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Extra, extra: há ácidos no ar

 

16/09/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que a emissão de gases poluentes aumenta acidez da atmosfera e, conseqüentemente, da chuva
  • Identificar  metais pesados
  • Compreender a partir do aporte teórico o conceito de ácidos
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o conceito de ácidos e gases.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial dos conteúdos

Professor peça aos alunos que ouçam a música o Planeta Azul que está disponível no link abaixo cujos intérpretes são Chitãozinho e Xororó. Após ouvirem, pergunte sobre que ações eles têm desenvolvido com vistas a reduzir a poluição causada pelo homem. Pergunte também se já ouviram falar da presença de ácidos e metais pesados no ar e, ainda, sobre como estes se formam. Provoque uma discussão em torno deste tema. Procure fazer intervenções trazendo à luz a questão do aumento da industrialização de produtos metalúrgicos/materiais produzidos pela metalurgia e acrescente outros exemplos. Por fim, faça uma relação entre a produção industrial e a questão da chuva ácida.

Vídeo Planeta Azul 

Link: http://www.youtube.com/watch?v=NkYzy5oaxPo 

Problematização

  • O que são metais pesados?
  • Quais os efeitos na saúde humana?

Instrumentalização

A crescente industrialização vem ampliando a presença de metais pesados no ar. Estes apresentam reações variadas e seus efeitos tóxicos interferem na vida do homem ou nos ecossistemas. Por meio de equipamentos tecnológicos mais elaborados pode-se constatar na atmosfera elementos como o cádmio (Cd). A maioria dos organismos vivos (micro nutrientes) necessitam somente de pequena parcela de metais. Neste contexto está o zinco, magnésio, cobalto e o ferro (constitui a hemoglobina).

Metais como o chumbo, mercúrio, cádmio e o arsênio não estão presentes naturalmente em nenhum organismo. Todavia, por serem tóxicos são perigosos à saúde humana, especialmente se contiver concentrações além da permitida. Pode-se ainda questionar: Como os metais pesados atingem o homem e se acumulam na biótica aquática?

Pode ocorrer que respondam que o homem é atingido por meio da água, do sedimento e do ar acumulando-se na biótica aquática podendo também se acumular ao longo da cadeia alimentar.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal_pesado  

Os ramos da indústria que utilizam metais pesados como o cádmio (Cd), cromo (Cr), cobre (Cu), mercúrio (Hg), chumbo (Pb), níquel (Ni), estanho (Sn), zinco (Zn), são: a papeleira (papel), a petroquímica, as usinas siderúrgicas, as refinarias de petróleo, entre outras. O maior problema de algumas indústrias é o lançamento de afluentes nas águas que acabam muitas vezes contaminando o meio ambiente. Outro problema, também, é a falta de segurança, ou melhor, muitas vezes, as indústrias são negligentes com as normas de segurança, com a manutenção de suas máquinas e seus equipamentos, pondo em risco, dessa maneira, além dos seus trabalhadores o meio ambiente ao redor. O que é feito com os restos de metais nas fábricas de torneiras? Será que são seguidas as normas de segurança para evitar a contaminação dos trabalhadores e do meio ambiente por metais pesados?

Chumbo - Atinge o sistema nervoso, a medula óssea e os rins.

Arsênico - Causa problemas nos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso.

Cádmio - Causa problemas gastrointestinais e respiratórios. É um metal pesado que não é essencial para o metabolismo celular, mas que pode ser extremamente tóxico para nosso organismo. Sendo assim, se houver um aumento de cádmio no ambiente, mesmo a baixas concentrações, este metal poderá afetar nosso sistema nervoso e nossos rins.

Atividade

Professor, organize os alunos em equipes que contenham no máximo 3 pessoas e peça que acessem a animação "Formação de chuva ácida" para que saibam como ela contamina o ar.

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/4943/open/file/sim_qui_chuvaacida.swf?sequence=6 

Formação da chuva ácida 

Roteiro: Após desenvolver a leitura os alunos devem elaborar um mapa conceitual na perspectiva de indicar os caminhos pelos quais tem início a poluição do ar pela presença de metais pesados.

Para saber mais sobre Mapas conceituais você pode acessar o endereço: http://cmaptools.softonic.com.br/ .

Mapas Conceituais: são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Atividade

Identifique os elementos químicos abaixo.

ELEMENTO QUÍMICO

NOME DO ELEMENTO

H2S

SO3

SO2

NO

NO2

NH3

HNO3

CO

HCI

HF

O3

Atividade

Escreva exemplos de elementos químicos indicados abaixo representados pelas fórmulas químicas.

