Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Making the difference: Nelson Mandela’s life

 

13/09/2010

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e usar os tempos verbais: passado simples e passado contínuo em textos simples.
  • Escrever uma biografia que será transformada em uma apresentação oral.
  • Apresentar e praticar estratégias de leitura em Língua Inglesa: seleção de informações relevantes, de acordo com o tema proposto.   
  • Evidenciar as características de uma boa comunicação oral e escrita em Inglês.
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verbos nos tempos “Passado Simples” e "Passado Contínuo".
  • Estratégias de Leitura em Língua Inglesa.
Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “Nelson Mandela’s Life – a vida de Nelson Mandela”, o professor exibirá o vídeo “Invictus - Trailer (legendado)” com a duração de 2:25 minutos (Fig. 1):   

RECURSO

Vídeo “Invictus - Trailer (legendado)”

http://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8 

Figura 1 – Imagem do Vídeo “Invictus - Trailer (legendado)”   

OBSERVAÇÃO: o vídeo poderá ser baixado e salvo em DVD para ser exibido a todos alunos ao mesmo tempo!!   

O vídeo proposto trata-se do trailer do filme “Invictus” lançado no Brasil em 29 de janeiro de 2010. Tal filme trata do período em que Nelson Mandela (Morgan Freeman) sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e dos anos subseqüentes em que, se utiliza da paixão do povo pelo Rugby na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul. (adaptado de: http://cinema.cineclick.uol.com.br/filmes/ficha/nomefilme/invictus/id/16334 em 08 de agosto de 2010).   

Dessa forma, logo após a exibição do vídeo, o professor proporá, em aula aberta, que os alunos, que se sentirem à vontade, respondam às seguintes questões norteadoras:   

  1. Who is the main character of the story? – A: The president. (Quem é o personagem principal da história? – R: O presidente.)
  2. This movie is based in a real story. Do you know who the president is?  - A: Nelson Mandela. (Este filme é baseado em uma história real. Você sabe quem é o presidente?  – R: Nelson Mandela.)   
  3. What do you know about Nelson Mandela? A: Open answer. – (O que você sabe sobre Nelson Mandela? – R: Resposta livre.)   

O vídeo poderá ser exibido uma, duas ou até três vezes, caso o professor considere ser necessário para favorecer a compreensão dos alunos sobre o mesmo.   Neste momento, é importante que o professor estimule os alunos para que expressem aquilo que sabem sobre Nelson Mandela, levantando hipóteses sobre o mesmo (corretas ou não) a serem checadas ao longo das próximas atividades.   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades da Motivação, nesta etapa, o professor dividirá os alunos em trios e proporá que organizem a biografia de Nelson Mandela. Assim, cada trio receberá o texto da biografia impresso e recortado em parágrafos (Fig. 2) para que organizem no tempo médio de 10 minutos. Tal atividade objetiva levar os alunos a perceberem como é organizada uma biografia simples (de forma geral, conforme a sequência temporal dos eventos na vida de uma pessoa).   

RECURSO

Biografia de Nelson Mandela 

http://www.slideshare.net/jugense/nelson-mandela-4930347

   

Figura 2 – Imagem do Recurso   

Neste momento, o professor deverá circular pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos.   

Para a correção da atividade, o professor executará o áudio (Recurso) do texto requisitando que os grupos observem, conforme ouvem, se a organização dada ao mesmo está correta ou não. Tal áudio tem a duração de 1:54 minutos.   

RECURSO

Áudio do texto sobre Nelson Mandela

http://www.famouspeoplelessons.com/n/nelson_mandela.html    

Observação: sugere-se que o professor salve o arquivo de áudio em CD. Isto pode ser feito clicando em “MP3 Listening” - no topo da página - com o botão direito do mouse e logo após selecionando a opção “Salvar destino como”. Em seguida, salve o áudio em CD. Isto permite que o áudio seja executado a todos alunos ao mesmo tempo.   

Logo após ouvirem o texto, quantas vezes forem necessárias, os alunos que se sentirem à vontade dirão, em aula aberta, qual seria a sequência correta (do texto). Para tanto, poderão citar elementos presentes nos parágrafos ou lê-los em sua totalidade.   

