25/09/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Professor, é importante que os alunos já produzam pequenos textos e conheçam as operações de adição e de subtração.
Esta aula acontecerá através das seguintes estratégias:
Recursos da aula:
1ª Atividade: aproximadamente uma aula de 60 minutos.
CRIANDO UM FATO: A CHEGADA DO BEBÊ
-Professor, vamos utilizar o tema da “adoção” como eixo para trabalharmos diferentes gêneros textuais e também instigar os alunos a refletirem sobre alguns valores humanos que são importantes na formação da criança e na construção de sua identidade.
-Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa, crie expectativa falando que você ganhou um bebê e que trará para sala, para que todos te ajudem a cuidar dele. -Diga-lhes, que o bebê irá chegar hoje e que deverão estar calmos para não assustá-lo.
-Explique-lhes também, que toda criança precisa de carinho, proteção, mas também precisa de limites. -Para enriquecer este trabalho, consulte a aula postada no Portal com o título: A leitura e a escrita de carta como recurso na aprendizagem.
-Providencie um carrinho de bebê ou improvise. Cubra o boneco ou boneca, com um cobertor (ou pano), mas se não tiver utilize um ursinho, cachorrinho de pelúcia ou outro e entre na sala devagarzinho, como se o bebê estivesse dormindo. -Pegue-o com cuidado e o apresente à sala. Quando perceberem que não é criança de verdade ficarão decepcionados, mas conte a eles que não podem adotar uma criança de verdade, porém, antes de explicar porque não podem adotar, deixe que levantem hipóteses, só depois faça a leitura do ECA e discuta.
-Deixe que eles peguem o “bebê”, assim já se sentirão responsáveis por ele.
-Leia a subseção IV- Da adoção. Art.42 – ECA. “Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil.” (Explique o que é lei, onde a encontramos). Como são menores de 21 anos a lei não permite que adotem uma criança de verdade, mas deverão cuidar do boneco como se fosse.
-Justifique a presença do “bebê” e informe que ele os ajudará a aprender a cuidar do outro, desenvolver o senso de responsabilidade, os bons hábitos, a leitura e a escrita, pois enquanto estiverem cuidando dele muito aprendizado irá acontecer.
ESCOLHENDO O NOME DO BEBÊ: EXERCENDO O DIREITO DE ESCOLHA
-Professor, quando já estiverem mais a vontade, sem questionar o fato de não ser um bebê de verdade, faça o levantamento dos nomes e sobrenomes que eles gostariam dar ao “bebê”. -Registre no quadro, faça uma triagem caso sejam muitas sugestões e proceda a eleição.
-Lembrando que o mais votado prevalece e deve ser respeitado por todos (democracia).
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
-Professor, aproveite os dados coletados por meio da eleição do nome do bebê e elabore um gráfico de barra. Deixe os alunos participarem da construção coletiva ou trabalhe com a folha quadriculada. Cada aluno deverá fazer a sua atividade.
-Antes de iniciar o trabalho verifique se eles já conhecem gráfico, caso não conheçam, mostre-lhes alguns exemplos e discuta com eles sobre a importância do gráfico.
Se possível, leve-os até o Laboratório de informática e acesse o sítio: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=modelos+de+gr%C3%A1ficos&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=93lxTPPqKMP7lwfHvoC8Dg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCwQsAQwAw&biw=1259&bih=627 nele você poderá visualizar diferentes modelos de gráficos
Veja um exemplo de gráfico elaborado a partir das sugestões dos alunos do 2º ano C.
Gráfico1- nomes sugeridos para o bebê adotado.
Professor, nos sítios a seguir você poderá imprimir algumas malhas quadriculadas para seus alunos elaborarem gráfico, ou se verificar que eles conseguem traçar os quadrinhos faça junto com eles.
-Professor, utilize a malha quadriculada, para cada nome votado. Os alunos deverão colorir o resultado da votação. Na parte inferior escreverão os nomes e na lateral esquerda, irão numerar de 1 a 30, sendo que, são os números que correspondem ao total de votos.
-Este é um ótimo recurso para ensinar a construção de gráficos.
-Elabore a legenda, pois é um dos recursos utilizados no preenchimento de gráficos, que facilita sua leitura.
EXPLORANDO O GRÁFICO
Aproveite que você trabalhou o gráfico e explore diferentes possibilidades:
1- Elabore cálculos mentais desafiando-os a desenvolver o raciocínio lógico matemático a partir de um contexto significativo, ou seja, de dados reais. Veja um exemplo: a)
a) Na votação o nome André, teve 5 votos, quantos votos o nome vencedor teve a mais que ele?
b) No gráfico observamos que o nome Pedro foi o menos votado. Quantos votos a mais ele teria que ter para conseguir o mesmo tanto de votos que o nome vencedor?
c) O nome Paulo teve o dobro de votos que o nome André, portanto quantos votos ele teve?
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
TRABALHO DE CAMPO: VISITA AO CARTÓRIO
Se for possível programe antecipadamente uma visita ao cartório de Registro Civil mais próximo da escola, para os alunos conhecerem como se faz um registro de nascimento. -Lembre-se! Um trabalho de campo exige planejamento, o que pressupõe algumas ações que antecedem ao trabalho tais como:
Veja a sugestão a seguir.
TRABALHANDO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Professor, no dia anterior a realização da atividade solicite que os alunos tragam para sala uma cópia da certidão de nascimento. Fale da importância deste documento e explore as informações contidas nele. A partir da certidão deles, deverão elaborar a certidão do bebê. Analise os dados necessários e preencha com os alunos a partir do nome escolhido por eles. Considere o nascimento do bebê como sendo o dia que ele chegou à escola.
