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Animais parasitas e peçonhentos: como evitá-los?

 

30/08/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver atitude de preocupação com a saúde das pessoas e dos animais;
  • Entender que existe uma grande variedade de animais em nosso planeta e que alguns são nocivos ao homem;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Realizar pesquisas sobre animais parasitas e peçonhentos;
  • Registrar relatos de pesquisas;
  • Identificar atitudes favoráveis à manutenção da saúde através de hábitos que ajudam a prevenir infestações por parasitas externos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis( 6) atividades de 60 min cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita; tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

IMPORTANTE

Professor, ao desenvolver a temática, animais parasitas (como piolho, pulgas e carrapatos) e animais peçonhentos (como aranhas e escorpiões), procure estimular o desenvolvimento de atitudes favoráveis à manutenção da saúde. Seja através de hábitos de higiene que ajudam a prevenir infestações por parasitas externos, seja através de cuidados com as vestimentas que ajudam a prevenir acidentes com aranhas e escorpiões.

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, inicie a atividade explorando o conhecimento prévio dos alunos a respeito de animais parasitas e peçonhentos. Aguarde as respostas, permita que os alunos levantem suas hipóteses. Você poderá fazer os seguintes questionamentos:

a-Quem sabe o que significa animais parasitas?

b-Alguém já viu um animal parasita? Onde?

c-E animais peçonhentos? Alguém sabe o que é?

d-Quem já viu um animal peçonhento?

e-Quem já teve piolhos? Como é ter piolhos?

f-Vocês já viram uma pulga? E um carrapato? Escorpião, alguém já viu? Como são esses animais?

g-Por que pulgas, piolhos, carrapatos podem trazer prejuízos à nossa saúde?

Após o diálogo estabelecido escreva na lousa a letra da música A pulga e o percevejo. Se preferir você poderá entregar o texto impresso. 

     A pulga e o percevejo

       Gilliard     

 

A pulga e o percevejo

Fizeram combinação.

Fizeram serenata

Debaixo do meu colchão. 

Torce, retorce,

Procuro mas não vejo

Não sei se era a pulga

Ou se era o percevejo

A Pulga toca flauta,

O Percevejo violão;

E o danado do Piolho

Também toca rabecão.

Torce, retorce,

Procuro mas não vejo

Não sei se era a pulga

Ou se era o percevejo

A Pulga mora em cima,

O Percevejo mora ao lado.

O danado do Piolho

Também tem o seu sobrado.

Torce, retorce,

Procuro mas não vejo

Não sei se era a pulga

Ou se era o percevejo

Lá vem dona pulga,

Vestidinha de balão,

Dando o braço ao piolho

Na entrada do salão.

Solicite que os alunos façam a leitura do texto. Explore todas as estrofes através de interpretação oral, pergunte o que eles entenderam sobre cada estrofe. Em seguida coloque a música para que todos cantem. Repita quantas vezes julgar necessário.

 Para ter acesso à música você poderá utilizar o sítio http://musicasinfantil.blogspot.com/2009/07/pulga-e-o-percevejo.html   

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

  

Professor, estimule os alunos a consultar o dicionário para descobrir o significado das palavras: parasita e peçonhento.

Após a consulta converse com eles sobre o significado de tais palavras. Você poderá consultar os sítios     http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1T4ADSA_pt-BRBR373BR375&defl=pt&q=define:Parasita&sa=X&ei=uYRo TPKXKcH98AaEnam6BA&ved=0CBUQkAE        ou  http://pt.thefreedictionary.com/parasita     e

 http://www.dicio.com.br/peconhento/    para obter informações sobre o significado de parasita e peçonhento. 

Converse com a turma esclarecendo possíveis dúvidas sobre os significados encontrados.

Aproveite a oportunidade para estimular os alunos a pesquisarem mais sobre animais parasitas e peçonhentos. Peça que registrem no caderno de Ciências ou em uma folha em branco os dados que deverão pesquisar.

