23/03/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Obs: Professor, a presente aula possibilita um estudo interdisciplinar com os conteúdos de História e Geografia, uma vez que aborda a temática da influência do povo indígena na cultura do Brasil. Para isso, é importante que os alunos usem seu Netbook – Prouca para a aprendizagem ser tornar mais dinâmica e prazerosa.
Aula 1
Atividade 1 - Redescobrindo a Língua Tupi
O professor iniciará a aula pedindo aos alunos que formem grupos de quatro alunos. Os alunos acessam a página: http://pibmirim.socioambiental.org/linguas-indigenas. Nessa página há o quadro intitulado Línguas Indígenas, eles o acessam, leem os subtextos ou enlaces nela contidos, respondem às perguntas abaixo e registram as respostas em seus cadernos.
O objetivo dessa atividade é permitir ao aluno conhecer e aprender o vocabulário tupi e seu significado no português.
Atividade 2
Socialização: cada grupo socializa as discussões realizadas. O professor deve fazer intervenções para esclarecimentos de dúvidas.
Atividade 3 - O Encontro entre Portugueses e Índios
Ainda em grupos, oriente seus alunos a assistir ao vídeo Caramuru - a língua tupi, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=EFdSbOSGhBU&feature=related (acesso em 13/03/2011)
Em seguida, peça a eles que respondam, tendo como fonte as informações do vídeo, o questionário disponível em:
Professor, caso seja necessário, oriente seus alunos a acessarem o vídeo mais vezes para ficarem atentos às informações específicas do questionário.
Obs.: 1) Professor, peça aos alunos que abram uma pasta em Meus Documentos para salvar os endereços dos sites em estudo.
2) A resposta do questionário A para o professor está disponível em:
Atividade 4 - Correção do questionário
O professor conduzirá a correção que será centrada nos alunos. Cada grupo escolhe seu representante que irá responder à pergunta. Se a resposta estiver correta, o grupo que respondeu recebe um ponto. Anotam-se os pontos de cada grupo e vence aquele que obtiver mais pontos.
Atividade 5 – O Léxico Tupi na Região Amazônica
Atividade Oral - Turma em Círculo
Professor, a música "Amazônia" de Maria Cristina Furtado é utilizada para o ensino do léxico tupi da região amazônica. Oriente seus alunos a ouvi-la, com atenção, no endereço abaixo, para em seguida promover uma conversa sobre como a língua indígena influencia o idioma do Brasil nos dias atuais.
Após a audição da música, proceda da seguinte maneira:
1º) Estimule-os a falar sobre o tema da letra, por meio de perguntas como:
A) Qual é o título da música? Em que região do Brasil se localiza a Amazônia?
B) Vamos localizar esta região no mapa do Brasil? Vamos também conhecer os outros estados onde ainda se fala a língua indígena?
Para isso acessem:
http://pibmirim.socioambiental.org/linguas-indigenas
Imagem disponível em: http://omelhordomundoeinternet.blogspot.com/2008/11/mapa-poltico-brasil.html (Acesso em 22/03/2011)
C) Vamos, então, conhecer algumas palavras típicas da região Amazônica. Vamos ouvir novamente com atenção a música e acompanhar a letra para vocês tentarem preencher as lacunas onde faltam palavras. Para isso, acessem:
http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%201/Amaz%C3%B4nia_completar.doc
Terminado o exercício, permita que a turma cante a canção. A seguir, explore com eles as ilustrações.
Atividade 6 – Vocábulos provenientes do Tupi
Atividade Individual
Os alunos devem acessar http://www.youtube.com/watch?v=Jl_y4zesoZ8&feature=related (acesso em 13/03/2011) para assistirem ao vídeo, no primeiro momento, atentos às perguntas feitas pelo repórter, às explicações sobre os vocábulos de origem tupi e demais informações presentes no vídeo.
Em seguida, com base no vídeo, eles respondem, no caderno, ao questionário, disponível em:
Obs.: O questionário do professor encontra-se disponível em:
Ao término da aula, o professor faz a correção, esclarecendo as dúvidas.
Atividade 7 – Produção de cartazes com os vocábulos de origem indígena
Grupos de 5 alunos
Professor, para concluir as atividades, oriente os alunos a confeccionarem cartazes com as palavras de origem tupi-guarani e seus respectivos significados, presentes em nosso idioma.
Para diversificar as informações, cada grupo faz um cartaz sobre diferentes aspectos: nomes de pessoas, frutas, animais, lugares, lendas, etc.
Incentive-os a ilustrar os cartazes para que possam chamar a atenção dos leitores. Prontos, cole-os nos corredores da escola ou no cantinho da leitura.
Os alunos também podem escrever uma reportagem para o jornal da escola sobre a contribuição da língua indígena para a língua portuguesa.
Atividades de jogos para os alunos se divertirem e aprenderem sobre a cultura indígena. Disponível em:
http://pibmirim.socioambiental.org/linguas-indigenas
Descubra detalhes sobre a língua tupi: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_tupitr de pugu
O português do Brasil: CÂMARA JUNIOR, Joaquim Matoso. História e estrutura da língua portuguesa, 2 ed., Rio de Janeiro: Padrão, 1976. p.26-28.
História da língua portuguesa no Brasil, da descoberta aos dias de hoje: http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.php
O trabalho dos jesuítas com os índios e o tupi : http://acd.ufrj.br/~pead/tema05/linguageral.html
Português brasileiro - Influências do Tupi-Guarani (música): http://www.youtube.com/watch?v=Gkqw4YjyJ1A
Ouça o Hino Nacional brasileiro em tupi: http://www.youtube.com/watch?v=ubAfZSHdqTQ
A avaliação é pontual, tendo em vista o que foi desenvolvido durante as aulas. Por exemplo:
O professor deve observar a participação dos alunos durante as atividades. Verificar, principalmente se eles compreenderam o contexto linguístico do Brasil quando de seu descobrimento; a influência da língua tupi na constituição do português do Brasil, se identificaram e relacionaram o significado de palavras do português brasileiro à sua origem indígena e também se entenderam o processo de formação do nosso vocabulário a partir das línguas indígenas.
Quatro estrelas 6 calificaciones
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25/03/2013
Cinco estrelasMuito bom o material sugerido. Parabéns!
26/09/2012
Cinco estrelasExcelente!
15/10/2011
Cinco estrelasGostei muito. Bem estruturada, com clareza e em linguagem acessível.
27/04/2011
Cinco estrelasesta aula foi muito boa.
14/04/2011
Cinco estrelasExcelente!! Subarashii!
26/03/2011
Quatro estrelaslegal seu texto, bem informativo peguei o que precisava obigado professor.