Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reação de combustão

 

27/09/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender como ocorrem as reações de combustão no dia a dia; 
  2. Identificar a ocorrência de uma reação de combustão;
  3. Conhecer e aplicar cálculos com unidades de medida;
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Equação química;
  • Proporção;
  • Representação química.
Estratégias e recursos da aula

Professor para esta aula será necessário que você providencie os seguintes materiais: recipiente com tampa (vidro de maionese vazio), balança, solução de NaOH 0,2 M, solução de fenolftaleína (pode-se obter essa solução dos comprimidos de lactopurga).

Inicie esta aula no laboratório de química desenvolvendo este experimento de forma a verificar a Lei de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas). Procedimento: coloque 5 mL de NaOH 0,2 M no interior do recipiente; com a ajuda de um conta-gotas, adicione algumas gotas de fenolftaleína e observe a formação da cor vermelha característica; acrescente 10 mL de HCl 0,2 M no tubo de ensaio e o deposite cuidadosamente no interior do recipiente, contanto que ele fique apoiado e sem derramar seu conteúdo; tampe este recipiente e leve o conjunto à balança para pesagem. Anote a massa inicial; incline levemente o recipiente a fim de permitir a saída do HCl contido no tubo de ensaio, neste momento vai ocorrer a reação do HCl com NaOH presente e haverá uma mudança de coloração da fenolftaleína; leve novamente todo o conjunto para pesar e anote a massa final. Ao finalizar a atividade pergunte aos alunos: Comparando a massa inicial com a final o que você observou? Os alunos devem responder que puderam comprovar a Lei de Lavoisier, em que a soma das massas de substâncias reagentes é igual à soma das massas de substâncias produzidas numa reação química.

  • Por que se emborcarmos um copo sobre uma vela acesa, a chama se apaga?
  • O que é a Lei da Conservação das Massas?

No laboratório de informática, explique aos alunos que as reações de combustão, apesar de estarem presentes em nossas vidas, não recebem a devida compreensão, sobretudo no que tange aos aspectos químicos. A questão central é o não reconhecimento do oxigênio enquanto reagente no processo. Acredita-se que pelo fato de que este seja um gás invisível, aparentemente desprovido de massa e ao entendimento equivocado de que a combustão é uma característica de determinada substância não se constituindo uma reação entre o combustível e o comburente. Na combustão ocorre a combinação do oxigênio com outras substâncias, liberando grande quantidade de calor em curto espaço de tempo.

Atividade 1

Para fixar a explicação, organize os alunos no laboratório de informática de forma que ocupem todos os computadores disponíveis. Solicite que desenvolvam o experimento "Apagando a vela" para que possam compreender como ocorrem as reações de combustão no dia a dia. Roteiro: Inicialmente os alunos devem acessar o recurso, desenvolver o experimento, observar "Por que a vela se apagou depois de certo tempo?", "Como você pode relacionar o volume dos copos, isto é, o espaço ocupado pelo ar, com a quantidade de ar e o tempo de duração da chama?", fazer anotações no caderno, incluir as anotações na atividade Catarse.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27368   

Apagando a vela: parte 1: experimento prático 

Lei da Conservação das Massas

Retome a experiência inicial, aprofunde o contéudo relativo A Lei da Conservação das Massas. Oriente que os alunos façam anotações a partir das explicações para que posteriormente, disponíbilizem, em um blog quando for desenvolver a Catarse. Disponibilizamos alguns sites que trata da Lei da Conservação das Massas para que possa indicar aos alunos.

Link: http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/lei-da-conservacao-da-massa-ou-lei-de-lavoisier 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_massa 

Atividade 2

Esta atividade pode ser desenvolvida, no laboratório de informática, na sala de aula ou na biblioteca. Tem como objetivo pesquisar sobre os derivados de petróleo relacionados abaixo e escrever suas fórmulas para conhecer e aplicar cálculos com unidades de medida. Roteiro: Os alunos devem se organizar em duplas. Copiar o exercício no caderno. Se necessário se utilizar dos livros didáticos. Após escreverem as fórmulas, cada dupla deve escrever no quadro as respostas encontradas para que sejam corrigidas pelo professor que pode dirimir possíveis dúvidas. Sugerimos alguns sites para pesquisa dos derivados de petróleo. É importante buscar outras fontes.  

Link: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_derivados.html  

Link: http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm  

Link: http://www.algosobre.com.br/quimica/petroleo.html 

Link: http://www.brasilescola.com/quimica/gas-glp.htm 

Link: http://www.ciapetro.com.br/produtos.php 

Link: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/especifi.htm 

DERIVADOS DE PETRÓLEO

FÓRMULAS

Gás natural (metano)

Gás liquefeito do petróleo (Propano, n-butano e iso-butano)

Gasolina

Diesel

Respostas: Metano (CH4); Propano (C3H8); n-butano e iso-butano (C4H10); Gasolina: é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados, de enxofre, de nitrogênio e compostos metálicos. Esses hidrocarbonetos são formados por moléculas de cadeia carbônica entre 4 a 12 átomos; Diesel: diesel é um combustível derivado do petróleo sendo constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono de hidrogênio). Alguns compostos presentes no diesel, além de apresentar carbono e hidrogênio, apresentam também enxofre e nitrogênio.