Você poderá pedir que descubram nomes de animais que são classificados como parasitas e peçonhentos e descrevam suas características, onde vivem, de que se alimentam e curiosidades. Solicite que se possível, tragam as imagens dos animais pesquisados. Informe aos alunos que eles podem utilizar revistas, jornais, internet e também poderão contar com a ajuda de um adulto para realizar a pesquisa.

Quando os alunos terminarem de copiar as instruções da pesquisa convide-os para assistirem dois vídeos da música trabalhada na aula anterior, A pulga e o percevejo.

Utilize os sítios http://www.youtube.com/watch?v=mTgBjRKPf7g&feature=related  e/ou   http://www.youtube.com/watch?v=KzoC43O0Rxg&feature=related  Se preferir poderá utilizar o Data Show. Caso não possua esse equipamento as imagens poderão ser salvas no pendrive e serem utilizadas em TV ou DVD.   

 3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA  

    

Professor, com o objetivo de trocar informações organize a turma para apresentação da pesquisa proposta anteriormente.

Inicie registrando na lousa os nomes dos animais que cada aluno pesquisou. Divida a lousa em duas partes, de um lado escreva os nomes de animais parasitas e de outro os nomes de animais peçonhentos. Em seguida questione o que foi encontrado sobre cada um dos nomes registrados.

Tendo como base as informações trazidas pelos alunos, verifique se eles identificam, por exemplo, o que pulgas, carrapatos e piolhos têm em comum, as diferenças entre eles, os hábitos alimentares e os locais onde vivem. Faça a mesma coisa com animais peçonhentos, por exemplo, com escorpiões e aranhas. Peça que comparem e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho.

Ressalte os cuidados que devemos ter com animais de estimação. Informe que as pulgas e os carrapatos podem matar animais (cão, gato) de estimação. Bastante pulgas podem causar uma perda de sangue, lenta mas ainda é perigosa para a vida animal. Indicamos o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=CZPowLxKavE  que fala sobre pulgas em animais de estimação. 

Se os alunos fizeram a pesquisa em fichas incentive-os a fazerem um mural na sala de aula ou outro local no interior da escola. Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta. 

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 

Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, durante o ano letivo, geralmente recebemos queixas de professores dizendo que na sala de aula de aula tem alunos com piolhos. Aproveite o estudo sobre animais parasitas para elaborar uma atividade sobre esse assunto. Registramos abaixo um texto de Yuri Vasconcelos, disponível no sítio http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_287513.shtml Nesse texto o autor afirma que os piolhos preferem atacar as crianças. Propomos que você faça a leitura e utilize as informações para um diálogo com seus alunos.  

Por que os piolhos preferem atacar as crianças?

    Yuri Vasconcelos

 “As crianças são vítimas mais atraentes para os piolhos porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas. Nesses locais é bastante comum, por exemplo, a garotada dividir bonés, pentes, escovas, almofadas... Como entre os adultos esse contato entre várias pessoas é menor, os insetos não se propagam com tanta facilidade. Por isso, essa praga, que costuma ser um problemão durante a infância, quase sempre some da vida de quem vai ficando mais velho. "Além disso, as crianças são geralmente menos sensíveis e não percebem que estão sendo picadas, o que facilita a infestação e retarda o tratamento", afirma o biólogo Carlos Fernando Andrade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Há ainda cientistas que andam especulando uma outra teoria, a de que a cabeça das crianças seria mais apetitosa para esses insetos, que se alimentam de sangue. Alguns especialistas acreditam que as crianças podem exalar determinados hormônios, chamados cairomônios, que as tornam mais atraentes para os piolhos. Mas isso ainda não está comprovado. Segundo o biólogo e especialista em piolhos Pedro Marcos Linardi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os principais períodos de transmissão e infestação dessa praga acontecem nas épocas de volta às aulas, tanto no começo quanto no meio do ano. Inseto universal, o piolho (Pediculus capitis) é encontrado em qualquer região climática do mundo e infesta pessoas de todas as classes sociais”.  

