30/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer algumas frutas que não são tropicais;
Identificar algumas características físicas das frutas (textura, áspero/liso) em relação a casca;
Ler e interpretar textos e imagens.
Não é necessário.
ATIVIDADE 1:
O professor deverá levar para sala de aula algumas frutas. As crianças irão observar as frutas explorando textura, tamanho, cor, peso, etc. e irão expor oralmente suas opiniões. É importante que a criança perceba que as frutas constituem elementos compostos de vitaminas que são essenciais para nossa saúde. Em seguida, o professor fala para as crianças que as frutas recebem alguns nomes pelo seu tipo, algumas são chamadas de frutas tropicais e outras de frutas não tropicais.O professor anotará na cartolina as descobertas dos alunos ao explorar as frutas.
ATIVIDADE 2:
O professor dará continuidade a aula, apresentando imagens de algumas frutas. Em seguida, irá listar o nome das frutas tropicais e as frutas não tropicais. Em seguida, ler algumas informações sobre as frutas.
Fonte: Google imagens
Sugestão de texto:
Frutas tropicais
Existe uma grande variedade de frutas tropicais de sabores exóticos e de cores fortes. Estas maravilhosas delícias incluem os cocos, as mangas e os abacaxis.
As bananas contém cerca de 5 colheres de chá de açúcar, quase 2 vezes a quantidade de muitos doces populares, mas uma banana média tem de 80 a 90 calorias porque possuem pouca gordura. Escolha bananas rechonchudas, que não estejam manchadas ou partidas. Selecione as bananas que ainda não estão completamente amarelas porque estarão firmes e sem manchas quando você as trouxer para casa (onde amadurecerão rapidamente em temperatura ambiente). Para apressar o amadurecimento das bananas verdes, coloque-as junto com bananas já maduras ou embrulhe-as em um pano úmido colocando-as dentro de um saco.
O coco
Encontrado facilmente em pacotes, é melhor quando fresco. Quando escolher um coco, verifique se os três olhos moles da casca estão intactos, secos e sem mofo. Sacuda para ouvir se está cheio de líquido. Para liberar o leite, fure os olhos da casca e drene o líquido. O leite de coco pode ser guardado na geladeira por 24 horas ou pode ser congelado para uso futuro. Para remover a casca do coco, aqueça-o por 15 minutos no forno, a 180°C. Bata levemente com um martelo, remova a casca e tire a pele marrom. O sabor intenso dos pedaços de coco é liberado quando ele é tostado. Espalhe os pedaços do coco uniformemente em uma forma de assar e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 8 a 10 minutos. Guarde as sobras do coco em um recipiente hermético por até uma semana na geladeira ou por até 6 meses no congelador.
O kiwi
Possui uma casca marrom repleta de micropêlos que recobre uma polpa cor de esmeralda que geralmente é descrita como uma combinação de melão, abacaxi e morango. Toda salpicada de sementes pretas comestíveis, as fatias de kiwi adicionadas a qualquer receita dão um aspecto alegre. O kiwi precisa estar maduro para ter o sabor doce e ácido completo. Para amadurecer a fruta em casa, coloque-a num saco plástico junto com uma maçã e deixe em temperatura ambiente, até que ele ceda a uma leve pressão feita com a mão. Quando guardar o kiwi maduro na geladeira, coloque-o na gaveta das frutas, longe das outras frutas para não misturar os sabores. Os kiwis contêm uma enzima que não deixa a gelatina endurecer, por isso não os inclua em uma receita que leve gelatina.
As mangas
Variam em tamanho, formato e cor. A polpa amarelo-alaranjada tem um sabor rico e um aroma maravilhoso. Elas precisam estar completamente maduras para serem comidas ou utilizadas em receitas. A casca da maioria das mangas ganha toques de cor vermelha ou amarela à medida que a fruta amadurece. Elas estão no auge quando cedem a uma leve pressão. Deixe-as amadurecer em temperatura ambiente até que estejam macias ao toque, então use ou leve à geladeira por alguns dias. O mamão é uma fruta tropical nativa das Américas. Quando está maduro, normalmente a casca é amarelo escura, a polpa é laranja claro e a textura é suave.
