Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância das plantas medicinais

 

20/10/2010

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Compreender a importância das plantas medicinais;
  •   Pesquisar sobre plantas medicinais que existem em suas casas;
  •   Ampliar o conceito de plantas;
  •  Confeccionar um herbário;
  •  Perceber o tratamento dado às plantas medicinais em diferentes contextos e períodos históricos;
  •  Identificar regiões brasileiras onde existem várias espécies de plantas medicinais.  
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado o conceito de plantas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade

No laboratório de Informática

 Professor, nessa primeira atividade convide os alunos para assistirem a um vídeo sobre plantas medicinais. Para isso, leve a turma para ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=4G_-4WG4KJM .

Em seguida, proponha um debate e instigue- os a falarem sobre o que pensam e o que acreditam sobre o tema. Diga, por exemplo, que desde a antiguidade muitos povos utilizam plantas para curar doenças e que atualmente vários cientistas estudam para comprovar se elas realmente curam. Pergunte-os:

  •         O que vocês pensam sobre isso?
  •         Vocês conhecem alguma planta medicinal? Qual?
  •         Ela serve para quê?
  •         Alguém tem alguma planta medicinal em casa? Onde ela é cultivada?   

Apresente o livro Plantas Medicinais de A a Z  e mostre aos alunos os vários tipos de plantas,certamente irão reconhecer algumas.

Fonte: Acervo da Autora

Peça aos alunos para trazerem para a escola ramos ou folhas de plantas medicinais que têm em casa, caso não tenham podem buscar na casa dos vizinhos, dos parentes dentre outros lugares. É importante que o professor oriente os alunos a solicitar ajuda de um familiar para escolher a planta a ser colhida e levada para a escola.

 

2ª Atividade

 Vamos Pesquisar??

Professor, a partir das amostras (folhas ou ramos) ou mudas de plantas que os alunos trouxeram,  construa um gráfico para verificar se alguma planta se destacou ou se todas são diferentes.

No início da aula conduza uma “Tempestade de ideias”: discussão em sala de aula e levantamento de hipóteses, levantando os conhecimentos prévios dos alunos sobre as plantas medicinais. Professor, proponha uma atividade de pesquisa sobre plantas medicinais na biblioteca, providencie livros sobre o tema, e/ou no Laboratório de Informática,  para isso sugerimos os seguintes sítios:

 http://www.ufms.br/horta/plantas_medicinais.htm 

  http://portalamazonia.locaweb.com.br/sites/ervas/conteudo-menu.php?idM=255 

 Nesse momento os alunos vão procurar informações sobre as plantas que trouxeram e seus respectivos nomes científicos, bem como a região em que são encontradas.

 Essa pesquisa também envolve algumas questões tais como: Qual a importância das plantas para os seres humanos? Como as plantas se desenvolvem?

Em círculo proponha uma apresentação da pesquisa realizada. O enfoque do debate  deverá ser: nome popular e científico de cada planta e região onde é encontrada.

 Pergunte aos alunos: -A partir da pesquisa seus conceitos sobre o tema mudaram ou não?

3ª Atividade

Organizando o conhecimento

 Professor, aproveite as plantas trazidas pelas crianças e monte um herbário na sala. Herbário é uma coleção organizada de plantas ressecadas que serve como valioso material de estudo e de pesquisa.

Professor, oriente como deve ser montado:

1-      Escolha uma planta e colete um ramo, de preferência com flor.

2-      No momento da coleta, anote no caderno o nome da planta, a data da coleta, o local da coleta (praça, canteiro, jardim de casa ou a escola), as cores da flor e se tem aroma.

3-      Coloque as folhas e flores entre folhas de jornal. Sobre elas, coloque alguns livros ou algo mais duro. Deixe o material em repouso por uma semana, no mínimo. 

4-      Após, verifique se o material está seco. Se ainda estiver úmido, deixe mais alguns dias. Se estiver bem seco, pode retirá-lo.

5-      Cole o material ressecado em uma folha branca.

6-      Abaixo da planta, escreva as anotações que você fez no momento da coleta.

7-      Organize as plantas em ordem alfabética.( Opcional )

8-      Faça uma exposição dos trabalhos.

9-      Terminada a exposição, o herbário deve ser organizado e guardado em uma caixa ou pasta para que possa ser consultado.  

   

http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com 

Se algum aluno trouxer mudas você juntamente com a turma poderá plantar  no espaço da horta da escola e continuar acompanhando seu desenvolvimento em períodos de aulas. Toda observação e curiosidade bem como descoberta poderão ser registradas no caderno do aluno.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, nessa aula você deverá perceber os avanços da turma principalmente, com relação à construção do conceito popular e científico de plantas medicinais.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Andrea Santos, EMEB Camila Tomashinsky , São Paulo - dijo:
    deia.do.camila@gmail.com

    13/10/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Ajudou-me no planejamento das minhas aulas com este tema.


  • galdina, E.E São Pedro do Glória , Minas Gerais - dijo:
    galdina@hotmail.com

    15/04/2013

    Quatro estrelas

    ótimo projeto.foi muito útil para minha pesquisa


  • Marisalei Ap. Ferreira Ramos, Escola Paulo Simões , Mato Grosso do Sul - dijo:
    marisferreira1@hotmail.com

    24/11/2010

    Quatro estrelas

    Adore!! Pois o tema : plantas medicinais todos nós temos que trabalhar.Não importando o ano de atuação.PARABÉNS


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.