 

Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05    

      PIOLHOS

Professor, converse com a turma sobre os piolhos e nossa saúde. Tenha como suporte o texto registrado acima.

Informe aos alunos que o alimento do piolho é o nosso sangue, que ele consegue picando o couro cabeludo. O ciclo de vida de um piolho é de cerca de um mês. Nesse período, a fêmea é capaz de colocar mais de cem ovos. Essas lêndeas são fixadas na base do fio do cabelo, junto ao couro cabeludo, graças a uma substância liberada pelas "mães" que funciona como um cimento. A região da nuca e das orelhas são os locais preferidos para a postura dos ovos. Ao contrário das pulgas, os piolhos não pulam e só passam de uma cabeça pra outra se os fios de cabelo de ambas tiverem algum contato.

Professor, dê dicas sobre como tratar os piolhos. Você poderá registrar na lousa e pedir que os alunos copiem. Incentive os alunos a fazerem um desenho para ilustrar o texto e também registrar sua opinião sobre as informações recebidas.  

Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05 e 06 

ALGUMAS DICAS DE COMO ELIMINAR PIOLHOS   

Descobrimos que o piolho é um animal parasita e que não é um problema pessoal. É coletivo, ou seja, várias pessoas já viveram e vivem esse drama. O tratamento do combate ao piolho deve ser, portanto, um tratamento coletivo, de todo grupo que mantém contato e que possa estar infestado.

VEJA ALGUMAS DICAS PARA COMBATER OS PIOLHOS:

· A melhor forma é a “catação” manual de piolhos e lêndeas com os cabelos úmidos e com creme rinse ou condicionador (facilita a retirada) diariamente, utilizando-se um pente fino.

· Lavar o cabelo com xampu ou loção própria, receitada pelo médico. Cada um tem um jeito de ser usado, por isso temos que ler a bula com cuidado. Esses produtos não costumam matar os ovos, só matam os piolhos.

· Misture vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo. Passar o pente fino em seguida e retirar os piolhos, larvas e ovos o melhor possível.

· Ao eliminar os piolhos, não jogá-los em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, devemos deixá-los imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.

·A lavagem utilizando vinagre e pente fino deve ser feita todos os dias, durante vários dias. Mesmo se acharmos que já acabou com a infestação, devemos continuar examinando nossos cabelos uma vez por semana.

·Limpar bem o pente usado para retirar os piolhos e deixá-lo separado das demais pessoas da casa.

· Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que a criança infestada seja afastada da escola até que não haja mais nenhum bichinho ou ovo em sua cabeça.

  SOLUÇÃO CASEIRA 

COMO ACABAR COM OS PIOLHOS

Aqui vai um jeito bem simples.

1- Lavar a cabeça com sabão.

2- Tirar o sabão com água.

3- Enxugar a cabeça.

4- Misturar duas colheres de sopa de vinagre num litro de água e jogar nos cabelos.

5- Passar o pente fino muitas vezes.   

·Isso deve ser feito durante uma semana, sem faltar nenhum dia.

·Suspenda a aplicação do vinagre e o uso do pente fino durante uma semana.

·Após uma semana de descanso, volte a usar o vinagre e o pente fino.

·O vinagre e o pente fino serão usados durante duas semanas.

·Todos os alunos da classe devem fazer esse tratamento.

·Na casa dos alunos, todos precisam fazer esse tratamento também.

 ATENÇÃO!

 Para acabar com os piolhos nunca se devem usar inseticidas que matam pulgas, baratas, mosquitos e ratos. Também não se deve usar querosene.

Fonte: MIRANDA, Cláudia e RODRIGUES, Maria Luiza Delage. Linguagem Viva. São Paulo: Ática, 2003, v.1, p.39.  

Professor, após a leitura e a interpretação do texto, incentive os alunos a escreverem sua opinião sobre as informações recebidas sobre piolho. (Cada um deverá registrar sua opinião com justificativa).