Cabe ao professor, neste momento, estimular os alunos para que mencionem quais os elementos textuais (no caso deste texto, principalmente as datas apresentadas: 1918, 1990, 1993, 1999) que servem como norteadores para a compreensão da sequência lógica do texto. Por exemplo, um aluno poderia dizer:

“Algumas datas foram mencionadas, eu ouvi 1990.”.   

Ao final desta atividade, os alunos deverão ser capazes de responder a seguinte questão: “What did you learn from this text about Nelson Mandela?” – “O que você aprendeu sobre Nelson Mandela?” preferencialmente em Inglês.

Por exemplo, os alunos poderão mencionar que Mandela foi preso (was put in prison), que ele é presidente (president).

Provavelmente os alunos mencionarão palavras do texto relacionadas ao personagem em questão, tais como: prison, president, freedom (prisão, presidente, liberdade) e caberá ao professor gerenciar as discussões auxiliando-os a estabelecer possíveis conexões entre as palavras e frases.   

ATIVIDADE 2

Dando continuidade ao trabalho com o texto proposto nas atividades anteriores, (biografia de Nelson Mandela) o professor solicitará que os alunos, ainda em trios, o leiam novamente, circulando os verbos que encontrarem no “passado simples”.   

Como referência sobre a forma e uso dos verbos no referido tempo, sugerimos que os alunos, sob a supervisão e orientação do professor consultem os sites sugeridos abaixo:   

RECURSO

Sites Sugeridos Para Consulta  

http://www.brasilescola.com/ingles/simple-past.htm 

http://www.colegioweb.com.br/ingles/simple-past   

http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/idiomas/curso/ingles_adv/tempos_verbais_intro.html    

http://www.slideshare.net/narielias/simple-past-x-past-progressive    

http://denilsodelima.blogspot.com/2010/01/gramatica-tempos-verbais-em-ingles.html 

http://www.infoescola.com/ingles/passado-continuo-past-continuous/    

http://www.colegioweb.com.br/ingles/past-continuous (Fig. 3)      

Figura 3 – Imagem do Recurso   

Ao final desta etapa, o professor deverá corrigir a atividade, solicitando que os alunos, que se sentirem à vontade, digam os verbos que estão no passado simples, os quais são:   

  1. retired
  2. was born
  3. was
  4. had
  5. learnt
  6. studied
  7. led
  8. became
  9. did
  10. put
  11. became
  12. campaigned
  13. rejoiced
  14. won
  15. received   

O professor deverá observar, durante a correção da atividade, que no texto proposto não aparecem verbos no passado contínuo, pois, geralmente, em uma biografia são enfatizados os momentos em que os fatos aconteceram, não a sua continuidade (no tempo). Por exemplo, no primeiro parágrafo do texto encontramos a frase: “He retired in 1999 but continues to travel the world helping people. – Ele se aposentou em 1999, mas continua a viajar pelo mundo ajudando as pessoas.” Nela o verbo TO RETIRE está no passado simples porque o objetivo é ressaltar quando esta ação aconteceu, não sendo necessário enfocar o quanto tempo ela durou.   

ATIVIDADE 3   

Nesta etapa, com base nas atividades anteriores, os alunos, ainda em trios, escreverão uma biografia - a partir de pesquisas na Internet -sobre uma pessoa famosa/reconhecida que escolherem. Sendo assim, sugerimos abaixo alguns sites para a realização da pesquisa:

RECURSO

Sites Para Pesquisa de Biografias   

http://www.biography.com/search/    

http://www.infoplease.com/people.html#axzz0w8wDxi00    

http://www.thebiographychannel.co.uk/home.html (Fig. 4)    

Figura 4 – Imagem Recurso   

A biografia escrita pelos alunos deverá, a exemplo da biografia de Nelson Mandela, conter as seguintes informações sobre a (o) personagem escolhida(o):   

  1. Date and place of birth (and death) – data e local de nascimento (e de falecimento) – Onde esta pessoa nasceu? Quando? Ela já morreu?
  2. Lifetime accomplishments – realizações durante a vida – O que tal pessoa realizou de interessante ou importante?
  3. Major events of life – principais acontecimentos da vida – Que eventos foram ou são importantes durante a vida desta pessoa?
  4. Effects/impact on society, historical significance – efeitos/impacto na sociedade, significado histórico - O (A) personagem escolhido(a) realizou algo que teve impacto na sociedade? O que? Quando?   