Atividade 3

Esta atividade tem como objetivo levar o aluno a identificar a ocorrência de uma reação de combustão. A atividade deve ser realizada de forma colaborativa. Sugerimos algumas questões para pesquisa todavia a lista pode ser ampliada. Professor organize os alunos em 3 equipes.  Solicite que sigam o roteiro abaixo.

Fonte: http://www.flickr.com/photos/jeluisfelipe/969746860/ 

Roteiro: Pesquisar sobre a ocorrência de uma reação de combustão nos sites indicados, em livros e ou na Internet, criar o documento no editor textos do GoogleDocs e fazer o resumo. Link para acessar e criar o texto: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR 

Disponibilizamos um tutorial sobre como criar o documento no GoogleDocs:

Link: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR 

Equipe 1

Questões a serem respondidas: Quando as substâncias reagem, que fatos confirmam a ocorrência da reação? Que reação ocorre quando dois reagentes misturados não se encontram em proporções iguais? Que reação química é muito comum em nosso cotidiano?

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/reacoes-quimicas.htm 

Link: http://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/combustao/ 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%A3o 

Vídeo: http://il.youtube.com/watch?v=ek7Aysd3ybo&feature=related  

Equipe 2

Questões a serem respondidas: Que fator(es) levam a ocorrência das reações químicas? O que deve acontecer com  as ligações entre átomos e moléculas?

Link: http://www.usp.br/qambiental/combustao_energia.html 

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u65.jhtm 

Link: http://professormarcello.com/index.php?option=com_content&task=view&id=456&Itemid=54 

Vídeo: http://il.youtube.com/watch?v=ek7Aysd3ybo&feature=related  

Equipe 3

Questões a serem respondidas: O que é combustão? Questões a serem respondidas: Como se constitui a reação de combustão? O que é triângulo do fogo?

Link: http://www.cimi.com.br/Site/conceitos/Combustao.htm 

Link: http://www.fiepr.org.br/fiepr/energia/artigostecnicos/combustao1.pdf 

Link: http://www.cfap.cbmerj.rj.gov.br/documentos/apostilas/cfsd/ca/tmi.pdf 

Vídeo: http://il.youtube.com/watch?v=ek7Aysd3ybo&feature=related

Catarse

Organize os alunos em equipes de 3 pessoas e solicite a eles que façam um relato dos conhecimentos adquiridos a partir desta aula incluindo a Lei da Conservação das Massas e posteriormente tornem disponíveis em um blog. Para criar o blog eles devem acessar o link:  https://www.blogger.com/start 

Há um tutorial disponível no link abaixo o qual é possível buscar informações para criar o blog.  

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf    

  • Física: nesta disciplina os alunos podem pesquisar sobre os Princípios de Conservação tratando da conservação da massa.
  • Ciências: o professor pode explorar o conceito e aplicações do calor de combustão e ainda sobre a composição do ar, suas características e propriedades, além de seu papel na reação química de combustão.
  • Biologia: os alunos podem pesquisar sobre as combustões que ocorrem nas células quando os alimentos são digeridos.
  • Língua Portuguesa: os alunos podem produzir resenhas a partir da sugestão de leitura:  link: http://www.usp.br/qambiental/combustao_energia.html 

Professor você pode propor aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 3 pessoas, elaborem cartazes explicando a importância do oxigênio do ar na reação de combustão e a necessidade de que haja o desenvolvimento sustentável e divulguem na comunidade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Apagando a vela: parte 1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares

O vídeo Apagando a vela caracteriza os componentes necessários para a ocorrência da combustão para que percebam a reação química presente no processo.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27407   

Os sites abaixo há informações sobre a reação de combustão.

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/reacao-combustao.htm 

Link: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=22&id=271 

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u65.jhtm 

Link: http://professormarcello.com/index.php?option=com_content&task=view&id=456&Itemid=54 

Texto

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a06.pdf 

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a05.pdf

Avaliação

Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Sugerimos que o professor, durante o decorrer das atividades propostas, oriente os estudantes a registrarem em seus cadernos as suas observações, como por exemplo, um diário, onde poderá analisar o percurso teórico do presente estudo, comparando com suas idéias iniciais.  

Para a avaliação sugerimos os seguintes critérios:

  • Reconhecer a aplicação das reações de combustão no dia a dia do aluno
  • Compreender a partir de situações como ocorre a reação de combustão
  • Reconhecer na equação química a reação de combustão         
  • Identificar a ocorrência de uma reação de combustão
  • Reconhecer a sua aplicação de cálculo com unidades de medida
  • Reconhecer sua aplicação nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, ciências.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.