23/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
Com as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo com perguntas sobre o calendário. O que é um calendário? Para que serve o calendário? Será que sempre os calendários foram desse jeito que conhecemos hoje?
De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.
Depois desse momento o professor sugere que as crianças realizem uma pesquisa sobre o calendário, como atividade de casa e tragam os portadores dessa pesquisa para a sala (enciclopédias, artigos da Internet, revistas especializadas, recortes de jornal, entre outros). Essa pesquisa para casa poderá ter questões orientadoras, do tipo: se possui calendário em casa, em que ambiente(s), quando é utilizado, qual a sua origem, entre outras.
Tendo o resultado das pesquisas em mãos o professor divide a sala em grupos, bem como entrega os materiais que falam sobre essas temáticas (previamente o professor deverá selecionar e tirar cópias de textos que falam sobre a temática em livros, revistas ou pela internet, preferencialmente dos materiais que as crianças trouxeram) e combina com a turma as ações que serão desenvolvidas nessa atividade. É importante sejam estabelecidas as seguintes ações:
1º Leitura dos textos;
2º Discussão no grupo;
3º Registro sobre o que acabaram de discutir.
4º Escolhe um leitor.
É importante que o professor esteja atento no momento dessa atividade para poder orientar os grupos, passando sempre por eles e questionando se os mesmos apresentam alguma dúvida.
Ao final dessa etapa cada representante dos grupos lê para a turma os textos produzidos e mostra os materiais utilizados como referência, para finalmente construírem coletivamente um texto sobre o calendário. É importante, nesse momento, que o professor traga os cartazes com as primeiras idéias dos alunos sobre o tema para que assim aconteça uma comparação das idéias iniciais e as idéias finais.
Depois desse momento o professor discute com mais detalhes o calendário atual. E convida a turma para ler um texto sobre o calendário. Sugerimos como suporte o seguinte link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calendarios/historia-do-calendario-2.php . A partir deste link o professor poderá sistematizar um texto menor e poderá trazer para a turma, compartilhando a sua leitura. Depois da leitura é interessante que as crianças comentem sobre os aspectos que mais chamaram sua atenção. O professor poderá trazer vários tipos de calendários para que as crianças percebam sua estrutura, a sequência dos meses, a diferença da quantidade de dias entre um mês e outro etc.
O professor poderá diariamente, durante todo o ano, construir com a turma o calendário. Todos os dias um aluno poderá escrever a data, marcar acontecimentos importantes, prever passeios, lembrar de momentos já ocorridos. Dessa forma as crianças utilizarão esta ferramenta de forma significativa percebendo suas regularidades e especificidades como sequência dos dias da semana, a sequência dos meses, além da sequência dos números (representados pelas datas).
Indicamos o seguinte link para pesquisa sobre o tema apresentado.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
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