5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

   RECURSOS MULTIMÍDIA     

Professor, relembre alguns dados sobre os animais peçonhentos. Reforce para os alunos que esses animais possuem veneno e podem inoculá-lo nas pessoas e que devemos tomar cuidado com eles.

Para esse momento, se possível utilize o Data Show. Caso não possua esse equipamento as imagens poderão ser salvas no pendrive e utilizar em TV ou DVD,  ou ainda apresentá-las aos alunos no Laboratório de Informática, utilizando o computador. Não tendo possibilidade de utilizar nenhum dos instrumentos citados anteriormente providencie algumas imagens de animais peçonhentos (escorpiões, serpentes, aranhas, dentre outros) que possam retratar esse assunto. Através dos conhecimentos prévios dos alunos, explore cada uma das imagens: fale sobre os hábitos alimentares, as características, habitat e outras curiosidades. 

Nos sítios a seguir você encontrará imagens de animais peçonhentos:

http://www.edgarlisboa.com.br/wp-content/2010/07/animais-pe%C3%A7onhentos.jpg  

http://portal.saude.rj.gov.br/images/animaispeconhentos/cobraescorpiaoaranha.gif 

http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/escorpiao3101.jpg 

(Sítios acessados em 13/08/2010)

Ao retornar para sala de aula produza um texto coletivo sobre os conhecimentos adquiridos durante a atividade. Os alunos vão expondo suas ideias enquanto você as escreve na lousa. Depois, juntos, fazem a revisão do texto e, finalmente, copiam a versão final.

6ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 Professor, anteriormente a essa atividade proponha aos alunos que pesquisem e tragam para sala de aula imagens de animais peçonhentos e parasitas.

Organize a turma em duplas ou em pequenos grupos e proceda da seguinte forma:

a- Recomende a eles que observem as imagens que trouxeram. Estimule-os a observarem os detalhes do corpo do animal.

 b- Providencie o material necessário para que os alunos possam confeccionar os cartazes.

c- Solicite que utilizando as imagens que trouxeram de casa confeccionem cartazes informando os cuidados que devemos ter com animais parasitas e peçonhentos e como podemos evitá-los. Eles poderão incluir locais onde os animais poderão ser encontrados.

d-Informe-os que ao fazerem os cartazes estarão divulgando conhecimentos adquiridos, não só entre os colegas, mas também para toda a comunidade escolar. Por isso a criatividade é fundamental, é necessário ter uma boa caligrafia, a informação deve ser bem selecionada, deve ter um título, é preciso fazer uma revisão ortográfica (poderão consultar dicionário).

e- Estipule um tempo para os alunos confeccionarem os cartazes. Durante a realização você poderá fazer intervenções: tire dúvidas, faça sugestões, incentive a turma a usar as imagens associadas ao que foi possível aprender. Dê um tempo aos alunos para que apresentem aos colegas o trabalho realizado.

f-Durante a apresentação, complemente as informações que forem necessárias. Observe se os alunos indicam nos cartazes as informações que estudaram com a temática.

Ao finalizar as apresentações peça que os alunos falem sobre a experiência vivenciada. O que acharam da oportunidade de confeccionar os cartazes, da participação dos colegas. É importante que justifiquem suas respostas.

OBSERVAÇÃO

 Professor, se necessário utilize mais de um horário para executar o trabalho proposto. O importante é que os alunos tenham tempo suficiente para exporem suas ideias a cerca da temática estudada.

Você poderá sugerir que os alunos publiquem suas descobertas através de elaboração de boletins informativos. Assim, estarão divulgando o trabalho para  além da sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre animais parasitas e peçonhentos. Analise a participação e o domínio que cada aluno apresentou quanto ao entendimento dos animais que são nocivos ao homem, as atitudes favoráveis à manutenção da saúde através de hábitos que ajudam a prevenir infestações por parasitas externos, os cuidados que devem ter para não ser picados por animais peçonhentos. Além disso, observe se os trabalhos realizados em equipe foram feitos com a interação entre os pares e se os alunos desenvolveram atitudes de preocupação com a saúde das pessoas e animais.

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