NOME DO ELEMENTO QUÍMICO

FÓRMULA

Dissulfeto de carbono

Nitratos

Hidrocarbonetos

Álcoois

Aldeídos

Cetonas

Ácidos orgânicos

Cloretos

Fluoretos

Formaldeído

Notícia

Encontrados metais pesados na chuva em Campinas

Em Campinas (SP), foi detectado a presença de metais pesados precipitados dissolvidos nas águas de chuva. Segundo pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em amostras coletadas de água de chuva da cidade foram encontrados metais como: cromo e níquel (os mais tóxicos), chumbo, zinco e vanádio. Ambos provocam dermatites e infecções respiratórias. Para saber mais sobre a presença de metais pesados nas águas de chuva acesse o endereço: http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2372 

Interdisciplinaridade

Matemática: o aluno pode elaborar gráficos para se estabelecer o grau de contaminação do meio ambiente.  

Biologia: seres vivos foram afetados Toxicidade probabilidade que a doença pode ser causada através da maneira pela qual esteja sendo utilizada a substância. Qual é o sintoma que poderemos sentir caso sejamos expostos ao chumbo

Ciências: os alunos podem pesquisar sobre o processo de recolhimento e destinação final e seguro de produtos como pilhas e baterias usadas que estão elencados na Resolução n° 257/99, na Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981 e no Decreto n° 99.274, de 6 de junho de 1990 referente a Resolução n° 257 em seguida divulgar os resultados na comunidade.

Biologia: os alunos podem criar um dicionário contendo os vocabulários utilizados nesta aula e ainda acrescentar outros.

Língua Portuguesa: pode-se elaborar textos destacando a importância do ácido na vida e na terra. Ainda os alunos podem elaborar um dicionário que contenham palavras como: minérios, deposição ácida, metalurgia, precipitação ácida, recursos minerais, pilhas, baterias de cádmio, baterias de níquel, etc. O professor pode ampliar a lista acrescentando outras.

Artes: os alunos podem criar folders, cartazes, cartões sobre Campanha de recolhimento de baterias de celulares já utilizadas.

Catarse

Os alunos podem elaborar um Quiz cujo conteúdo seja os conhecimentos adquiridos nesta aula. Para tanto podem utilizar um software de apresentação. Os aplicativos podem ser o Power Point que é um software do pacote Office (Microsoft) ou pelo Impress (Software Livre) que pertence ao pacote de aplicativos BROffice. Link para baixar o BR Office: http://www.broffice.org/ 

Link: http://videos.bol.uol.com.br/#view/crie-um-quiz-no-power-point-0402336CC4999346 

Prática social final dos conteúdos

Professor oriente os alunos para que façam visitas a uma fábrica, para que dialoguem com os operários no sentido de compreender como desenvolvem as atividades de forma a preservar o meio ambiente dos efeitos nocivos pela utilização de metais pesados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Formação da chuva ácida Animação/simulação
Recursos Complementares

Sites

Link: www.cprh.pe.gov.br/downloads/257de30dejunhode1999.doc  

Programa de Recolhimento de Baterias de Celular Usadas.

Link: http://spvs.org.br/projetos/bcu_index.php

No síte do Química Professor Rossetti pode-se obter diversas informações sobre elementos químicos como: alumínio (Al), arsênico (As), cádmio (Cd), chumbo (Pb), mercúrio (Hg), níquel (Ni) e bário (Ba) além de outras informações. Link: http://www.rossetti.eti.br/  

No síte Environmental Working Group pode-se pesquisar sobre os poluentes presentes no corpo humano.

Link: http://www.ewg.org/reports/bodyburden/es.php 

Link: www.higieneocupacional.com.br/download/toxico-ind-rivaldo.doc 

Toxicologia dos metais pesados.

Link: http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/toxicologia_dos_metais_pesados.htm 

No site há informações sobre uma nova tecnologia que remove metais pesados de solo contaminado.

Link: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160030715 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida 

Livros

MALAVOLTA,, E. Fertilizantes e seu Impacto Ambiental. São Paulo: Produquímica. Trata dos micronutrientes e metais pesados nas plantas, solo e ainda sobre alguns mitos e fatos.

CANTO, E. L. D. Minerais Minérios Metais: De Onde Vêm? Para Onde Vão?. São Paulo: Moderna, 2003.

Revista

Na revista abaixo, há informações sobre a identificação de materiais e substâncias tóxicas além de outros assuntos.

MÓL, G. de S.; Dos SANTOS, W. L. P. dos. A Identificação de materiais e substâncias. Química Nova na Escola (SBQ), São Paulo, p.67 - 69, out. 2000.

Avaliação

Para se conhecer os avanços obtidos pelos alunos pode-se aplicar as avaliações formativa, processual e diagnóstica o que pode ser feito a partir dos critérios abaixo:

  1. Reconheceram que a emissão de gases poluentes aumenta a acidez da atmosfera e conseqüentemente da chuva
  2. Identificaram os elementos químicos no desenvolvimento das atividades.
  3. Elaboraram o mapa conceitual de acordo com as regras
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