(tópicos adaptados de: http://homeworktips.about.com/od/biography/a/bio.htm Acesso em 16 de agosto de 2010.)   

Neste momento, o professor deverá passar pelos grupos, orientando e supervisionando os trabalhos. Sugerimos que esta atividade tenha a duração média de 30 minutos e que os alunos utilizem editores de texto tais como o “BrOffice”, uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO BrOffice

http://www.broffice.org/    

ATIVIDADE 4

Nesta etapa, os textos produzidos pelos alunos serão transformados em vídeos, para desenvolvimento da oralidade (Fig. 5). Para tanto, os grupos deverão criar cenas que ilustrem acontecimentos importantes na vida da personagem principal das biografias que elaboraram, produzi-las e gravá-las, criando um uma espécie de filme ou documentário.   

Sendo assim, o professor deverá orientar quanto a pronúncia, ritmo e entonação das falas, e trabalhar em conjunto com o professor de Artes para orientações relacionadas a produção de cenário e figurino, bem como sobre o uso da voz (entonação) e do corpo (postura).   

Figura 5 – Alunos Gravando Vídeo

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Jskj4SSUPPU/SnYsU4LuLoI/AAAAAAAAASg/fK-T-MezuBc/S692/minhas+fotos+bita+166.jpg

Acesso em: 17 de agosto de 2010.  

Sob a supervisão do professor, os alunos deverão gravar seus vídeos para serem apresentados para a turma. Para tanto poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares. Dando seqüência, os vídeos serão editados. Sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:   

RECURSO

Tutorial Widows Movie Maker

http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker   

ATIVIDADE 5  

Para finalizar as atividades destas aulas, cada grupo receberá um número. Os vídeos das biografias produzidas serão apresentados seguindo a ordem numérica dos grupos.  

Observação: Sugerimos que se utilize equipamento “Data Show” para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresentações.   

Ao final de cada exibição o grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre o vídeo produzido e o professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos.     

SUGESTÕES   

1. Em colaboração com o professor de História, elaborar e apresentar biografias de personagens importantes ao longo da História do Brasil, tais como: Dom Pedro I, Marechal Deodoro da Fonseca, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros.

2. Os textos produzidos pelos alunos poderão ser transformados em apresentações. Isto é, o texto será apresentado oralmente pelos oa alunos, em classe. Para tanto sugerimos que sob a supervisão do professor os alunos preparem as apresentações utilizando de um dos recursos abaixo:   

RECURSO

Elaboração de Apresentações   

http://prezi.com/    

http://www.empressr.com/

http://show.zoho.com/login.do

O professor solicitará que a turma apresente as biografias produzidas oralmente e cada grupo terá então a oportunidade de ouvir comentários sobre sua apresentação, no que diz respeito à descrição feita e a criatividade na construção desta. O professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos. Sugerimos que se utilize equipamento “Data Show” para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresentações.   

Ao final deste momento, os grupos terão a oportunidade de revisar suas apresentações, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.     

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em duplas e, bem como a compreensão e uso adequados dos verbos no tempo “Passado Simples” na leitura e elaboração dos textos propostos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gildete Vieira, Colégio Estadual Alfredo Nasser , Goiás - dijo:
    gildete_23@hotmail.com

    30/01/2014

    Cinco estrelas

    Ṕarabéns ! Suas aulas são muitas criativas


  • valeria paz arend, EB MUN LIBERO UGIONI , Santa Catarina - dijo:
    valeriaarend@hotmail.com

    15/10/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo plano de aula! Uma maneira criativa e interativa de trabalhar pontos gramaticais tão necessários! Parabéns!


  • lilian sanches, C. E. NEY BRAGA-MA/ CEJA PROF. SOCORRO MENDES-PI , Piauí - dijo:
    liliansanches2005@yahoo.com.br

    05/10/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO DESSE TRABALHO E ACHO QUE DEVE TER DADO UM ÓTIMO RESULTADO, ESTIMULANDO OS ALUNOS A APRENDER MAIS.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.