Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estratégias de Leitura

 

30/08/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler;
  • Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas;
  • Ler e interpretar textos e imagens;
  • Identificar informações na capa do livro;
  • Elaborar desenhos.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor organiza uma roda de leitura expondo alguns livros infantis de diferentes gêneros para as crianças folhearem, observarem as imagens e lerem

Fonte: Google imagens. 

A exploração dos livros possibilita as crianças usarem seus conhecimentos prévios, antecipando informações relacionadas ao texto/história. Para isso, o professor deverá questionar:

  • Qual a história que esse livro conta?
  • Quais os personagens dessa história? 
  • O que será que irá acontecer?                                                                                                                           

Enquanto as crianças exploram os livros o professor deverá observar e anotar as estratégias que elas usam para ler;  os livros pelos quais elas demonstram ter preferências. 

O professor poderá ler uma história ou solicitar que uma criança leia/conte a história para os colegas. O Professor explora a capa do livro com as crianças, orientando-as a buscar informações na capa do livro escolhido, por exemplo: O que costuma ter na capa de um livro? Quais as imagens que aparecem na capa? Qual o nome do autor? Qual o título dessa história? Depois o professor anota as respostas dos alunos e solicita o desenho de uma das histórias lidas.

2º MOMENTO:

O professor escolhe a letra de uma música para trabalhar com as crinças, faz a leitura da música, conversa sobre a música  levantando algumas questões como: Alguém conhece esta música? De que a música fala? Quem sabe cantar?  Em seguida, o professor sugere que as crianças  façam a leitura (pseudoleitura) da letra da música. Para isso, as crianças recebem uma cópia da letra da música e acompanha a leitura do professor. Logo depois,  o professor coloca o cd de aúdio para tocar possibilitando a escuta da música a todos. Desse modo, as crianças irão lendo o texto que têm em mãos, repetir trechos que sabem de cor. Depois o professor poderá desenvolver uma atividade em que as crianças poderão fazer uso de estratégias de leitura . Por exemplo, as crianças irão realizar uma atividade escrita, completar as frases com as palavras da música, podendo utilizar o banco de dados que se encontra no final da tarefa impresa. Segue um exemplo de atividade escrita

Fonte: Acervo da autora.

3º MOMENTO:

Em um outro momento o professor levará as crianças à biblioteca sugerindo a leitura/manuseio de algumas obras do escritor, sugerimos obras do escritor Ziraldo. É de fundamental importância que o professor crie encaminhamentos para que as crianças possam sentir-se leitoras das obras citadas, apresentando os elementos necessários para que façamos a leitura de algo escrito, no caso, livros. Como por exemplo: nome do autor, ilustração, título e imagem que define a capa. A oportunidade de ler diferentes portadores de textos permite que a criança crie suas próprias estratégias de leitura. Desse modo, numa atividade de leitura de livros a criança faz uso das seguintes estratégias: antecipação (quando ao ver a capa/título ela já condições de dizer do que trata o livro); inferência (quando a criança consegue retirar sentido/significado que não está direta no texto/imagem); decodificação (quando a criança consegue realizar a leitura de algumas palavras/textos); interpretação (quando a criança consegue atribuir sentido e significado àquilo que ler).  Como forma de síntese desta aula, sugerimos a realização da seguinte atividade:

Fonte: Acervo da autora.

4º MOMENTO:

O professor continuará a aula propondo um caça ao tesouro, no qual  as crianças irão seguir as pistas indicadas no mapa do tesouro, construído previamente pelo grupo de crianças e professor. O mapa conduzirá o grupo de crianças a encontrar um baú de livros/com obras do escritor Ziraldo. As pistas deverão fazer referência aos livros lidos.

Recursos Complementares

Sugestões de textos e vídeos para o professor.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-imagens-431334.shtml 

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/literatura-educacao-infantil-comecar-muitos-livros-584120.shtml 

Sugerimos que o professor possa consultar obras de Ziraldo, como: 

  • Dez amigos;
  • O joelho juvenal;
  • Pelegrino e Petrônio;
  • Rolim;
  • Sorriso chamado Luiz;
  • Dodó;
  • Flicts.

Sugerimos também visitar o site oficial do Ziraldo, no link abaixo:

http://www.ziraldo.com.br/ 

Avaliação

  Avaliação acontecerá durantea realização da aula, o professor irá observar e registrar a participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.