01/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Diferenciar os objetivos do jogo/lazer e do esporte utilizando como referência o esporte Futebol;
Não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.
Atividade 1:
Reunir os alunos e pedir que observem os dois vídeos abaixo:
VÍDEO 1: http://www.youtube.com/watch?v=ifYmiR8x-hI (acesso em 11/08/10)
VÍDEO 2: http://www.youtube.com/watch?v=9uoelizuD74 (acesso em 11/08/10)
Em seguida, questioná-los:
- O que foi exibido nestes dois vídeos? Eles apresentam a mesma atividade? Por quê?
Com o auxílio de um quadro, o professor criará uma tabela onde será assinalada as diferenças do vídeo 1 e do vídeo 2 ditas pelos alunos sobre as seguintes perguntas:
- As atividades exibidas têm períodos de tempo definidos?
- Qual o material e local exigidos para a sua prática?
- As regras são definidas por quem?
- Qual o “prêmio” para cada jogador ao final da prática?
Realizada a construção da tabela, e após apreciação dos alunos, o professor conceituará:
- o vídeo 1 como ESPORTE por apresentar em sua dinâmica um jogo orientado a comparar um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos regido por um conjunto de regras regulamentada por organizações (FIFA) que procuram dar aos adversários iguais condições para vencer;
- o vídeo 2 como LAZER envolvendo um JOGO por apresentar uma prática livre, que pode ter seu conjunto de regras alterado a qualquer momento pelos seus integrantes e tem como principal característica o prazer dos seus praticantes.
Atividade 2:
http://farm2.static.flickr.com/1251/1396909987_0bca4cbf11.jpg?v=0 (acesso em 11/08/10)
O professor irá propor uma atividade onde a turma será dividida em 3 grandes grupos e cada um deles receberá materiais diferentes:
GRUPO 1: Bola de futebol, giz e dois cones;
GRUPO 2: Bola de futebol e duas balizas de pequenas dimensões;
GRUPO 3: Bola de futebol
Cada grupo ficará responsável por elaborar uma atividade que remeta ao futebol. Ao final de um determinado tempo, trocam-se os materiais (criando um rodízio dos mesmos) entre os grupos. As atividades não precisam, necessariamente, ser as mesmas do grupo anterior; podem ser recriadas outras práticas. No final do rodízio, o professor reunirá a turma e pedirá que cada grupo apresente aos demais a atividade construída com cada conjunto de materiais.
Atividade 3:
http://memoriavirtual.net/wp-content/uploads/euro-p.jpg (acesso em 11/08/10)
O professor irá propor um mini campeonato de futebol (que deverá ser realizado em, no máximo, duas aulas) onde os alunos deverão organizá-lo atendendo às seguintes características (o professor auxiliará em todo o processo):
- o esporte será o futebol;
- determinar o tempo e as regras claras que não possam ser alteradas;
- a arbitragem será responsabilidade da organização;
- estipular um prêmio para as equipes masculinas, femininas ou mistas que ficarem em primeiro lugar;
- a inscrição prévia é obrigatória e deve ocorrer antes da data do evento.
Depois de concluída a competição, o professor questionará junto aos alunos:
- Como os competidores se sentiram diante da realidade competitiva?
- Qual sua opinião quanto à clareza das regras e às possíveis injustiças cometidas pela arbitragem?
- E os alunos que não quiseram participar?
- Como se sentiram as equipes que não foram premiadas e de que forma gostariam que fosse a premiação?
Após esta conversa, propor aos alunos a montagem de um painel com o retrato escrito da competição, descrevendo, em duas colunas distintas, quais foram os fatos positivos e negativos que ficaram claros para o grupo.
Para saber mais:
http://www.cdcc.sc.usp.br/julianoneto/profissoes/esporte.html (acesso em 11/08/10)
www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/02n2/2n2_ART05.pdf - requer programa de leitura de arquivos PDF instalado (acesso em 11/08/10)
Em uma folha, pedir aos alunos que conceitue JOGO relacionando-o com o LAZER.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!