Fonte: http://www.arpensp.org.br/arquivos/nascimento.gif
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO DIFERENTES OS GÊNEROS:
Solicite que os alunos tragam folder de propaganda de farmácias e supermercados. Peça que leiam o material que trouxeram e depois cada aluno deve escolher um produto e ler para turma. Em seguida solicite que:
1)Dentre os folhetos de propaganda selecionem os que têm produtos de higiene infantil e façam uma análise coletiva, para perceberem as características deste gênero.
Registre na lousa:
Veja alguns modelos de folhetos que podem ser utilizados:
http://2.bp.blogspot.com/_rOrHFWvA1vI/SlU8tGuKtuI/AAAAAAAAAOU/ZB9YCugx99Q/s320/Folheto+ARE+BABA+frente.jpg consulta em 16/07/2010
http://vermelha.org/blog/media/folhetos/1.jpg consulta em 16/07/2010
Professor, apresente um folder de propaganda e o art. 42 do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) para que visualizem.
A partir dos mesmos, proponha as seguintes atividades:
1) Sobre o folder de propaganda não é correto afirmar que :
( ) Tem imagens para chamar a atenção;
( ) Tem a função de divulgar produto;
( ) É importante porque sabemos onde encontrar os produtos e seu valor;
( ) Nos orienta para não comprarmos produtos de má qualidade.
2) A Lei do ECA, tem a função de :
( ) Nos orientar quanto aos hábitos de higiene;
( ) Divulgar que existem crianças e adolescentes mal cuidados;
( ) Divulgar os direitos e deveres das crianças e adolescentes;
( ) Divulgar o que o governo está fazendo pelas crianças.
3) Considerando que você tem a responsabilidade de criar um bebê, responda: Qual é a importância de conhecer estes dois textos?
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Quanto custa cuidar da higiene de um bebê?
Professor, discuta com os alunos como é a rotina de um bebê. Como deve ser feita sua higiene, pois é perigoso ele contrair doenças éter assaduras. Combine com eles para escreverem para uma das mães convidando-a para vir falar e demonstrar como se faz a higiene infantil e se a criança (bebê) pode fazer o que quiser (não tomar banho e não escovar os dentes)
. Levante os nomes dos produtos para bebê e infantil, nos folhetos de propaganda, tais como: algodão, sabonete, lençinho umedecido, creme, fralda descartável, pomada para assadura, cotonete, talco, xampu, escova de dente, pasta de dente, escova de cabelo...
Escreva na lousa e peça para os alunos copiarem seguindo o roteiro abaixo:
1) Liste os produtos que encontramos nos folhetos, respeitando a ordem alfabética.
2) Relacione na frente de cada produto o menor preço encontrado. (Esta atividade tem que ser coletiva, pois os folhetos podem variar de preços).
3) A partir da consulta na lista com nomes e preços elaborada coletivamente, calcule:
Professor, enriqueça a aula fazendo a leitura oral com os alunos de textos relativos ao tema.
Sugestão: Troca de Fraldas:
Limpeza e Prevenção de Assaduras Professor, não economize com fraldas procure trocá-las o mais frequentemente possível, evitando o aparecimento das assaduras (Dermatite de fraldas).
Retire bem os resíduos de fezes, usando generosos chumaços de algodão embebidos em líquidos antissépticos, água morna e sabonete infantil. Caso esteja fora de casa, você pode usar os lenços umedecidos. Estes procedimentos devem ser adotados mesmo se o bebê não tiver evacuado, pois a decomposição da urina pode provocar assaduras. As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido muito suave.
O ideal seria que o seu bebê ficasse peladinho um pouco, entre uma troca e outra. Aplique creme protetor contra assaduras nas trocas de fralda.
Banho:
Separe todos os itens para o banho. O banho deve ser dado no horário mais quente do dia e a temperatura média da água é de 36,7 graus (existem termômetros que podem ser colocados dentro da banheira com água).
Primeiro, faça a higiene dos genitais do bebê.
Tome cuidado para não entrar água nos ouvidos. Coloque a roupinha e limpe as narinas e os ouvidos com hastes flexíveis, tomando cuidado para não introduzí-las no nariz e no condutor auditivo.
Olhos
Se a criança acordar com secreção no canto dos olhos, limpe-os com uma gaze embebida em soro fisiológico.
Crostas
Resíduos de sabonete e transpiração excessiva são as causas mais comuns das crostinhas.
Elas tendem a se instalar na cabeça e atrás das orelhas. Passar óleo de amêndoas no local afetado minutos antes do banho, remover o excesso com um pente fino ou algodão e levar a criança ao banho é a conduta mais indicada.
Agasalhos e Contatos
Vista o bebê de acordo com a temperatura ambiente.
Não o agasalhe muito nos dias quentes e nem o exponha muito nos dias frios. Evite contato com pessoas doentes, que fumem e locais sem ventilação.
http://www.side.com.br/wrdb/edinfantil/jardim2/orientacoes_1/orientacoes_vol1_56.pdf
www.certidao.com.br/noticias.php?params=cXVhbF9ub3RpY2lhPTU5MQ==
Professor, leia os textos dos alunos e analise a compreensão deles quanto a importância da higiene.
Observe se as produções de texto atendem a proposta de texto informativo. Como a aula parte também do vínculo afetivo com um “filho”, é importante estar atento à aceitação e interação da criança, pois é um dos elementos motivadores para o sucesso da aprendizagem.
Observe como os alunos se relacionam e cuidam do “bebê”. Verifique o desempenho dos alunos nas atividades de raciocínio lógico matemático e recrie atividades visando sanar as dificuldades a partir do que foi verificado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!