27/09/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Professor para esta aula será necessário que você providencie os seguintes materiais: recipiente com tampa (vidro de maionese vazio), balança, solução de NaOH 0,2 M, solução de fenolftaleína (pode-se obter essa solução dos comprimidos de lactopurga).
Inicie esta aula no laboratório de química desenvolvendo este experimento de forma a verificar a Lei de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas). Procedimento: coloque 5 mL de NaOH 0,2 M no interior do recipiente; com a ajuda de um conta-gotas, adicione algumas gotas de fenolftaleína e observe a formação da cor vermelha característica; acrescente 10 mL de HCl 0,2 M no tubo de ensaio e o deposite cuidadosamente no interior do recipiente, contanto que ele fique apoiado e sem derramar seu conteúdo; tampe este recipiente e leve o conjunto à balança para pesagem. Anote a massa inicial; incline levemente o recipiente a fim de permitir a saída do HCl contido no tubo de ensaio, neste momento vai ocorrer a reação do HCl com NaOH presente e haverá uma mudança de coloração da fenolftaleína; leve novamente todo o conjunto para pesar e anote a massa final. Ao finalizar a atividade pergunte aos alunos: Comparando a massa inicial com a final o que você observou? Os alunos devem responder que puderam comprovar a Lei de Lavoisier, em que a soma das massas de substâncias reagentes é igual à soma das massas de substâncias produzidas numa reação química.
No laboratório de informática, explique aos alunos que as reações de combustão, apesar de estarem presentes em nossas vidas, não recebem a devida compreensão, sobretudo no que tange aos aspectos químicos. A questão central é o não reconhecimento do oxigênio enquanto reagente no processo. Acredita-se que pelo fato de que este seja um gás invisível, aparentemente desprovido de massa e ao entendimento equivocado de que a combustão é uma característica de determinada substância não se constituindo uma reação entre o combustível e o comburente. Na combustão ocorre a combinação do oxigênio com outras substâncias, liberando grande quantidade de calor em curto espaço de tempo.
Para fixar a explicação, organize os alunos no laboratório de informática de forma que ocupem todos os computadores disponíveis. Solicite que desenvolvam o experimento "Apagando a vela" para que possam compreender como ocorrem as reações de combustão no dia a dia. Roteiro: Inicialmente os alunos devem acessar o recurso, desenvolver o experimento, observar "Por que a vela se apagou depois de certo tempo?", "Como você pode relacionar o volume dos copos, isto é, o espaço ocupado pelo ar, com a quantidade de ar e o tempo de duração da chama?", fazer anotações no caderno, incluir as anotações na atividade Catarse.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27368
Apagando a vela: parte 1: experimento prático
Retome a experiência inicial, aprofunde o contéudo relativo A Lei da Conservação das Massas. Oriente que os alunos façam anotações a partir das explicações para que posteriormente, disponíbilizem, em um blog quando for desenvolver a Catarse. Disponibilizamos alguns sites que trata da Lei da Conservação das Massas para que possa indicar aos alunos.
Link: http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/lei-da-conservacao-da-massa-ou-lei-de-lavoisier
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_massa
Esta atividade pode ser desenvolvida, no laboratório de informática, na sala de aula ou na biblioteca. Tem como objetivo pesquisar sobre os derivados de petróleo relacionados abaixo e escrever suas fórmulas para conhecer e aplicar cálculos com unidades de medida. Roteiro: Os alunos devem se organizar em duplas. Copiar o exercício no caderno. Se necessário se utilizar dos livros didáticos. Após escreverem as fórmulas, cada dupla deve escrever no quadro as respostas encontradas para que sejam corrigidas pelo professor que pode dirimir possíveis dúvidas. Sugerimos alguns sites para pesquisa dos derivados de petróleo. É importante buscar outras fontes.
