/08/2010). 

 ATIVIDADE LÚDICA

 O professor poderá fazer um jogo em sala de aula a partir dos mapas conceituais elaborados e dos exemplos que os alunos citaram para cada conceito que surgiu desta atividade. Para isto, o professor deve dividir a turma em até 4 equipes. Ai o professor pode pedir que um aluno de uma das equipes proponha à equipe seguinte (pode ser a equipe que se encontra a esquerda do primeiro aluno chamado) um dos exemplos que sua equipe pensou.

Por exemplo: O primeiro aluno pode citar "Seleção divergente". Os alunos da equipe à esquerda devem exemplificar e/ou explicar o que é seleção divergente.

O professor indicará se está correto. Estando correto o exemplo ou explicação, a equipe ganha "um ponto" no jogo. O professor autoriza a equipe a escrever no quadro negro a palavra seleção divergente. Agora é a vez desta equipe propor um desafio para a equipe à esquerda deles. Eles podem escrever no quadro uma palavra que tenha relação com a anterior, no caso seleção divergente. Pode ser por exemplo, isolamento reprodutivo. A equipe a esquerda deve responder com exemplos de que maneira o isolamento reprodutivo está relacionado com a seleção divergente, explicando o que é este conceito. Acertando, escreve no quadro negro a palavra "isolamento reprodutivo" e pode escolher outro conceito em seu mapa conceitual para desafiar a equipe seguinte. Esta atividade poderá ser feita em até 4 rodadas, ou dentro de um tempo determinado (por exemplo, 30 minutos).

Ao final da atividade, o professor poderá analisar com os alunos o mapa conceitual construido durante a atividade, observando se faltou conceitos importantes e convidar os alunos a complementá-lo.

 Mostre aos alunos a  ilustração de um homem pré-histórico e da Eva pré-histórica.

fonte: http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/7899 e   http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2008/09/wilma.php (acessado dia 19/09/2010) 

Questione os alunos acerca das semelhanças e diferenças entre estas imagens e os homens e mulheres atuais. Quais seriam os aspectos que foram escolhidos na seleção sexual da nossa espécie (entre homens e mulheres)? Para aprofundar o conhecimento deste tema, leve os alunos ao laboratório de informática e mostre o vídeo disponível abaixo: http://scienceblogs.com.br/marcoevolutivo/2008/10/diferencas-sexuais-e-a-selecao-sexual.php (acessado dia 03/08/10).   

 Após ver o vídeo, debata com os alunos os pontos polêmicos tais como: 

- Podemos dizer que a seleção sexual existe na espécie humana? De que maneira?

-  O que diferencia a seleção sexual nos humanos da seleção sexual em outros animais?

- Quais critérios que homens e mulheres escolhem (mesmo inconscientemente) em seus parceiros e que podem representar uma seleção sexual?

As respostas do debate poderão ser organizada no mapa conceitual já iniciado pelos alunos.

 ATIVIDADE 3

 Instrua os alunos a listarem quais as espécies que tem características bem marcadas de seleção sexual. Agora eles devem montar uma charge bem humorada sobre a seleção sexual com uma dessas espécies. Eles podem  desenhar ou trabalhar com imagens da internet , incentive-os a usar a imaginação e criatividade. 

Após a realização desta atividade, o professor poderá escolher um momento para expor os trabalhos para toda a escola e comunidade.

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor poderá interagir com os colegas de geografia, abordando a distribuição dos povos e suas características físicas e relacionando-as com a questão de seleção sexual. Também poderá intereagir com sociologia na questão da complexidade da sexualidade humana e como isto pode refletir na evolução da nossa espécie. Estas contribuições poderão enriquecer as atividades elaboradas pelos alunos anteriormente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Meiose 3: animação 3D Animação/simulação
Recursos Complementares

Brasil Escola, "Seleção Sexual", disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/selecao-sexual.htm (acessado dia 29/07/10). 

Contextualização e debate. http://ramec.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=438&Itemid=1 (acessado dia 29/07/10). 

Avaliação

As atividades elaboradas ao longo desta aula podem figurar objeto de avaliação pelo professor. Para tanto, é interessante que o professor tenha claro os critérios que irá avaliar em cada atividade e repasse estes critérios aos alunos. Abaixo citamos alguns critérios que podem ser analisados em cada atividade.

linha do tempo - quantidade de inserções na linha do tempo, profundidade da pesquisa, se todos os dados inseridos estão corretos, pontualidade da tarefa.

mapa conceitual - quantidade de inserções, se todos os conceitos estão corretamente ligados, se os conceitos são relacionados corretamente com o tema, organização do mapa, pontualidade da tarefa.

debate - número de participações, qualidade da participação, profundidade da contribuição no debate, oralidade, respeito ao colega (prestando atenção e rebatendo as contribuições dos colegas, deixando os colegas falarem sem interromper, etc....)

charge - relevância da charge com o tema, profundidade da abordagem, criatividade, pontualidade na elaboração da tarefa.

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