06/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Bardy
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a figura (Fig. 1) abaixo aos alunos, e perguntar o que eles acham desta, o que lhes veem a mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.
Figura 1 - Imagem de um homem confuso quanto a que caminho seguir.
Disponível em: http://blogdointercessor.zip.net/images/escolhas.jpg Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Nesse momento, o professor poderá perguntar aos alunos:
“Já existiu um momento na vida de vocês quando não sabiam por qual caminho seguir? “
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que nessa aula será abordado o tema: "as escolhas e de quem é a responsabilidade de tomá-las".
Feito isto, para o desenvolvimento das atividades a seguir, o professor deverá organizar os alunos em grupos de quatro integrantes.
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá entregar aos grupos as letras das músicas “Escolhas, Provas e Promessas” do grupo CPM 22 (Fig. 2) e “Escolhas” do grupo Aero26 (Fig. 3), conforme postadas abaixo.
Observamos que o professor deverá entregar a cada grupo uma das referidas letras de música, de forma que as duas letras de música sejam trabalhadas pelos grupos formados em sala de aula.
Figura 2 – Letra da música “Escolhas, Provas e Promessas” do CPM22.
Disponível em: http://letras.terra.com.br/cpm-22/1119127/ Acessado em: 04 de Agosto de 2010 .
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qqkXE4JZ9wo Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Figura 3 - Letra da música “Escolhas” de Aero26.
Disponível em: http://letras.terra.com.br/aero-26/1509688/ Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vnlfK1eYd8I Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Em seguida, o professor deverá orientá-los para que leiam e discutam a letra da música que receberam.
Para nortear este momento, sugerimos o roteiro postado abaixo.
Roteiro “Escolhas, provas e promessas”:
Roteiro “Escolhas”:
Para a continuação dessa atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) folhas de papel pardo, tintas guache, canetas hidrocor, cola e lantejoulas.
Após os grupos terem discutido a letra de música recebida, sugerimos que o professor entregue os materiais (papel pardo, tintas, canetas hidrocor, cola e lantejoulas) aos alunos e apresente os vídeos das músicas (Figs. 4 e 5).
Figura 4 – Imagem do vídeo “Escolhas, provas e promessas”.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qqkXE4JZ9wo Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Figura 5 – Imagem do vídeo “Escolhas”.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vnlfK1eYd8I Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Ao assistir os vídeos, o professor deverá instruir os alunos para que desenhem o que entenderam das músicas e o que acharam importante na letra destas. Terminado esse momento, o professor deverá pedir para que os alunos se sentem em círculo apresentem os seus desenhos, explicando o que representa o desenho e a sua relação com a música em questão.
O professor poderá, após as apresentações dos grupos, perguntar:
"O que as músicas têm em comum?"
"Há alguma semelhança entre os desenhos feitos?"
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo promover uma reflexão sobre a trajetória da vida do aluno e formas de planejar, intervir e mudar esta, sugerimos a dinâmica "Jornal Falado" (fonte: http://www.scribd.com/doc/6093346/Dinamicas-de-Grupo-Para-Jovens-e-Adultos Acessado em: 20 de Agosto de 2010).
Para essa atividade, o professor deverá ler a reportagem "Ex-presidiário prepara jovens para futuro melhor"* aos alunos, conforme link abaixo.
Link da reportagem "Ex-presidiário prepara jovens para futuro melhor": http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL950611-9097,00.html Acessado em: 19 de Agosto de 2010.
*Essa é uma entrevista feita com Samuel Muniz, ex-presidiário que, após sete anos preso, decidiu fazer uma nova escolha apesar das dificuldades encontradas dentro da cadeia. Atualmente, Samuel é músico e participa de uma ONG auxiliando crianças e adolescentes, tendo como objetivo diminuir o caso de crianças e jovens que se envolvem no mundo dos crimes.
Ao término da leitura, os grupos deverão discutir a reportagem, tendo como objetivo criar uma dramatização de um telejornal. Os alunos deverão se organizar e apresentar a notícia, contando a história de Samuel e as mudanças na trajetória de sua vida, da forma que preferirem (dramatizando a vida de Samuel, recriando a entrevista, dramatizando o projeto feito na ONG etc.). É importante que o professor seja o mediador deste momento, estimulando a participação de todos e esclarecendo possíveis dúvidas.
Para facilitar a discussão dos grupos, caso o professor julgue necessário, ele poderá entregar o texto impresso a cada um dos grupos.
Terminada a preparação da atividade, os alunos deverão se sentar em círculos e os grupos deverão apresentar o jornal falado.
Observação: Caso a escola possua recursos audiovisuais, os alunos poderão utilizar uma filmadora para gravar as dramatizações e passá-las na televisão da escola.
Após a apresentação de todos, os alunos deverão conversar sobre a reportagem e a atividade - o que acharam, se aprenderam algo com a história de Samuel, se já conheciam a iniciativa de algumas ONGs que oferecem projetos e centros culturais para jovens e crianças, se frequentam alguma ONG etc.
Nesse momento, o professor poderá perguntar aos alunos:
" Vocês acreditam na possibilidade de mudar a trajetória das nossas vidas?"
"As escolhas que fazemos agora podem afetar o nosso futuro?"
" Quem é o responsável pelas escolhas que fazemos?"
Finalizando a aula, sugerimos que o professor peça aos alunos para que todos façam um mural sobre o tema “Minha Vida: Minhas escolhas e suas consequências”.
Para essa atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) aproximadamente dois metros de papel pardo, canetas hidrocor, revistas, cola, lantejoula, glitter, papel colorset, tesouras e réguas.
É importante que todos os alunos montem o mural juntos, lembrando que cada aluno tem direito de desenhar o que quiser, desde que seja sobre o tema proposto.
No final da atividade, o professor poderá perguntar aos alunos o que acharam da atividade e perguntar se acharam difícil montar algo com a participação de todos. Ele poderá relembrá-los nesse momento que, da mesma forma que fizeram o mural juntos e cada um escolheu o que desenhar, é a vida, onde todos fazem escolhas, muitas vezes sem estarem conscientes das mesmas.
Montado o mural, esse poderá ser afixado na sala de aula ou mesmo em um corredor da escola.
SUGESTÃO:
Com o objetivo de discutir que na vida estamos constantemente tendo que fazer escolhas, inclusive sem perceber, sugerimos que o professor entregue o texto “A vida é feita de escolhas”(Fig. 6), conforme link postado abaixo, aos alunos organizados em grupos de 5 integrantes.
Link do texto "A vida é feita de escolhas": http://www.igeduca.com.br/artigos/papo-serio/a-vida-e-feita-de-escolhas.html Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Figura 6 – Imagem do Texto “A vida é feita de Escolhas”
Roteiro de Leitura e Discussão:
Este momento é importante, pois favorece a socialização de informações e pontos de vistas; além de trabalhar a oralidade, o senso crítico e argumentativos dos alunos.
O professor poderá utilizar o texto “Escolhas de uma vida” de Pedro Bial. Disponível em: http://letras.terra.com.br/pedro-bial/1625175/ Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Caso o professor se interesse, poderá ler o texto “Educar para fazer melhores escolhas” de José Moran. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/escolhas.htm Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
Ou ainda, o professor poderá ler o texto “Decisões e Escolhas: Uma questão essencial” de José Wanderley. Disponível em: http://www.guiarh.com.br/pp32.htm Acessado em: 04 de Agosto de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática trabalhada. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/02/2016
Cinco estrelasOTIMO CONTEUDO
16/07/2014
Cinco estrelasAula muito boa!
15/08/2012
Cinco estrelasAdorei! vou colocá-la em prática!