Link: http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_derivados.html
Link: http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm
Link: http://www.algosobre.com.br/quimica/petroleo.html
Link: http://www.brasilescola.com/quimica/gas-glp.htm
Link: http://www.ciapetro.com.br/produtos.php
Link: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/especifi.htm
DERIVADOS DE PETRÓLEO |
FÓRMULAS |
Gás natural (metano) |
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Gás liquefeito do petróleo (Propano, n-butano e iso-butano) |
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Gasolina |
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Diesel |
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Respostas: Metano (CH4); Propano (C3H8); n-butano e iso-butano (C4H10); Gasolina: é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados, de enxofre, de nitrogênio e compostos metálicos. Esses hidrocarbonetos são formados por moléculas de cadeia carbônica entre 4 a 12 átomos; Diesel: diesel é um combustível derivado do petróleo sendo constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono de hidrogênio). Alguns compostos presentes no diesel, além de apresentar carbono e hidrogênio, apresentam também enxofre e nitrogênio.
Esta atividade tem como objetivo levar o aluno a identificar a ocorrência de uma reação de combustão. A atividade deve ser realizada de forma colaborativa. Sugerimos algumas questões para pesquisa todavia a lista pode ser ampliada. Professor organize os alunos em 3 equipes. Solicite que sigam o roteiro abaixo.
Fonte: http://www.flickr.com/photos/jeluisfelipe/969746860/
Roteiro: Pesquisar sobre a ocorrência de uma reação de combustão nos sites indicados, em livros e ou na Internet, criar o documento no editor textos do GoogleDocs e fazer o resumo. Link para acessar e criar o texto: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Disponibilizamos um tutorial sobre como criar o documento no GoogleDocs:
Link: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Equipe 1
Questões a serem respondidas: Quando as substâncias reagem, que fatos confirmam a ocorrência da reação? Que reação ocorre quando dois reagentes misturados não se encontram em proporções iguais? Que reação química é muito comum em nosso cotidiano?
Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/reacoes-quimicas.htm
Link: http://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/combustao/
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%A3o
Vídeo: http://il.youtube.com/watch?v=ek7Aysd3ybo&feature=related
Equipe 2
Questões a serem respondidas: Que fator(es) levam a ocorrência das reações químicas? O que deve acontecer com as ligações entre átomos e moléculas?
Link: http://www.usp.br/qambiental/combustao_energia.html
Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u65.jhtm
Link: http://professormarcello.com/index.php?option=com_content&task=view&id=456&Itemid=54
Vídeo: http://il.youtube.com/watch?v=ek7Aysd3ybo&feature=related
Equipe 3
Questões a serem respondidas: O que é combustão? Questões a serem respondidas: Como se constitui a reação de combustão? O que é triângulo do fogo?
Link: http://www.cimi.com.br/Site/conceitos/Combustao.htm
Link: http://www.fiepr.org.br/fiepr/energia/artigostecnicos/combustao1.pdf
Link: http://www.cfap.cbmerj.rj.gov.br/documentos/apostilas/cfsd/ca/tmi.pdf
Vídeo: http://il.youtube.com/watch?v=ek7Aysd3ybo&feature=related
Organize os alunos em equipes de 3 pessoas e solicite a eles que façam um relato dos conhecimentos adquiridos a partir desta aula incluindo a Lei da Conservação das Massas e posteriormente tornem disponíveis em um blog. Para criar o blog eles devem acessar o link: https://www.blogger.com/start
Há um tutorial disponível no link abaixo o qual é possível buscar informações para criar o blog.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Professor você pode propor aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 3 pessoas, elaborem cartazes explicando a importância do oxigênio do ar na reação de combustão e a necessidade de que haja o desenvolvimento sustentável e divulguem na comunidade.
Nome | Tipo |
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Apagando a vela: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
O vídeo Apagando a vela caracteriza os componentes necessários para a ocorrência da combustão para que percebam a reação química presente no processo.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27407
Os sites abaixo há informações sobre a reação de combustão.
Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/reacao-combustao.htm
Link: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=22&id=271
Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u65.jhtm
Link: http://professormarcello.com/index.php?option=com_content&task=view&id=456&Itemid=54
Texto
Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Sugerimos que o professor, durante o decorrer das atividades propostas, oriente os estudantes a registrarem em seus cadernos as suas observações, como por exemplo, um diário, onde poderá analisar o percurso teórico do presente estudo, comparando com suas idéias iniciais.
Para a avaliação sugerimos os seguintes critérios:
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