Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


It’s hard to choose

 

30/12/2010

Autor y Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar preferências e escolhas
  • Consolidar o uso de “prefer” e “would rather”
  • Trabalhar o uso do gerúndio como objeto
  • Treinar diálogo comparando profissões
Duração das atividades
3 ou 4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão ter conhecimento sobre o gerúndio (ING) dos verbos em inglês, bem como conhecer algum vocabulário sobre profissões.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Nessa aula iremos levantar questionamentos e propor discussões relacionadas à escolha de uma carreira profissional. Os alunos serão incentivados a expressarem suas preferências e a fazerem escolhas de maneira que reflitam sobre suas habilidades e expectativas para seu futuro profissional.

Comece a aula perguntando aos alunos se eles já sabem qual carreira pretendem seguir ou quais profissões lhes agradam. Divida a turma em grupos menores para que todos possam se expressar e encoraje-os a compartilharem suas intenções entre si.

Durante a discussão, aproveite para escrever no quadro as áreas de conhecimento, desta forma:   

 

Humanities  

  Biological Science   

Exact Science

 

Após alguns minutos de discussão, peça a voluntários que digam as profissões citadas pelo seu grupo, encoraje-os a dizerem em inglês ou ajude-os a traduzir. Com a ajuda dos alunos você deverá classificar cada profissão citada conforme as áreas de conhecimento dispostas no quadro, escrevendo-a na coluna correspondente.   

Sugestão de profissões:

Doctor

Engineer

Architect

Teacher

Mechanic

Manager

Psychologist

Cook

Accountant

Pharmacist

Journalist

Veterinarian

Soccer player

Artist

Em seguida desenhe três carinhas no quadro: uma feliz, uma triste e uma indiferente. Esse desenho será usado para ajudar os alunos a entenderem expressões de preferência.

Escreva as expressões a seguir no quadro e com a ajuda dos alunos relacione-as às carinhas que você desenhou. O significado de cada frase, entre parênteses, não deverá ser escrito no quadro.   

Preferences and opinions

I’m keen on being (Eu tenho interesse em ser)..............

I don’t mind being (Eu não me importo em ser).............

I’m afraid I don’t like being (Eu acho que eu não gosto de ser)……….

I prefer being (Eu prefiro ser)……….

I’d rather be (Eu preferiria ser)……….

I’m very fond of being (Eu adoraria ser)………….   

Resposta:   

Carinha feliz = I’m keen on......

                      I’m very fond of........

Carinha triste = I’m afraid I don’t like .........

                       I can’t stand........

                       I’d rather.....

                       I prefer……

Carinha indiferente = I don’t mind.......     

Após relacionarem cada frase a uma carinha, peça aos alunos que façam frases usando essas expressões de preferência e uma profissão das que foram listadas anteriormente  de acordo com a sua opinião.

Exemplo:

I’m keen on being a doctor.

I’m afraid I don’t like being a lawyer.   

Em seguida, instrua-os a compararem suas frases e a encontrarem alguém que tem preferências semelhantes. Por fim peça a voluntários que leiam suas frases para a turma.

Aula 2

Comece retomando o assunto da aula anterior, mas dessa vez focando nas expressões de preferência. Com a ajuda dos alunos relembre essas estruturas no quadro:

                       I’d rather.....

                       I prefer……

Pergunte a alguns alunos sobre sua preferência com relação a profissão de forma que eles tenham que usar uma das frases no quadro e a estrutura que as segue.

Exemplo:

teacher: What would you rather be, a doctor or a teacher? ou What do you prefer being, a doctor or a teacher?

student: I'd rather be a teacher.                                            I prefer being a teacher

Agora questione os alunos sobre as estruturas que seguem tais expressões. Pergunte-os qual é seguida de gerúndio e qual é seguida de infinitivo

Sublinhe nas frases no quadro as seguintes estruturas em negrito para enfatizar o uso do gerúndio:

I prefer being

Agora pergunte-os qual não é seguida por gerúndio, mas por infinitivo e então sublinhe a estrutura em negrito como a seguir:

I’d rather be

O importante aqui é que os alunos percebam quando usarão o gerúndio ou infinitivo como objeto.

Para praticar o uso do gerúndio ou infinitivo como objeto peça aos alunos que visitem o site abaixo e façam a atividade de múltipla escolha.

http://www.pacificgateway.net.au/call/InterActivites/InterM2U8would.htm - acesso em 28/11/10

Aula 3

Como uma forma de os alunos refletirem sobre seu possível futuro profissional, oriente-os a visitarem o link abaixo e a fazerem um teste vocacional que indicará as áreas de atuação mais condizentes às preferências que eles tenham. Existem três opções de teste e eles poderão escolher um.

http://resumododia.com/teste-vocacional-online-gratis.html - acesso em 28/11/10

Após os alunos terem feito o teste vocacional você deverá propor um discussão sobre os resultados do teste. Peça aos alunos que anotem as sugestões do teste e em seguida se agrupem de acordo com a área que os foi sugerida.

Exemplo:

Os alunos que obtiveram ARTES como resultado do teste deverão se agrupar e discutir se têm interesse pelas profissões sugeridas.

Texto que segue o resultado ARTES:

 

A criatividade e a preocupação com a estética caracterizam os profissionais de Artes. São pessoas que apreciam o visual e valorizam a harmonia das formas e das cores. Outras profissões ligadas a essa área são as de Comunicação. Muitas vezes, esses profissionais trabalham em conjunto, em redação de jornais, agências e outros ambientes. Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Dança, Decoração, Fotografia, Moda, Música.

Oriente-os a expressarem suas preferências usando a estrutura trabalhada nas aulas anteriores:

 I’d rather be a .....

 I prefer being a ……

Ao final peça aos alunos que têm preferências semelhantes que pesquisem sobre a profissão que os atrai e façam um cartaz ilustrando-a.

Com a ajuda dos alunos monte um mural de profissões em um lugar que tenha visibilidade na escola.

Recursos Complementares

Para mais explicação sobre WOULD RATHER/PREFER, acesse:

http://www.eslmonster.com/article/prefer-and-would-rather

Para outra opção de teste vocacional, acesse:

http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp

(ambos acessados em 28/11/10)

Avaliação

Avalie a produção dos cartazes na última atividade. Considere o engajamento e envolvimento dos alunos na confecção do mural.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.