26/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras.
- Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas.
- Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Costumes e tradições
Duração: 20 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre Lutas Indígenas o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que demonstrem um pouco da cultura e dos costumes das etnias que as praticam. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos educativos disponíveis na internet.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=a9P82STWwDI (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=20EkqL-1H2E (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=xNIuJMIFnLo&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=Cb4sG864KZk (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=B8GW5U2o5Pc&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=O-O9OmgjLAg&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=a5wqn3kPVQ0 (acessado em 09/08/2010)
Atividade 2 – Preparando para a luta
Duração: 20 minutos
Material: tiras de pano
Local: quadra ou pátio
Para iniciar a prática é importante que o(a) professor(a) faça alguns exercícios preparatórios para evitar possíveis lesões e desconfortos musculares nas crianças. Dessa forma, o(a) professor(a) poderá iniciar a atividade realizando alguns alongamentos (Figura 1). É interessante que seja dada uma prioridade aos alongamentos dos membros inferiores em virtude dos inúmeros movimentos de chute realizados nessa luta.
Após os alongamentos o(a) professor(a) poderá propor a brincadeira do “arranca rabo”. Cada criança fica com um pedaço de pano afixado nas costas na altura da cintura (como se fosse a cauda de um animal). O objetivo da brincadeira é tentar tirar “o rabo” do colega sem deixar que os demais tirem o seu. Ao final, quem tiver o maior número de “rabinhos” vence.
Link para brincadeira - http://jogointeracaoelinguagem.blogspot.com/2010/04/arranca-rabo-do-macaco.html (acessado em 09/08/2010)
Atividade 3 – Derruba toco (Pataxós)
Duração: 20 minutos
Material: garrafa pet, areia e giz
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades, o(a) professor(a) poderá trabalhar com a luta do Derruba toco praticada pelos índios Pataxós de Minas Gerais e da Bahia. Esta luta é conhecida pelos índios Tupinambás como luta do Maracá. Os lutadores entram em um círculo de aproximadamente 8 metros de diâmetro com um toco de árvore ao centro. Para vencer seus oponentes os lutadores têm que derrubar o toco ao centro utilizando alguma parte do corpo do adversário. Outra força de se vencer a luta é empurrando o oponente para força do círculo. O(a) professor(a) poderá realizar o derruba toco em tatames, pisos com tapetes emborrachados ou gramado para evitar choques com pisos muito duros. Para fazer o toco pode-se utilizar garrafas pets cheias de areia e o círculo desenhado no chão com giz de quadro.
Atividade 4 – Huka-Huka (Kamayurás)
Duração: 20 minutos
Material: tapetes emborrachados
Local: quadra ou pátio
O Huka-Huka é uma luta corporal praticada pelos índios Kamayurás, provenientes do Alto Xingu – MT, e costuma ser praticada durante os festejos do Kuarup. Praticado desde a infância o huka-huka é a um luta, que apesar de servir como prova de força entre seus praticantes, não envolve violência ou ferimentos. A luta iniciasse como os praticantes ajoelhados e agarrados entre si. Seu objetivo é tentar derrubar o adversário com as costas no chão ou agarrar as suas pernas. Durante o combate os lutadores podem levantar ou permanecer ajoelhados. Nesta luta não são permitidos socos ou ponta-pés. Ao ensinar o huka-huka o(a) professor(a) poderá realizá-lo em locais e materiais apropriados (ex.: tatames, tapetes emborrachados, grama) para evitar que as crianças machuquem os joelhos.
Atividade 5 – Briga de galo (Manchineri)
Duração: 20 minutos
Material: giz
Local: quadra ou pátio
Para finalizar a seqüência de atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com um luta dos índios Manchineri da Aldeia Extrema - Acre, que se chama briga de galo. Para realização desta luta deve ser feito um círculo no chão exatamente com foi feito na luta do derruba toco (atividade 2). O lutador inclina seu tronco até a linha da cintura e ficam com as mãos dadas na parte de trás da coxa, como se estivesse imitando um galo. O objetivo dos participantes é empurrar seu adversário para fora do círculo. Devido a impossibilidade de se usar as mãos e os pés o lutador na posição indicada deve tentar empurrar seu adversário usando apenas o tronco. O lutador que permanecer dentro do círculo vence a luta.
Briga de Galo
Fonte: Documentário Jogos Indígenas do Brasil produzido pela Origem Jogos e Objetos
No começo de cada atividade o(a) professor(a) poderá fazer algumas considerações sobre as regras das lutas indígenas, bem como os hábitos e formas de vida de cada etnia. Para isso, o(a) professor(a) poderá consultar sites na internet que o(a) ajudarão a embasar sua fala.
Sugestões de sites:
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/foto_principal/luta_corporal.htm (acessado em 09/08/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patax%C3%B3s (acessado em 09/08/2010)
Como atividade complementar o(a) professor(a) poderá passar para as crianças o documentário Jogos Indígenas do Brasil para mostram vários jogos e brinquedos e brincadeiras de diversas etnias indígenas do Brasil.
Ao final da aula o(a) professor(a) deverá pedir as crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou escrita sobre todos os conhecimentos abordados na aula de Lutas Indígenas, desde os costumes e cultura de cada etnia indígena que as praticam até os movimento aprendidos. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “Índio Guerreiro” que ficará exposto no mural da escola.
Três estrelas 4 calificaciones
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30/04/2015
Cinco estrelasConteúdo muito interessante de ser trabalhado com os ano iniciais. Parabéns!
14/11/2011
Cinco estrelasMuito interessante trabalhar a cultura indigina com as crianças e pre adolescentes, pois é algo muito brasileiro., alem de incentivar a pratica de esporte incentiva a pratica de lutar, cuja tradição é milenar. oss
03/11/2010
Duas estrelasbom d++++++++++ me ajudou mt
03/11/2010
Duas estrelasbom d++++++++++ me ajudou mt