O mamão
maduro é macio quando pressionado de leve. Deixe a fruta amadurecer em temperatura ambiente até que a casca se torne meio amarela. Assim que estiver maduro, ele pode ser refrigerado. Ele pode ser servido tanto in natura como cozido. O interior do mamão contém muitas sementes pretas comestíveis com um sabor amargo apimentado e podem ser usadas como guarnição ou adicionadas a molhos de saladas. A polpa contém uma enzima chamada papaína, que é um dos ingredientes dos amaciantes de carnes comercializados. Antes de adicionar o mamão à gelatina, é necessário primeiro cozinhá-lo, caso contrário a papaína não deixará a gelatina endurecer.
Os abacaxis
Depois de colhidos não amadurecem mais. Se colhidos com muita antecedência, seu sabor não será muito doce. Escolha a fruta firme, cheia e pesada. Sirva o mais rápido possível ou corte em rodelas ou ao meio e guarde na geladeira, onde pode ficar até uma semana. Se um abacaxi fresco não estiver bem maduro, você pode melhorar o sabor desta forma: prepare-o como sempre, a seguir coloque os pedaços numa panela, cubra com água, adicione açúcar e ferva por alguns minutos. Então escorra a água, deixe esfriar e coloque para gelar na geladeira. Se uma receita pedir gelatina e abacaxi, use ou a fruta em lata ou o abacaxi in natura que tenha sido fervido por cinco minutos. Existe uma enzima no abacaxi in natura que não deixa a gelatina endurecer.
A carambola
É uma fruta tropical cujo sabor varia do azedo ao doce. O sabor da carambola doce é parecido com a combinação de laranja com abacaxi; o sabor da carambola azeda é muito similar ao sabor do limão. Quando madura, a cor da fruta é amarelo dourado. As carambolas maduras também podem ter manchas marrons.
Texto disponível em: http://lazer.hsw.uol.com.br/dicas-sobre-frutas7.htm
ATIVIDADE 3:
O professor sugere a culinária de um bolo com suco. No dia combinado, o professor levará as crianças para cozinha da escola e inicia o processo da receita, mostrando os ingredientes e dizendo as medidas que irão usar com a quantidade de ingredientes necessários. É importante que neste momento, o professor chamar a atenção dos alunos para observarem como acontece o procedimento. Depois da realização da culinária, o professor mostra o bolo aos alunos cortando os pedaços e solicitando que contem o número de pedaços necessários para que todos comam o bolo. Em seguida, distribui o bolo para as crianças degustarem.
ATIVADADE 4:
Convide em outro momento um (a) nutricionista para falar sobre a importância da fruta para nossa saúde, bem como conservá-las. A conversa com a nutricionista é importante, pois nesta fase, algumas crianças demonstram resistência em comer frutas. Para este dia, o professor combina com os alunos algumas perguntas para realizar a entrevista, as crianças poderão escolher um representante para entrevistar. Outras turmas poderão participar deste momento. Para este dia, o professor poderá dividir as crianças em equipes para organização de algumas perguntas que irão fazer para nutricionista, orientando cada grupo na elaboração das perguntas. A turma poderá convidar outras salas para participar do evento. Após o evento, o professor organizará as crianças em cículo para iniciar uma conversa sobre a visita desse profissional, propondo que os alunos expressem de forma oral sua opinião sobre o assunto. Em seguida, o professor por meio de um texto coletivo, registra esse grande momento e expõe no mural da sala de aula. O professor poderá organizar com os alunos um panfleto com as informações sobre as frutas, e distribuir em outras turmas da escola.
http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=281097
Dicas de Livros:
As Frutas Silvestres Brasileiras - Andersen, Otto .Globo.
As Frutas Tropicais. Verdadeiras Dádivas da Natureza. Randall, Eric. Gaia. B
O professor deverá observar se o aluno:
Nomeia algumas frutas;
Identifica algumas características físicas das frutas (textura, áspero/liso) em relação a casca;
Lê e interpreta textos e imagens.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/10/2011
Quatro estrelasadorei essa sugenstão vai me ajudadr muito no projeto que pretendo aplicar!!!!