23/09/2010
Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecânica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Aqui você irá preparar seus alunos para entender como pode ser feita a comparação entre os aparelhos elétricos.
Figura 1. Selo procell que o INMETRO classifica os aparelhos que consomem menos energia. Imagem obtida de: http://www.baixaki.com.br/imagens/materias/123079031.jpg
Figura 2. O chuveiro elétrico, o vilão do consumo de energia elétrica de uma residência. Imagem obtida do endereço:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0e/Chuveiro.JPG/250px-Chuveiro.JPG
Distribua a tabela a seguir, para que os estudantes a complete. Peça a eles que procurem nos aparelhos eletrodomésticos de sua residência, onde localiza a placa que contém os dados de potência, tensão e corrente de cada aparelho. Após encontrarem a placa dos aparelhos extraiam os dados do mesmo e anote na tabela a seguir: (Como alternativa pode ser retirado os dados dos aparelhos do manual fornecido pelo fabricante ou de dados técnicos que constam nas especificações de produtos que são vendidos pela internet.)
Aparelho |
Tensão em Volts (V) |
Corrente em amperes (A) |
Potência em watts (W) |
Tempo, que fica ligado durante o mês, em horas. |
Televisor |
|
|
|
|
Geladeira |
|
|
|
|
Chuveiro |
|
|
|
|
Ferro de passar |
|
|
|
|
Secador de cabelos |
|
|
|
|
Ventilador |
|
|
|
|
Lâmpada |
|
|
|
|
Figura 3. Aparelhos eletrodomésticos comuns em uma residência, cada um deles tem uma potência. Imagem obtida do site:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:PPIG-Zn4eEDasM:http://www.objetivo.br/portal/img/roteiro_eletricidade.jpg&t=1
Forme grupos pequenos e distribua o texto "Potência elétrica - Cálculo do consumo de energia elétrica" que pode ser obtido no endereço:
http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u36.jhtm Neste texto são discutidas as fórmulas de potência apresentadas nas figuras 4 e 5.
Figura 4. Potência num condutor ou em um aparelho é determinada pelo produto entre a tensão, que o aparelho está ligado, e corrente. Imagem obtida do site:
http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/fisica/pot/pot2.jpg
Figura 5. A potência pode ser determinada se conhecemos a resistência e a corrente ou a tensão e a resistência. Imagem obtida do endereço:
http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/fisica/pot/pot3.jpg
Peça os alunos para realizarem uma pesquisa na sua comunidade com pelo menos nove pessoas, três com idade até 20 anos, três entre 20 e 40 e outras três com idade acima de 40 anos. Nesta pesquisa será questionado o conhecimento que as pessoas trazem de sua vivência cotidiana sobre o conceito de potência. Nesta pesquisa será usado um rápido questionário com as três questões abaixo.
Exiba na sala de vídeo ou de informática da escola o vídeo "Potência Elétrica", que pode ser acessado pelo endereço eletrônico:
http://www.youtube.com/watch?v=SKuxGDURqbE&feature=search
Após a discussão dos resultados da pesquisa e da exibição do filme acima, peça os alunos para relatarem a importância de se ter noção destes conceitos. Mostre a eles que esta noção de consumo, que está relacionada a potência do aparelho e tempo de uso, são importantes conhecimentos adquiridos nesta aula de física que os ajudarão na escolha de um refrigerador mais econômico. Escute o depoimento de cada um e compare o crescimento que a aula propiciou a estes alunos tornando-o um cidadão mais culto.
Após estudar potência eletrica, o aluno deverá ser capaz de:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/06/2015
Três estrelasgostei do conteúdo das aulas iclusive as perguntas.
09/08/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula. Rica na contextualização.